Novo Ensino Médio e Enem em 2022: como vai funcionar? Saiba o que muda

O Novo Ensino Médio será implantado no Brasil em 2022, segundo o Ministério da Educação (MEC). A informação foi divulgada nesta quarta-feira (14), em portaria do Diário Oficial da União.

As modificações no sistema de ensino serão gradativas, série a série, com previsão para serem concluídas até 2024. O novo modelo prevê ampliação da carga horária e currículo mais flexível. 

Publicidade

Publicidade

Além disso, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) passará por transformações. O Enem deve estar totalmente reformulado em até três anos, e será aplicado a partir de 2024 com base nas novas diretrizes curriculares estabelecidas pelo MEC.

novo ensino médio
Novo Ensino Médio e Enem em 2022: como vai funcionar? | Imagem: Pixabay

O que muda com o Novo Ensino Médio?

A conversão em lei da Reforma do Ensino Médio ocorreu em 2017, durante a gestão de Michel Temer. Com as modificações, inicia a progressão do modelo regular para o integral.

A carga horária, que atualmente é de 800 horas anuais, passará a ser 1.000 horas. De acordo com o cronograma publicado pelo MEC nesta quarta-feira (14), a meta final é conseguir cumprir 1.400 horas por ano.

Publicidade

Publicidade

Conforme a legislação, o Novo Ensino Médio será organizado por itinerários formativos em cinco áreas: ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática, Linguagens e Educação Profissional. Os alunos poderão escolher quais áreas de conhecimento irão focar. 

Os novos currículos, pautados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), devem ser homologados ainda em 2021 pelas instituições de ensino. 

A implementação do novo modelo vai ocorrer no 1º ano do Ensino Médio, a partir de 2022. A previsão é que até 2024 todos os anos do Ensino Médio já estejam funcionando com base na nova regra.

Escolas que já atuam na modalidade de ensino integral devem enviar ao MEC até fevereiro de 2022 as novas diretrizes curriculares da etapa. O Ministério da Educação distribuirá obras do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNDL) ainda este ano, com o objetivo de preparar as instituições para a próxima etapa.

Preparação das escolas para o Novo Ensino Médio

As escolas deverão se preparar para a chegada do Novo Ensino Médio. Com as novas regras, as instituições de ensino deverão realizar um planejamento específico para atuar de acordo com as atualizações do modelo.

Confira abaixo o planejamento de três etapas voltado à preparação das escolas para o Novo Ensino Médio:

  • Plano de ação: esta etapa é fundamental para definir todos os pontos a serem alterados ou implementados, além de montar um cronograma de execução com as entregas definidas;
  • Estabelecer a organização: cada atividade deverá ter um responsável que acompanhará a execução e desenvolvimento do aluno nas ações em sala de aula;
  • Comunicação transparente: aqui será compartilhado com a comunidade o plano de mudança e cronograma de transição da escolha. Assim, todos ficam atualizados sobre as novas regras e novidades.

Formação técnica e disciplinas

Publicidade

Publicidade

Como dito anteriormente, os alunos terão a possibilidade de escolher qual área de conhecimento irão se especializar. Sendo assim, o estudante irá optar por uma formação profissional e técnica dentro da carga horária regular do ensino médio regular.

Dessa forma, quando o jovem finalizar os três anos de ensino médio, a escola deverá fornecer os certificados de conclusão do curso regular e da capacitação técnica ou profissionalizante que ele escolheu.

Mesmo com as mudanças no modelo de ensino, nenhuma disciplina será escolhida. A organização e a forma de ensino dos conteúdos e conhecimentos de cada componente – considerando as características e particularidades de cada região – serão realizadas pelos Projetos Pedagógicos das escolas. 

*Com informações do Ministério da Educação e de O Globo.

Jornalista formada pela Universidade Luterana do Brasil de Canoas/RS. Repórter, apresentadora, roteirista e redatora, com experiência em rádio, televisão e online.
FacebookInstagramLinkedinWikipédia

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário