PIX Garantido permite compras parceladas: é o fim do cartão de crédito?
O Banco Central inovou bastante na forma de transferir dinheiro no Brasil quando implementou o PIX, no ano passado. Agora, a população está prestes a desfrutar de mais uma facilidade atrelada a esta tecnologia. Trata-se do PIX Garantido, que tem como principal intuito realizar pagamentos parcelados, de forma parecida com o que o cartão de crédito faz.
De acordo com as informações divulgadas até o momento, o PIX Garantido vai permitir que o usuário escolha o número de parcelas, junto com o responsável pela venda, e financie o valor da compra. Todavia, a funcionalidade será intermediada por uma empresa, que pode ser um banco ou uma fintech.
Isso porque se não houver saldo em conta na data agendada para descontar o valor da parcela, o banco ou a fintech deverá quitar a dívida. Ou seja, o estabelecimento não corre o risco de ter prejuízos. Posteriormente, claro, o cliente terá que devolver à empresa a quantia que lhe foi “emprestada”.

Concorrência com os cartões de crédito
O PIX Garantido é mais uma opção de pagamento que deve ser disponibilizada no mercado de forma gratuita. A proposta do Banco Central visa trazer benefícios tanto para os vendedores, quanto para os consumidores, ao mesmo tempo que estimula as demais instituições financeiras a oferecerem alternativas mais vantajosas que o cartão de crédito, ou pelo menos taxas menos abusivas.
Maior diferencial do Pix Garantido
De fato, o PIX Garantido tem muito em comum com o cartão de crédito que você já conhece. Mas a maior diferença que se nota, a princípio, está na liberdade do cliente para usar apenas quando for necessário e conveniente. Ou seja, pode ser uma ótima alternativa para quem não curte ter cartão de crédito, mas que precisa de um “plano B” de vez em quando.
Nova ferramenta também deve agradar lojistas
A ideia do Banco Central com o PIX sempre foi trazer facilidade, instantaneidade e gratuidade, inclusive para a aquecer a economia brasileira frente à pandemia de coronavírus. Apesar de alguns detalhes do novo projeto ainda não terem sido confirmados, ficou claro que o PIX Garantido segue esses princípios.
Além de ser uma maneira de atrair os consumidores, já que consiste em mais um método de pagamento possível, o PIX Garantido deve agradar aos lojistas também em outros aspectos. Veja que hoje em dia eles são obrigados a pagar encargos toda vez que solicitam o adiantamento de alguma quantia para as operadoras, referente a vendas feitas com cartão de crédito.
A partir da implementação do Pix Garantido, porém, as coisas poderão mudar. E não seria uma surpresa caso o consumidor brasileiro passasse a dar preferência para a ferramenta que está por vir. Afinal, O PIX que já está disponível no mercado tem derrubado boletos e superado o índice de TEDs e DOCs.
Fontes: Estadão e E-commerce Brasil.
Assuntos que podem te interessar:
- PIX garantido: como funciona? Passo a Passo de como usar
- Transferência PIX, TED ou DOC deu errado: o que fazer?
Deixe seu comentário