Pernambucanos denunciam dificuldade no agendamento para tirar carteira de identidade

Desde 2018, pessoas têm relatado dificuldade para agendar atendimento pela internet e não encontram vagas em várias cidades.

Pernambucanos denunciam dificuldades para agendar, pela internet, o atendimento para tirar a carteira de identidade. O documento é necessário para diversos tipos de procedimentos, como abrir contas em bancos, se inscrever em concursos públicos e até mesmo realizar exames médicos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), para tirar o documento é preciso agendar uma data no site do Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB) e, depois, levar a documentação necessária até uma unidade do Expresso Cidadão.

Pernambucanos relatam dificuldade para tirar RG — Foto: Reprodução

Apesar disso, diversas pessoas enviaram mensagens ao WhatsApp da TV Globo para reclamar que, há meses, não conseguem agendar o atendimento por meio do site.

Uma delas é Simone Regueira, do bairro de Água Fria, na Zona Norte do Recife. Segundo ela, nunca há vagas para realizar o agendamento.

“Desde outubro de 2018, entro no site, das 6h às 22h, e não consigo fazer nenhum agendamento. Nunca tem vaga. Fui a um posto presencial e a resposta que recebi foi que o agendamento só é feito no site”, afirma.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Outra que não consegue agendar o procedimento é Malu França, que há meses está com a documentação atrasada devido à falta da identidade.

“Desde 8h, estou aqui tentando e não tem data nenhuma disponível. Desde novembro, eu estou tentando o agendamento para tirar a identidade, estou com algumas coisas em falta por causa da documentação”, declara.

Por meio de nota, a Polícia Civil informou que está adquirindo o sistema biométrico automatizado de identificação e a promessa é que o processo de confecção das carteiras de identidade seja feito mais rapidamente. Apesar disso, a corporação não deu prazos.

DO G1

divulgação

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar