Cartões de crédito: Banco Central define novas regras para aquisição – Entenda mais!

A partir de março de 2022, haverão novas regras para adquirir cartões de crédito e contas de pagamento pré-pagas. A definição foi estabelecida pelo Banco Central, com o objetivo de digitalizar os meios de pagamento e garantir inovação aos serviços financeiros.

Entre as novidades da Resolução BCB nº 96, está o fim da lista taxativa de informações cadastrais mínimas dos clientes que desejam abrir contas de pagamento pré e pós-pagas. Com a nova regra, as instituições terão a obrigação de estabelecer os dados de acordo com o perfil do consumidor.

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Outro mudança é em relação ao encerramento de contas, que também passará por um processo de aprimoramento, que resultará em menos burocracia. Além disso, os itens devem vir detalhadamente descritos nas faturas de contas de pagamento pós-pagas.

Também será obrigatória a inclusão do saldo total consolidado das contratações futuras, o parcelamento de compras, operações de crédito e de tarifas. O envio do cartão de crédito e dos demonstrativos e faturas ao titular, seja físico ou digital, de acordo com a escolha do cliente, fará parte das novas atribuições estabelecidas pela resolução.

cartões de crédito em foco

Cuidados na hora de usar o cartão de crédito

Além das novas regras para adquirir cartões de crédito estabelecidas pelo Banco Central, é importante tomar alguns cuidados na hora de usufruir deste serviço. Apesar da praticidade oferecida pelo cartão de crédito, existem algumas armadilhas que podem enganar o consumidor.

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Se você ficou interessado em saber quais são os principais cuidados a serem tomados na hora de escolher o cartão de crédito, então continue com a gente e previna-se para evitar dores de cabeças futuras.

Informações pessoais

Um dos pontos que merece muita atenção trata sobre as informações pessoais do consumidor. O número do cartão, data de validade e código de segurança não devem ser fornecidos a qualquer pessoa, somente a lojistas confiáveis.

A senha do cartão é primordial para manter a segurança da sua conta. Memorize-a e não repasse o código a ninguém, para evitar golpes ou fraudes, tanto na internet quanto em lojas físicas.

Planeje seu orçamento

É muito prático comprar com o cartão de crédito, mas lembre-se de nunca ultrapassar 50% da sua renda mensal. Evite fazer compras recorrentes ou pagar contas de água ou luz, por exemplo, utilizando o cartão.

Foque suas compras no cartão de crédito em serviços que ofereçam parcelas fixas de cobrança recorrente. Isso evitará que você se surpreenda no fim do mês com valores que não estavam no seu planejamento.

Não parcele a fatura!

Parcelar a fatura do cartão de crédito pode parecer benéfico, pois os valores diminuem consideravelmente, mas na verdade você só estará prolongando sua dívida. Este pode ser um vício destrutivo para a saúde da sua vida financeira.

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Além disso, as faturas parcelas nunca chegam sozinhas: elas vêm acompanhadas de juros, taxa de IOF e multas por atraso.

Renegocie rapidamente

Para evitar que as dívidas se acumulem, o ideal é que você as renegocie rapidamente. Basta procurar a instituição financeira credora, expor sua situação e avaliar as propostas que serão feitas a você.

Não colecione cartões

A regra é clara: menos é mais! Em se tratando de cartões de crédito, ela deve ser aplicada em 100% dos casos. Quanto menos cartões de crédito, menos dor de cabeça você terá.

O ideal é que você tenha, no máximo, dois cartões, com bandeiras que sejam aceitas na maioria dos estabelecimentos. Dessa forma você evita cair na tentação de comprar tudo o que vê pela frente só porque tem vários cartões de créditos.

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Agora que você conferiu nossas dicas sobre o uso consciente do cartão de crédito, basta colocá-las em prática. Sempre que pensar em gastar compulsivamente, que tal pensar em um grande sonho?

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Assim você guardará sua grana para realizá-lo e se sentirá muito mais satisfeito a longo prazo.

Jornalista formada pela Universidade Luterana do Brasil de Canoas/RS. Repórter, apresentadora, roteirista e redatora, com experiência em rádio, televisão e online.
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