PIX é o 2º método de pagamento mais usado em contas à vista

De acordo com informações da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), apesar de o PIX ter sido liberado a menos de um ano, ele já detém a marca de segunda forma de pagamento mais utilizada no Brasil.

A preferência em utilizar esse meio de pagamento é explicada por sua rapidez e praticidade e, diante o cenário pandêmico de covid-19, este tipo de operação evita o contato.

Publicidade

Publicidade

A seguir confira os principais detalhes sobre o método de pagamento PIX.

Onde o PIX é mais usado?

Smartphone com aplicativo PIX aberto
PIX é a segunda forma de pagamento mais utilizado (imagem: reprodução/site aRede)

Pesquisa realizada pela CNDL aponta que 88% das pessoas submetidas à entrevista preferem fazer transferências para amigos e parentes.

Outros entrevistados (40%) alegam que utilizam o serviço para efetuar pagamentos afins; 26% fazem compras pela internet; 18% preferem comprar alimentos; 17% pagam restaurantes e 12% usam o PIX para pagar consultas médicas.

Publicidade

Publicidade

Para a conclusão dessa análise cerca de 800 internautas foram escutados, com idade igual ou maior que 18 anos.

Número de golpes no PIX cresce em 2021 e força novas medidas de segurança

Os últimos meses têm apresentado aumento no número de golpes que envolvem transações bancárias. São criminosos que se passam por familiares e pedem um empréstimo por meio do PIX.

Entre as fraudes mais conhecidas está o uso do aplicativo de mensagens instantâneas, no qual os golpistas enviam mensagens e se apresentam como funcionários de empresas em que a vítima possui cadastro.

Ao fazerem isso, é solicitado um código de segurança, que já foi enviado via SMS pelo aplicativo, em que afirmam se tratar de manutenção, atualização ou mesmo confirmação do cadastro.

De posse do código, os criminosos conseguem replicar a conta WhatsApp em outro smartphone. Com isso, os bandidos começam a enviar mensagens para os contatos da vítima pedindo dinheiro por transferência via PIX.

Dicas para evitar golpes envolvendo o PIX

Destacamos abaixo as dicas essências para não cair em fraudes atreladas ao PIX:

  • Não acesse páginas que contenham links curtos e erros de digitação e confira o remetente dos e-mails;
  • De forma alguma clique em links enviados pelo WhatsApp, e-mail, mensagens SMS ou redes sociais que direcionam o usuário a realizar cadastro de chave PIX;
  • Efetue cadastro de chaves PIX somente em canais oficiais de instituições financeiras, como internet banking, aplicativos ou agências bancárias;
  • O Banco Central faz o envio do código para confirmar a chave apenas por e-mail (se a chave for um e-mail) ou SMS (quando chave cadastrada se trata de um celular);
  • A confirmação da chave PIX nunca será feita por ligação telefônica ou link recebido por e-mail ou mensagem de texto;
  • O código de verificação não deve ser compartilhado no momento em que estiver realizando o cadastro da chave PIX;
  • É recomendável dar preferência ao aplicativo ou site do banco;
  • Não se deve fornecer códigos de acesso ou senhas fora do site ou do aplicativo;
  • Faça acesso somente a contas verificadas de instituições financeiras;
  • Caso suspeite de alguma ação, utilize chats dos aplicativos que tem conta ou procure o gerente do banco para se informar;
  • Não transfira dinheiro para conhecidos sem antes confirmar por chamada telefônica ou pessoalmente, pois, pode ocorrer a possibilidade de o contato da pessoa ter sido clonado.
Publicidade

Publicidade

Atualmente, as transferências via PIX tem facilitado a vida de muitos, entretanto, é preciso ficar atento às pessoas que as utilizam para aplicar golpes.

Fontes: Notícias Concursos, Estadão, Uol

Paulo Victor Silva
Estudante do curso de Jornalismo pela UFES. Dono de uma mente inquieta e curiosa. Além disso, é amante de leitura e apaixonado por música.
FacebookLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário