Open Banking pode aumentar o seu limite de crédito

Em sua segunda implementação no Brasil, o Open Banking pretende abrir e, por conseguinte, modernizar o âmbito bancário.

Isso porque, além de tornar os serviços de instituições financeiras mais eficazes, visa também facilitar questões atreladas ao aumento de limite de cartões de crédito.

Publicidade

Publicidade

Confira a seguir os principais detalhes em torno desse assunto.

Open Banking pode aumentar o limite de crédito?

Consumidor digitando em uma máquina de cartão de crédito
Open Banking pode aumentar o seu limite de crédito (imagem: reprodução/ site G1)

Assim que ocorre a implementação do Open Banking, o histórico financeiro não mais ficará à disposição dos bancos e sim, do publico consumidor.

De forma geral, se o cliente estiver em uma instituição financeira há muito anos, portando histórico de investimento munido de limites bons e bons históricos de pagamento, ele terá a capacidade de conceder que outra instituição acesse a todas as informações que possui.

Publicidade

Publicidade

Com isso, os bancos digitais terão mais facilidade para analisar um cliente. Logo, essas instituições vão poder dar ao usuário um limite maior.

Como o Open Banking vai mudar o mercado de crédito

Para entender como o Open Banking pode conseguir promover mudanças no mercado de crédito, basta pensar da seguinte forma:

Imagine que você tenha conta aberta no “Banco A” e tem vontade de financiar uma casa. Assim, essa instituição é que possui seu histórico de crédito, no qual indica sua categoria (bom ou mau pagador).

No entanto, está atraído pelo “Banco B” e, por isso, quer pedir empréstimo nesse banco em que não tem conta aberta. E por conta disso, não consegue levar seu histórico para a nova instituição.

Como você fica impossibilitado de mostrar ao “Banco B” que é um bom pagador, acaba ficando em desvantagem comparados a quem já é cliente desse banco, pois, pagará juros mais altos do que eles.

Desta forma, pelo fato de a instituição a qual possui conta se referir ao banco que detém posse de suas informações bancárias, o cliente torna-se dependente dessa instituição, sujeito às taxas altas que o propõe.

O que de fato é Open Banking?

Publicidade

Publicidade

Traduzindo, Open Banking ganha o significado de Banco Aberto ou Sistema Financeiro Aberto, que faz jus a um sistema no qual viabiliza o compartilhamento de dados financeiros e serviços de clientes entre instituições financeiras.

Porém, as informações do usuário (pessoa física ou jurídica) somente serão compartilhas caso ele solicite e consinta a ação.

Logo, os clientes é que poderão solicitar as suas instituições para compartilhar seus dados, se assim o quiserem, por meio do aplicativo.

Qual a vantagem em ter um Open Banking?

O benefício é percebido na facilidade em conseguir crédito, disponibilizando taxas mais assertivas ao perfil de risco do agente que está concedendo o empréstimo.

Publicidade

Além disso, vai servir para que as instituições financeiras comparem os serviços, analisem a rentabilidade de investimentos e o custo de seguros, entre outros produtos bancários.

Publicidade

O intuito maior é disponibilizar para o cliente produtos e serviços sob medida, com preços atrativos que atendam suas necessidades tendo como base os dados de consumo, transações financeiras e renda.

As instituições podem guardar os dados adquiridos?

Em vista da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o Banco Central exige que as informações adquiridas devem estar limitadas às finalidades determinadas e, principalmente, diante o consentimento do cliente.

Logo, as instituições que receberão os dados, precisam apresentar o motivo do compartilhamento e por quanto tempo ele será utilizado — lembrando que o compartilhamento tem o prazo de até 12 meses.

Publicidade

Publicidade

Assim, vale ressaltar que em caso de alteração da finalidade do compartilhamento, vai ser necessários que o cliente consinta novamente a ação.

Fontes: Acionista, InfoMoney, G1

Estudante do curso de Jornalismo pela UFES. Dono de uma mente inquieta e curiosa. Além disso, é amante de leitura e apaixonado por música.
FacebookLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário