Detran PE: Veja as novas regras sobre a emissão do CRLV em 2021

Conforme resolução 809 do Conselho Nacional de Trânsito – o Contran – o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – Detran PE – aplicou novas regras sobre a emissão do CRLV – Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos. 

Sendo assim, os proprietários de veículos com placas com final 1 e 2, só podem circular com o CRLV 2020 até o dia 31 de maio de 2021. A partir de 1º de junho, apenas a versão em celular ou impresso em papel A4 será aceita. 

Publicidade

Publicidade

Vale lembrar que esse documento é de porte obrigatório, cabível de multa caso o motorista seja pego dirigindo sem seu porte. Além disso, ele deve estar sempre atualizado. 

carros
Detran PE: Veja as novas regras sobre a emissão do CRLV em 2021

Mudanças nas regras sobre emissão do CRLV

Com as novas regras sobre emissão do CRLV, o documento deixou de ser emitido em  papel-moeda, aquele papel verde, tão tradicional na compra de um veículo.

Com isso, após quitar os débitos e, não havendo restrições veiculares, o usuário deverá acessar o CRLV Eletrônico, chamado de CRLV-e. 

Publicidade

Publicidade

Esse acesso pode ser feito de duas formas: 

  1. Baixar o documento no celular por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT)
  2. Acessar o CRLV-e no Portal de Serviços do DENATRAN

As informações gerais do veículo, com exceção da Autorização para Transferência de Propriedade, passarão a fazer parte do CRLV Eletrônico. Isso inclui o número de segurança necessário para baixar o CRLV-e no celular ou acessá-lo no Portal de Serviços do DENATRAN.

Vale ressaltar também que, com a mudança, o documento deixa de ser enviado pelo correio, não havendo a necessidade de pagar essa taxa.

Emissão de CRV

Quem realizou, entre os dias 18 e 30 de dezembro de 2020, algum serviço que exija o CRV – recibo e DUT – incluindo o serviço de Transferência de Propriedade do Veículo, é preciso acessar o serviço CRV e clicar na opção CRV Pendente. 

Se esse não for o seu caso, mas precisa realizar o serviço de Transferência de Propriedade do veículo, há duas possibilidades de agendamento:

  • Caso não possua o CRV (recibo/DUT) nem o CRLV-e, já contendo o número do CRV, acesse o serviço CRV (recibo/DUT) e clique na opção ‘Segunda via de CRV’.
  • Se possui o CRV-e, já contendo o número do CRV, acesse o serviço CRV (recibo/DUT) e clique na opção ‘Emissão de ATPV-e’. 

É importante ter em mãos o ATPV-e ou o CRV (recibo/DUT), pois é necessário realizar os procedimentos para efetuar a Transferência de Propriedade.

O que fazer caso não consiga emitir o CRLV

Publicidade

Publicidade

Caso, mesmo após a quitação dos débitos e regularizações necessárias, a emissão do CRLV eletrônico estiver indisponível ou, caso o usuário não tenha celular, computador ou acesso a internet, será necessário agendar atendimento no Detran PE. 

Isso deve ser feito por meio da opção “Análise para Emissão de CRLV” no site.

Autorização para Transferência de Propriedade (ATPV)

Outra alteração que afeta a vida dos motoristas é: para efetuar a Transferência de Propriedade é necessário agendar atendimento para obter a Autorização para Transferência de Propriedade – ATPV. 

Para obter a Autorização, o proprietário e vendedor do veículo precisa informar os dados do comprador, tais como nome, endereço e e-mail. O atendimento pode ser realizado por procuração específica para assuntos relativos ao veículo. 

Publicidade

Para realizar o procedimento, é preciso apresentar os seguintes documentos:

Publicidade

  •  Documento oficial de identificação, com foto e em bom estado de conservação e CPF. 
  • No caso de empresas, apresentar também o CNPJ com contrato social ou estatuto e ata de nomeação da diretoria
  • Comprovante de endereço 

Todos os documentos citados devem ser apresentados em original e cópia. 

Amanda Lino
Jornalista com mais de 8 anos de experiência. Trabalhou como redatora, repórter e produtora na emissora Nossa Rádio FM e produtora na Metropolitana AM, depois foi diretora-geral do conhecido podcast Mamilos, passou por algumas agências de São Paulo e Rio de Janeiro e agora, além de colaboradora da WebGo Content, é Copy Content na In House da divisão agrícola da Bayer e Host/Criadora do podcast "Me Empresta Seus Óculos".
InstagramLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário