Quais as notas de Corte do SiSU 2021 para o 2° semestre? Cursos mais pesquisados

Nesta terça-feira (3), começam as inscrições para o processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2021 para o segundo semestre.

Por meio desse programa, os estudantes são selecionados e, por conseguinte, aprovados para ingressarem em universidades de todo o Brasil.

Publicidade

Publicidade

Durante o período de inscrição, que somam quatro dias (terça à sexta-feira), é permitido aos interessados promoverem mudanças no cadastro, como a troca da opção de curso.

Saiba mais a seguir como se inscrever e funciona o SiSU, dentre outros detalhes.

Como funciona o SiSU

Estudantes reunidos
Imagem: reprodução/site 2 em 1 Consultoria

Antes de tudo, os candidatos devem entender que somente podem concorrer às vagas do SiSU aqueles que fizeram a versão mais recente do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio – e que não obtiveram nota zero na prova de redação.

Publicidade

Publicidade

É por meio da nota desse exame que será definido quais estudantes estarão ou não aptos a entrar na lista final de aprovados.

No momento em que estiver realizando a inscrição, o aluno pode escolher o instituto de ensino superior que deseja estudar e o curso.

Além do mais, em alguns casos, torna-se possível haver disponibilidade quanto ao turno que tem preferência em frequentar as aulas. Desta forma, a nota de corte sofre mudança conforme esses fatores.

Notas de corte para o SiSU 2021 do 2° semestre

O Ministério da Educação deve divulgar as parciais notas de corte durante os dias do período de inscrição.

Nesse intervalo, é comum os candidatos ficarem apreensivos quanto ao resultado final. Assim, para aliviar um pouco a tensão, reunimos as notas de corte de alguns cursos que tiveram maior concorrência na primeira edição SiSU 2021. Confira.

Medicina

Na modalidade de ampla concorrência, a nota média para conseguir aprovação no curso de graduação em Medicina pelo SiSU, foi de 771, no início deste ano.

Publicidade

Publicidade

Dentre as instituições de ensino superior, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) foi a que apresentou maior nota de corte. Para você ter uma ideia, 952,51 foi a nota mais baixa para ser aprovado nesse curso.

Já a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), em Rio Grande do Norte, na cidade de Mossoró, registrou nota de corte de 771,79 na modalidade de ampla concorrência do SiSU 2021.1.

Direito

Além do curso de Medicina, a UFMA também registrou maior nota de corte na graduação em Direito, com 885,02 ou mais do que isso para o turno matutino no campus do município de São Luis.

Em vista das universidades que utilizaram o SiSU como forma de selecionar estudantes para os cursos de Direito, a UFT – Universidade Federal do Tocantins –, no município de Arrais, no turno noturno, apresentou menor nota de corte, chegando a 679,24.

Publicidade

Em contrapartida, no estado de Pernambuco, a Universidade de Pernambuco (UPE) foi a instituição que registrou a maior nota de corte para o curso de Direito. A menor nota foi 811,28, no turno integral.

Publicidade

A nota de corte do turno matutino da Faculdade de Direito do Recife (UFPE) ficou em 762,16.

Administração

Na graduação de Administração, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) registrou a maior nota de corte. Já a capital desse estado registrou 802,18 em nota de corte.

Em relação a esse curso, o Campus de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) teve a segunda maior nota de corte: 766,79.

Publicidade

Publicidade

Já a UNEMAT – Universidade Estadual do Mato Grosso –, no campus do município de Juara, no turno noturno, registrou nota de 548,46.

Pedagogia

As notas de corte na graduação de Pedagogia sofreram variação de 500 a 700, sendo que a UFMA obteve a maior nota de corte. O campus de São Luís, no turno vespertino, registrou a nota 743,62.

Enquanto que no Rio Grande do Sul, na cidade de Jaguarão, a Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) apresentou a nota mais baixa, com nota de corte em 501,30.

A nota de corte da Universidade Federal de Pernambuco, turno noturno, registrou 605,46.

Engenharia Civil

Outro curso que apresentou bastante concorrência foi a graduação em Engenharia Civil, na qual, teve a maior nota de corte no SiSU, com 812,49.

Essa nota foi registrada no campus de Marabá da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), no turno integral.

Já o IFNMG – Instituto Federal do Norte de Minas Gerais –, no município de Pirapora, de turno integral, apresentou a menor nota de corte do curso, totalizando em 621,45.

Paulo Victor Silva
Estudante do curso de Jornalismo pela UFES. Dono de uma mente inquieta e curiosa. Além disso, é amante de leitura e apaixonado por música.
FacebookLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário