Os benefícios da Batata Doce

1 – Coadjuvante no ganho de massa muscular
A batata doce está entre os alimentos preferidos dos atletas e fisiculturistas juntamente com o arroz, a batata, a aveia e as massas. Todos ricos em carboidratos, que são fontes de energia para potencializar o treino.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A batata doce também contem fibras e potássio. As fibras são essenciais para ajudar a controlar o apetite, queimar gorduras, manter uma digestão saudável e reconstruir os músculos. O potássio, por sua vez, é um mineral que desempenha um grande papel no controle muscular, equilíbrio de eletrólitos e nas funções nervosas. Atletas e outras pessoas envolvidas no treinamento intenso geralmente precisam de mais potássio do que uma pessoa sedentária.

2 – Ajuda a perder peso
Segundo Shana Maleeff, especialista em fitness e nutricionista americana, “As batatas doces são uma grande fonte de fibras alimentares que ajudam a reduzir o açúcar no sangue, os picos de insulina, a diminuir a gordura da barriga.” Maleeff sugere que no dia a dia a batata doce seja usada para substituir salada de batata, batata frita, ou purê de batatas ainda purê de batata.

Outros benefícios da batata doce relativos à perda de peso são:

Possui baixo índice de calorias;
Têm índices glicêmicos médios;
É rica em fibras;
É fonte de potássio.
Como alimentos deste tipo são absorvidos mais lentamente, eles permanecem no aparelho digestivo por mais tempo – por isso são chamados de carboidratos lentos. Eles ajudam a controlar o apetite e os sinais de fome, o que ajuda a controlar o peso.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

3- Poderoso antioxidante
A batata doce é uma fonte acessível de poderosos compostos antioxidantes fundamentais para a nossa saúde como o betacaroteno e a vitamina A. Tais compostos são potentes antioxidantes naturais e estão na batata doce em valores mais altos que em qualquer outra raiz. A vitamina A é necessária para manter a integridade das membranas mucosas da pele do corpo humano. Também é um nutriente vital para a visão saudável. Os tons roxo, amarelo e alaranjado das diferentes espécies de batata doce indicam a presença do betacaroteno, um pigmento que se transforma em vitamina A ao ser absorvido na corrente sanguínea.Estudos já mostraram que o consumo de vegetais naturais e frutas ricas em antioxidantes ajudam a proteger contra câncer de pulmão e da cavidade oral.

4 – Beneficia a saúde da pele
Quando as pessoas buscam saber para que serve a batata doce não imaginam os benefícios para a pele. Quando o consumo de batata doce é associado à saúde da pele, pensamos logo em comê-la para adquirir os benefícios da vitamina A, que ajuda a proteger contra os danos do sol, e as vitaminas C e E, por estimularem a produção de colágeno. Mas os seus benefícios e formas de usar a batata doce para a pele não param por aí.

5 – Melhora a saúde dos cabelos
A batata doce é um alimento abundante em vitamina A e beta caroteno, nutrientes fortalecedores e que promovem o crescimento do cabelo. Ela também pode ser usada como máscara de tratamento para hidratar e devolver o brilho natural aos cabelos.

6 – Regula os níveis de açúcar no sangue
Embora a batata doce seja rica em amido, que é convertido em açúcar durante o processo digestivo, ela é capaz de melhorar potencialmente a regulação do açúcar no sangue, mesmo em pessoas com diabetes tipo dois. Pesquisas mostraram que o teor de fibras alimentares presentes na batata doce lhe dá uma vantagem em termos de regulação de açúcar no sangue, uma vez que ajudam equilibrar o ritmo da digestão.

Além disso, uma pesquisa recente mostrou também que os extratos de batata doce podem aumentar significativamente os níveis de um hormônio regulador do metabolismo da insulina em pessoas com diabetes tipo dois, a adiponectina. Pessoas com metabolismo da insulina mal regulado tendem a ter níveis mais baixos do hormônio em questão do que pessoas não diabéticas.

7 – Prevenção contra o câncer
Pesquisas têm apontado novos benefícios da batata doce que podem ser relacionados á prevenção de alguns tipos de câncer. E. entre homens jovens, dietas ricas em beta caroteno, substância concentrada na batata doce, pode ter um papel de proteção contra o câncer de próstata. De acordo com um estudo conduzido pelo departamento de nutrição e saúde pública da escola de Harvard, nos Estados Unidos, o beta caroteno também se mostrou eficiente contra a formação de câncer de colo do útero em mulheres japonesas.

Outros estudos também têm sugerido que o betacaroteno pode reduzir o risco de câncer de mama em mulheres na pré-menopausa e câncer de ovário em mulheres na pós-menopausa.

8 – Beneficia a saúde do coração
As batatas-doces são uma grande fonte de vitaminas B6. Esta vitamina serve, entre outras funções, para reduzir a homocisteína no nosso organismo, um aminoácido que se encontrado em quantidades elevadas no plasma sanguíneo, indica a propensão a doenças degenerativas vasculares como o infarto. O potássio da batata doce também reduz a pressão arterial, mantendo o equilíbrio de fluidos que ajudam a regular os batimentos cardíacos.

9 – Ajuda a controlar o estresse
Esse é um dos benefícios desconhecidos mas interessante. A batata doce é uma boa fonte de magnésio, conhecido como mineral antiestresse. Ele promove o relaxamento, calma e bom humor, assim como a saúde das artérias, do sangue, dos ossos, dos músculos e dos nervos.

Os benefícios do café

divulgação

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar