Pis/Pasep 2022 já começa a pagar em janeiro? Quem tem direito? Quais valores?

Com 2022 se aproximando, muitos trabalhadores estão na expectativa pelo PIS/Pasep, que pode começar em janeiro e ser pago duas vezes no ano.

Como os pagamentos do PIS/Pasep referente a 2020 foram suspensos neste ano, a expectativa é que eles comecem já comecem a partir de janeiro de 2022.

Normalmente, o início do calendário do abono salarial se dá em julho, mas neste ano o governo adiou os pagamentos para bancar o Programa Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm).

Publicidade

Publicidade

Por isso, também existe a expectativa de que muitos trabalhadores recebam PIS/Pasep em dobro no ano que vem. A seguir, veja quem tem direito ao abono salarial em 2022 e quais os valores esperados para o benefício.

pis pasep janeiro
Trabalhadores ficam na expectativa de receber PIS/Pasep a partir de janeiro. Foto: Gilson Abreu/AEN

Quem terá direito ao PIS/Pasep em 2022?

De acordo com as regras do abono salarial, é preciso atender aos seguintes critérios para receber o benefício:

  • Ter cadastro no PIS/Pasep há pelo menos 5 anos, com os dados devidamente informados no RAIS/e-Social (Relação Anual de Informações Sociais) pelo empregador;
  • O salário médio no período precisa ter sido de no máximo dois salários mínimos;
  • Ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano-base, mesmo que não tenha sido de forma consecutiva.

Além disso, como os trabalhadores que têm direito ao abono salarial pelo tempo de trabalho em 2020 ainda não receberam, o pagamento em 2022 pode ser em dobro.

Publicidade

Publicidade

Afinal, a expectativa é que a partir de janeiro a Caixa comece a pagar o PIS/Pasep do ano passado e deste ano. Ou seja, quem atende aos critérios pelos anos de 2020 e 2021 podem receber duas vezes.

Qual o valor do abono salarial?

O valor do PIS/Pasep varia conforme o período trabalhado com carteira assinada no ano-base, sendo que quanto mais meses de atuação maior o pagamento.

Além disso, a base para o valor do abono é o salário mínimo, que representa o pagamento máximo do benefício. Ou seja, quem trabalhou por 12 meses e se encaixa nas regras do PIS/Pasep, recebe o correspondente a um salário mínimo.

Nesse caso, o PIS/Pasep pode chegar a R$ 1.210 em 2022, pois essa é a atual projeção para o mínimo no ano que vem. Caso o pagamento em dobro se confirme, o valor total para quem tem direito por ter trabalhado nos últimos dois anos pode chegar a R$ 2.420.

Para entender melhor como funciona a proporção de pagamento do PIS/Pasep, confira a demonstração no site da Caixa. Entretanto, vale destacar que o valor base usado para o cálculo no site ainda é o salário mínimo de 2021.

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedinTwitterYoutube

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário