O que é um comprovante de conta bancária? Como conseguir um?

O que é um comprovante de conta bancária? Como conseguir um?
Fique sabendo o que é um comprovante de conta bancária, para que serve esse documento, como ele pode ser consultado e mais. (Imagem: Pexels/Divulgação)

Entre os documentos mais importantes para quem tem conta no banco é o chamado comprovante de conta bancária.

Desse modo, é de grande importância que os cidadãos saibam como conseguir esse documento.

Publicidade

Publicidade

A seguir, você fica sabendo o que é um comprovante de conta bancária, para que serve e como fazer para conseguir um. Confira!

O que é um comprovante de conta bancária?

O comprovante de conta bancária é um documento que comprova a existência da conta no banco, bem como a titularidade dessa mesma conta. Ou seja, o comprovante tem como objetivo confirmar que o cidadão realmente possui uma conta aberta em determinada instituição financeira.

Não é à toa que esse documento também conhecido pelo nome de atestado de titularidade de conta.

Publicidade

Publicidade

Para que serve um comprovante de conta bancária?

A ideia do comprovante é manter a segurança do cliente. Nesse sentido, o documento atua também como uma forma de manter o sigilo bancário. Também por motivos de segurança, o cliente deve se atentar à recomendações das próprias instituições financeiras para não evitar tirar fotos do cartão, de crédito ou débito.

Nesse sentido, é de grande importância que os dados do comprovante de conta bancária estejam devidamente atualizados. Principalmente aqueles dados referentes a formas de contato com o cliente.

Quais informações aparecem nesse documento?

Tendo em vista que o comprovante de conta bancária é um documento que deve comprovar a titularidade da conta, esse documento costuma apresentar informações como:

  • Nome completo do cliente
  • Número da conta bancária e agência
  • Identificação do banco

Isso quer dizer que o documento deve apresentar informações referentes ao titular da conta e também da própria instituição bancária, como o nome da empresa ou CNPJ para Pessoa Jurídica.

Como conseguir um comprovante de conta bancária?

É possível encontrar os dados bancários em extratos ou no aplicativo do banco. Caso você não tenha conta bancária no banco desejado pela empresa em que trabalha, o ideal é fazer a solicitação da carta de abertura de conta para o responsável pela contratação, assim você conseguirá abrir uma conta no banco indicado.

Caso o cliente não consiga encaminhar a carta de abertura, ele deve entrar em contato com a instituição financeira e descobrir por que isso está acontecendo.

Publicidade

Publicidade

Por outro lado, se o cidadão possuir conta na instituição, ele tem a possibilidade de acessar o comprovante através do aplicativo da instituição financeira. Também é possível acessar o documento por meio do site do banco. Basta fazer login para acessar a conta.

É interessante comentar que a forma como esse documento pode ser acessado varia do aplicativo de um banco para outro.

Em todo caso, o cliente geralmente precisa acessar a parte de extratos da conta digital e, depois de confirmar os dados que aparecem na tela, solicitar que o documento seja gerado (no formato PDF).

Caso o cliente não obtenha sucesso em fazer esse procedimento pelo celular ou mesmo se preferir fazer o processo de outra forma, outra opção é se dirigir até uma agência do banco e solicitar a emissão do comprovante de conta bancária por meio dos terminais de autoatendimento.

Publicidade

Nesse caso, basta também acessar a área de saldos e extratos da conta.

Publicidade

O cidadão deve estar ciente de que os comprovantes que são emitidos através dos Terminais de Autoatendimento ou dos terminais de caixa são impressos em papel especial e têm vida útil.

Dependendo do fabricante, essa vida útil pode ter prazo de até sete anos. Para manter o documento conservado, o cidadão deve evitar o contato do papel com plásticos, solventes e produtos químicos e também a exposição à luz. O mesmo cuidado vale para contato com calor e umidade.

Veja também: Meliuz Cashback: como funciona? Vale a pena?

Elouise LopesRedatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR. Fã de café à meia noite e amante de fotografia de paisagens naturais.
Veja mais ›
Fechar