Pagamentos com cartão de crédito crescem 52% em 2021
O uso do cartão de crédito para pagar compras e contas ficou cresceu 52% no segundo semestre de 2021, segundo informou dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) nesta segunda-feira, 9 de agosto.
Durante o período os cartões de crédito movimentaram R$ 55 mil por minuto em 2021, totalizando R$ 7,1 bilhões de abril a junho. O volume é 53,9% maior do que em 2020.

Como o brasileiro movimentou dinheiro com cartões em 2021
No primeiro semestre de 2021 o brasileiro movimentou um total de 1,2 trilhões usando cartões, distribuídos da seguinte forma:
- Cartão de crédito – R$ 707,2 bilhões;
- Cartão de débito – R$ 418,4 bilhões
- Cartão pré-pago – R$ 41,8 bilhões
A pesquisa confirma que o cartão de crédito é o método de pagamento preferido entre os brasileiros. Considerando as projeções já realizadas, a Abecs considera um uso 24,5% maior de cartões em 2021.
A instituição também assegura que este aumento serve de provas de que a economia está se recuperando dos efeitos da crise econômica gerada pela pandemia:
O avanço na abertura da economia e recuperação do setor de serviços reforçam as perspectivas positivas para o restante do ano. A tendência para os próximos meses é que o setor inicie um retorno a padrões de crescimento mais próximos aos dos anos anteriores à pandemia”, comenta a Abecs na pesquisa.
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Onde o brasileiro mais usa cartão?
O cartão de crédito é ainda mais referência quando o assunto é comprar online. Os dados demonstram que este método de pagamento também está ganhando a popularidade em e-commerces e marketplaces.
No segundo trimestre do ano foi calculado R$ 135,1 bilhões de compras feitas com cartão de crédito, o que representa uma alta de 46,5%. Em 2021 até julho o montante foi de R$ 255,2 bilhões.
Outras modalidades de cartões de crédito também estão se popularizando, como o pagamento por aproximação, que totalizou R$ 34m4 bilhões na modalidade de crédito e R$ 19 bilhões no débito. Um crescimento de 540,75% em relação ao ano passado.
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Dívida no cartão de crédito diminuiu
Apesar de o Brasil ter batido novo recorde de endividamento em julho, o cartão de crédito está diminuindo o impacto das dívidas dos consumidores.
A inadimplência no cartão de crédito chegou ao menor patamar de todos, com índice de 3,8% em abril, segundo dados do Banco Central.
Em nota, a Abec informa que os dados demonstram um uso mais consciente do cartão de crédito:
Isso mostra que, mesmo com o aumento expressivo do uso dos meios eletrônicos de pagamento e a crise gerada pela pandemia de covid-19, o brasileiro usa o cartão de crédito de forma consciente. Ainda segundo dados do Banco Central, o saldo das transações sem juros do cartão cresceu 40,5% em junho, em comparação com o mesmo mês do ano passado. Por outro lado, o crédito rotativo recuou 8,3% e registrou sua 11ª queda consecutiva.”
Alguns dos conselhos para o uso consciente do cartão de crédito é saber qual o limite ideal e nunca deixar atrasar a fatura.
Empreendedores estão atentos às necessidades dos consumidores
Cruzando os dados da pesquisa da Abesc com o do Sebrae pode-se dizer que os empreendedores estão atentos às preferências dos consumidores.
No mesmo período, foi constatado que o uso de maquininhas de cartões magnéticos em micro e pequenas empresas aumentou em 56% em 2021.
Segundo o Sebrae, 20% dos estabelecimentos que não usam maquininhas de cartão alegam baixo faturamento. Outros, não sabem informar o tamanho da perda pela falta de atualização.
Aos poucos, o PIX também vem ganhando espaço no comércio e promete uma redução de custos para os empreendedores, sendo a resposta para uma reivindicação antiga dos empresários com alto volume de vendas por máquinas de cartão. Na pesquisa do Sebrae, o alto custo de manutenção foi citado por 73%.
Além disso, especialistas garantem que com a chegada do open banking a variedade de cartões de crédito e débito prometendo tornar este método de pagamento ainda mais comum. O mesmo vale para as novidades do PIX prometidas para o fim de 2021.
Fonte: Sebrae, Agência Brasil
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