PIX Garantido permite compras parceladas: é o fim do cartão de crédito?

O Banco Central inovou bastante na forma de transferir dinheiro no Brasil quando implementou o PIX, no ano passado. Agora, a população está prestes a desfrutar de mais uma facilidade atrelada a esta tecnologia. Trata-se do PIX Garantido, que tem como principal intuito realizar pagamentos parcelados, de forma parecida com o que o cartão de crédito faz.  

De acordo com as informações divulgadas até o momento, o PIX Garantido vai permitir que o usuário escolha o número de parcelas, junto com o responsável pela venda, e financie o valor da compra. Todavia, a funcionalidade será intermediada por uma empresa, que pode ser um banco ou uma fintech.  

Publicidade

Publicidade

Isso porque se não houver saldo em conta na data agendada para descontar o valor da parcela, o banco ou a fintech deverá quitar a dívida. Ou seja, o estabelecimento não corre o risco de ter prejuízos. Posteriormente, claro, o cliente terá que devolver à empresa a quantia que lhe foi “emprestada”. 

PIX Garantido permite compras parceladas: é o fim do cartão de crédito?
PIX Garantido está previsto para ser lançado no primeiro semestre de 2022. | Imagem: Reprodução Google

Concorrência com os cartões de crédito 

O PIX Garantido é mais uma opção de pagamento que deve ser disponibilizada no mercado de forma gratuita. A proposta do Banco Central visa trazer benefícios tanto para os vendedores, quanto para os consumidores, ao mesmo tempo que estimula as demais instituições financeiras a oferecerem alternativas mais vantajosas que o cartão de crédito, ou pelo menos taxas menos abusivas.

Maior diferencial do Pix Garantido 

De fato, o PIX Garantido tem muito em comum com o cartão de crédito que você já conhece. Mas a maior diferença que se nota, a princípio, está na liberdade do cliente para usar apenas quando for necessário e conveniente. Ou seja, pode ser uma ótima alternativa para quem não curte ter cartão de crédito, mas que precisa de um “plano B” de vez em quando. 

Publicidade

Publicidade

Nova ferramenta também deve agradar lojistas 

A ideia do Banco Central com o PIX sempre foi trazer facilidade, instantaneidade e gratuidade, inclusive para a aquecer a economia brasileira frente à pandemia de coronavírus. Apesar de alguns detalhes do novo projeto ainda não terem sido confirmados, ficou claro que o PIX Garantido segue esses princípios. 

Além de ser uma maneira de atrair os consumidores, já que consiste em mais um método de pagamento possível, o PIX Garantido deve agradar aos lojistas também em outros aspectos. Veja que hoje em dia eles são obrigados a pagar encargos toda vez que solicitam o adiantamento de alguma quantia para as operadoras, referente a vendas feitas com cartão de crédito.  

A partir da implementação do Pix Garantido, porém, as coisas poderão mudar. E não seria uma surpresa caso o consumidor brasileiro passasse a dar preferência para a ferramenta que está por vir. Afinal, O PIX que já está disponível no mercado tem derrubado boletos e superado o índice de TEDs e DOCs. 

Fontes: Estadão e E-commerce Brasil. 

Assuntos que podem te interessar: 

Ludmila Catharina
Uma jornalista de 23 anos, nascida e criada no quadradinho. Encantada por literatura e todas as formas de comunicação. Antes de atuar como redatora, participei dos programas de estágio do Ministério da Justiça, da Defensoria Pública do Distrito Federal e da Câmara dos Deputados. Atualmente, ocupo o papel de estudante, mais uma vez, fazendo especialização em Comunicação Organizacional e Estratégias Digitais no Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB).
Linkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário