O que é e como funciona o Prouni 2022

Como funciona e o que é o Prouni 2022? Confira todas as informações que você vai precisar saber aqui No Detalhe.

O Prouni é um famoso programa do governo que visa a oferta de bolsas em faculdades privadas para todos os estudantes de baixa renda do Brasil. Atualmente, o Prouni é considerado uma boa oportunidade para jovens que não têm condições de arcar com seus estudos em uma universidade na hora de ingressar a uma graduação. Confira como funciona o Prouni 2022 e todas suas vantagens a seguir. 

O que é o Prouni 2022?

O Prouni 2022 é um programa para que jovens de famílias de baixa renda consigam ingressar em uma universidade privada através de duas modalidades de bolsas.

Publicidade

Publicidade

O que é e como funciona o Prouni 2022
Fonte/Reprodução: original

A primeira é a bolsa integral, que consegue cobrir 100% do valor de todas as mensalidades. Sendo assim, o aluno não precisa pagar nada na universidade privada. Essa bolsa é destinada apenas a pessoas que vivem com um salário mínimo e meio. 

No caso de bolsas parciais, é concedido apenas a metade do valor de cada mensalidade. O que resta fica a cargo do estudante, que terá a opção de financiar o valor por meio do Fies. Porém, o estudante deverá atender a alguns requisitos deste benefício. A bolsa parcial é voltada para estudantes cuja renda familiar não extrapole a quantia de  3 salários mínimos.

Como funciona o Prouni 2022?

Para participar do Prouni é indispensável a nota obtida na edição mais atual do Enem. Por isso os candidatos a bolsas do Prouni não precisam participar do vestibular da universidade. Quando o prazo de inscrições chega ao fim, o Prouni fica encarregado de fazer os cálculos das notas do Enem e seleciona os candidatos com maiores pontuações para os cursos e universidades escolhidas.

Publicidade

Publicidade

O candidato que for selecionado deverá dirigir-se até a  faculdade escolhida com todos os documentos necessários. Quem não for à universidade até a data limite perderá a vaga imediatamente. As vagas ociosas vão para um processo chamado de ‘’Bolsas Remanescentes’’. Assim, quem não for selecionado na primeira chamada terá outra chance na segunda e nas demais chamadas.

Como se inscrever no Prouni 2022?

Todas as inscrições do Prouni são feitas através da internet, pelo site oficial do programa. O cadastro deverá ser realizado com a utilização do número de cadastro da edição mais atual do Enem (ano anterior) e com as informações pessoais que são requisitadas nos formulários. Após esse processo, o candidato terá que escolher duas opções de curso.

Para participar do Prouni, é de extrema importância que o candidato se encaixe em alguns requisitos propostos pelo governo. São eles:

  • Ensino médio cursado inteira ou parcialmente em escolas públicas;
  • Pessoas que tenham cursado em escolas particulares com bolsas parciais e integrais;
  • Ser professor da rede pública;
  • Ter algum tipo de deficiência;
  • Núcleo familiar com um salário mínimo e meio por pessoa ou até o número de 3 salários mínimos por cada pessoa.

A inscrição e participação do Prouni é feita de modo totalmente gratuito. Após a escolha das duas opções de curso, o candidato poderá acompanhar todos os dias a evolução das notas de corte até o prazo final. 

Aproveite e confira também:
Inscrição Prouni 2022: Data definida. Calendário completo e condições para inscrição

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário