PIX garantido: como funciona? Passo a Passo de como usar

O sistema Pix de transferência está proporcionando cada dia mais agilidade às transações  bancárias. 

Apesar da efetividade do sistema muitas pessoas ainda desconhecem a utilidade do Pix ou resistem a utilização por diferentes motivos.

Publicidade

Publicidade

Novos serviços

Além de proporcionar mais agilidade para as transferências de valores, o Pix está perto de permitir o parcelamento e o agendamento de transferências.

Tais procedimentos são possíveis, pois o Pix é um sistema de pagamentos atualizado e que dispõe de uma tecnologia avançada que permite uma série de possibilidades diante do seu próprio emprego.

Desse modo, os recursos oferecidos por meio dessa tecnologia variam de acordo com a necessidade e até mesmo com as sugestões dos usuários em relação às limitações técnicas do Pix.

Publicidade

Publicidade

Pix Garantido

De forma resumida, o Pix garantido possibilitará que o usuário parcele compras e o pix agendado permitirá que haja o agendamento da transferência.

Para exemplificar, o pix garantido vai precisar da atuação de um intermediador para a efetivação da operação e tal operação poderá ser feita por uma instituição financeira ou fintech. 

Nesse caso, o ator precisará assegurar o pagamento dos valores devidos e que foram agendados, arcando com os custos caso o devedor não tenha saldo suficiente no período programado.

Concorrência

Ao parar para pensar, é possível notar que o pix garantido e o pix agendado vão operar de forma semelhante ao cartão de crédito.

Sendo assim, os procedimentos poderão impactar os atores envolvidos nas operações de cartão de crédito.

Pix garantido pode afetar mercado de crédito

Tal ação acaba indicando que o mercado brasileiro de finanças está procurando ampliar a competitividade em relação aos serviços oferecidos.

Publicidade

Publicidade

A competitividade nesse sentido poderá gerar incômodo nos grandes players ao passo que oferece vantagens para as empresas e consumidores.

Benefícios

De modo geral as organizações poderão contar com mais liberdade na escolha de qual serviço usar e os clientes também terão mais opções de fornecedores de serviços financeiros.

É importante evidenciar que tais alternativas são suficientes para comparar preço, atendimento, qualidade, entre outros fatores.

Em relação a importância dos novos métodos de pagamento as empresas deverão ficar atentas, pois são elas que utilizam metade dos pagamentos via cartão de crédito, todos vinculados a bandeiras, credenciadores e máquinas. 

Publicidade

Nesse caso, poderá haver problemas com os players que possuem o controle do mercado, uma vez que eles podem estabelecer o preço dos serviços oferecidos.

Publicidade

Para se ter uma ideia, cerca de 65% do mercado está nas mãos de duas empresas: Cielo (controlada pelo Banco do Brasil e Bradesco) e Rede (grupo Itaú).

Meios de pagamento

Diante desse fato é possível afirmar que a maior parte dos lojistas e comerciantes contribuem com taxas entre 2% e 5% a fim de adiantar o recebimento dos valores que seriam liberados em 30 dias. 

Sendo assim, se há uma margem de lucro de 10% nas vendas, aproximadamente 50% é direcionado para a máquina do cartão.

Publicidade

Publicidade

Sem considerar o eixo Rio-São Paulo, uma boa parte das transações entre empresas e clientes é baseada no sistema de crediário, ou seja, em carnê e boleto.

Garantia

A partir dessas informações pode ser fácil imaginar que o Pix garantido ou agendado pode conquistar uma parcela significativa do mercado, especialmente pelos benefícios que oferece aos empresários e aos clientes no geral.

Também é importante mencionar que o Pix garantido e agendado asseguram garantias de pagamento. 

Isso acontece pois os sistemas de pagamento utilizam dados e informações que são padrão e seguras, ficando garantido que o procedimento ocorreu de fato. 

Por conta de não ter o risco de saber se o cliente vai pagar, mas sim a certeza de que eles fez o agendamento, a garantia é de 100% em relação ao recebimento do valor.

Tendo essa informação a empresa fica tranquila ao adiantar o valor que precisa receber, inclusive se a programação for realizada para daqui a 60 dias.

Dessa forma fica claro que ao invés de existir a obrigatoriedade do pagamento o empresário poderá recorrer ao serviço alternativas que é cômodo, barato e que promove acesso ao mercado de crédito brasileiro.

Fonte: Fintechs Brasil.

Julia de Paula
Julia é formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e, no momento, atua como redatora para o portal NoDetalhe. Ao longo da carreira, a jornalista tem se especializado em produção de conteúdo otimizado para motores de busca e conversão, além de gerenciamento de mídias sociais e marketing digital.
Linkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário