SISU 2021: Notas de corte podem cair após fim das inscrições? Entenda o motivo

Atenção, estudantes! As inscrições para o SISU 2021 terminam hoje. 

Essa edição do Sistema de Seleção Unificada (SISU), tem como base as notas do ENEM 2020, que foi aplicado no início de 2021 por conta da pandemia do novo coronavírus. 

Publicidade

Publicidade

Além de estar atendo à data de inscrição, os interessados também devem observar as alterações nas notas de corte, pois, a partir de agora, elas poderão mudar dia após dia, até o resultado da seleção. 

Confira aqui o cronograma de datas, como se inscrever e quais as mudanças nas notas de corte. 

página do sisu
SISU 2021: Notas de cortes podem cair após fim das inscrições

Como se inscrever no SISU 2021

Os estudantes interessados devem se inscrever com o mesmo login usado no portal de serviços do Governo, seguindo esse passo a passo:

Publicidade

Publicidade

  1. Acessar a página do SiSU;
  2. Clicar em “‘Fazer Inscrição”;
  3. Inserir seus dados pessoais;
  4. Revise e confirme os dados;
  5. Depois, o estudante será direcionada para a área “Minha inscrição” e deve fazer a  escolha de dois cursos;
  6. Depois, faça a pesquisa de vagas. Vela o candidato poderá ver as oportunidades oferecidas pelo nome do município, da instituição ou do curso que deseja ingressar;
  7. Depois, é preciso verificar a modalidade
  8. Por fim, confirme a inscrição. 

 Segundo o MEC, mais de 209 mil vagas estão sendo ofertadas, a maioria delas em universidades e institutos federais. 

Ainda de acordo com Ministério da Educação, o SISU 2021/1 – que é o processo seletivo para o primeiro semestre – já ultrapassou a marca de 2 milhões de inscrições. 

Entretanto, como cada inscrito pode se inscrever em até dois cursos, esse dado pode aumentar ainda mais, alcançando até mesmo a casa dos 4 milhões. 

Lembrando que, para participar do processo, é necessário ter prestado do ENEM 2020, ter concluído o ensino médio (não pode ter participado apenas como treineiro) e não ter zerado na redação.

Mudança nas notas de corte do SISU 2021

A principal mudança e que tem deixado muitos estudantes irritados é que, a partir de agora, a nota é ranqueada nas duas escolhas de curso/universidade. 

Ou seja, a medida que as notas são atualizadas, os nomes dos candidatados que já conseguiram a bolsa ou foram eliminados, desaparecerá da lista. Esse procedimento, segundo os estudantes, dificulta o acompanhamento da posição, pois com os cortes, sua posição irá mudar repentinamente. 

Publicidade

Publicidade

Sendo assim, é importante ressaltar que as notas de corte são voláteis e seguem em mudanças até o resultado. 

Em entrevista ao Portal G1, o professor de biologia e tutor do colégio e cursos pH, Alexandre Pereira, o novo sistema pode gerar ansiedade nos alunos: 

“O candidato pode não ler corretamente a situação sobre a vaga desejada e acaba fazendo outras opções de universidades e até mesmo de curso.”

Em nota, o Ministério da Educação disse que se trata de uma: 

“Metodologia [que] dá mais transparência ao processo, auxiliando os participantes em sua decisão.”

Cronograma de datas

Para se manter atualizado, acompanhe abaixo o cronograma de datas do SISU: 

  • Resultado sai no dia 13 de abril, próxima sexta-feira. 
  • As matrículas nas instituições de ensino devem ser realizadas entre 14 e 19 de abril. A documentação necessária é informada pela instituição de ensino.
  • Estudantes que não conseguirem uma vaga nesta etapa poderão entrar em uma lista de espera. As inscrições serão entre 13 e 19 de abril.
Publicidade

Vale ressaltar que, na lista de espera, não é permitido alterar os cursos listados no ato da inscrição. O estudante precisa ter em mente que só é permitido escolher um dos dois cursos indicados inicialmente.

Publicidade

Outra ressalva é que essa lista é entregue as universidades e elas ficam responsáveis pelas convocações e divulgação das datas de inscrição. Por isso, cada aluno deve buscar informações diretamente com a instituição de ensino escolhida. 

Em caso de dúvidas, o MEC disponibiliza o telefone 0800-616161 ou o site da Instituição

Fontes: G1 e Agência Brasil.

Jornalista com mais de 8 anos de experiência. Trabalhou como redatora, repórter e produtora na emissora Nossa Rádio FM e produtora na Metropolitana AM, depois foi diretora-geral do conhecido podcast Mamilos, passou por algumas agências de São Paulo e Rio de Janeiro e agora, além de colaboradora da WebGo Content, é Copy Content na In House da divisão agrícola da Bayer e Host/Criadora do podcast "Me Empresta Seus Óculos".
InstagramLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário