Pedágios de Santa Catarina começarão a aceitar pagamento com cartão de crédito e débito em 2021

Motoristas que trafegam nas vias privatizadas do estado de Santa Catarina vão ter mais flexibilidade na hora de pagar o pedágio. Isso porque o governador do estado, Carlos Moisés da Silva, acaba de sancionar o Projeto de Lei 025.0/2019.  

De acordo com o documento, que está publicado no Diário Oficial, todas as concessionárias presentes no território deverão aceitar pagamentos com cartão de crédito e débito, inclusive, por tecnologia de aproximação. 

Publicidade

Publicidade

A empresa que por acaso se limitar a receber o valor do pedágio com dinheiro em espécie será obrigada a conceder passe livre aos motoristas que não tiverem como realizar este meio de pagamento. 

Pedágios de Santa Catarina começarão a aceitar pagamento em cartão de crédito e débito em 2021
Todas as bandeiras de cartão existentes no território nacional deverão ser aceitas nos postos de pedágio. | Fonte: Google Imagens

“É também uma oportunidade aos que trafegam em nossas rodovias e são pegos desprevenidos, sem dinheiro em espécie para o pagamento da tarifa, estabelecendo um novo mecanismo nos guichês”, declara o autor do projeto, deputado Rodrigo Minotto (PDT). 

Razões que levaram à aprovação do projeto  

A variedade dos meios de pagamento traz mais praticidade para os consumidores e também maior possibilidade de controle das finanças. Em resumo, são só vantagens. É por isso que as maquininhas de cartão de crédito e débito já eram realidade na maioria dos setores que prestam serviços ao público. 

Publicidade

Publicidade

Mas até a aprovação do novo Projeto de Lei, as concessionárias de pedágio tinham a opção de aceitar somente pagamentos com cédulas. Este comportamento acabava prejudicando muita gente ao tentar passar nas barreiras de Santa Catarina. 

Os parlamentares presentes na votação do projeto em Assembleia entenderam que a saída para garantir o direito do consumidor seria tornar obrigatória a disponibilidade de maquininhas de cartão de crédito e débito, em todos os postos de pedágio.  

A decisão veio em um momento oportuno. Afinal, diante da pandemia de coronavírus, a circulação de dinheiro não é recomendada por representar chance de contaminação da doença.  

A crise econômica em que o país se encontra tem conduzido boa parte da população para a escassez de recursos e esse foi outro fator de peso, pois muita gente tem utilizado o cartão de crédito como alternativa na hora de pagar. 

Já é possível pagar o pedágio com cartão? 

Tratando-se de Santa Catarina, onde o projeto que amplia as formas de pagamento do pedágio foi sancionado, já é possível que os motoristas se deparem com algumas concessionárias onde as maquininhas para passar o cartão estejam disponíveis. 

É preciso levar em conta, todavia, que as empresas do setor estão passando pelo período de adaptação e que existe um prazo de carência. Se necessário, as empresas poderão reservar guichês exclusivos para aqueles que escolherem em fazer este tipo de pagamento. 

Publicidade

Publicidade

Na última quarta-feira (21), o deputado responsável pela criação do projeto informou que irá acompanhar o ritmo da implementação das maquininhas nas praças de pedágio do estado. 

Fontes: Engeplus e ND+. 

Assuntos que podem te interessar: 

Ludmila Catharina
Uma jornalista de 23 anos, nascida e criada no quadradinho. Encantada por literatura e todas as formas de comunicação. Antes de atuar como redatora, participei dos programas de estágio do Ministério da Justiça, da Defensoria Pública do Distrito Federal e da Câmara dos Deputados. Atualmente, ocupo o papel de estudante, mais uma vez, fazendo especialização em Comunicação Organizacional e Estratégias Digitais no Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB).
Linkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário