Pix: Serviço terá função de pagamento offline! Confira!

O Banco Central do Brasil acaba de divulgar mais uma utilidade atrelada ao Pix. Trata-se da possibilidade de fazer pagamentos offline. Ou seja, todos os usuários com chaves cadastradas neste serviço vão poder enviar e receber dinheiro, mesmo quando não estiverem conectados à internet.  

Com isso, a expectativa é de que cada vez mais pessoas se associem, pois as operações bancárias estarão mais inclusivas, podendo alcançar a parcela da sociedade que não tem condições de contratar rede de dados mensalmente. 





A nova função deve ser implementada em breve, mas ainda não há data exata para o lançamento. Dentre as vantagens já em vigor, que tornaram o Pix tão popular em poucos meses desde sua criação, destaca-se a facilidade de fazer transferências a qualquer hora do dia, nos setes dias da semana (incluindo feriados), com compensação imediata e sem custo algum. 

Logo Pix

Recentemente, o banco vinha passando por um período de instabilidade. Segundo o texto publicado pela jornalista Miriam Leitão na última terça-feira (13), os cortes feitos pelo Governo Federal poderiam afetar o fundo orçamentário, que é a base de movimentações do Pix.

Todavia, o anúncio do Banco Central indica que foi feito o remanejamento necessário, tornando possível não só manter, como também agregar mais recursos. 





Pix para quitar boletos e tributos

Além do serviço de transferência offline, a equipe do Banco Central vem trabalhando para melhorar a função Pix Cobrança, que já existe. Até o momento, esse recurso se aplica apenas a pagamentos de guias dentro do prazo de vencimento, para compensação imediata. 

As implementações estudadas, no entanto, sugerem que o autor da cobrança poderá gerar um código personalizado, por meio do QR Code, para adicionar as mesmas informações que constariam em um boleto tradicional, tais como valor, prazo para quitar, porcentagem de juros e multa por atraso.  

A grande diferença é que assim que o pagador fizer a transação, o destinatário poderá dar baixa na dívida, e usufruir da quantia. De acordo com o Banco Central, essa ferramenta está sendo submetida aos testes finais e, portanto, não deve demorar muito para ficar acessível aos clientes e lojistas de todo o país. 

Saque com o Pix 

Há ainda outra função que poderá estar disponível para os usuários do Pix daqui pouco tempo: o saque. Sempre tem as pessoas que preferem, ou precisam, ter dinheiro em mãos para realizar compras e efetuar pagamentos do dia a dia. Pensando nisso, o Banco Central quer adicionar tecnologia ao seu sistema para que o consumidor possa sacar valores dentro dos próprios estabelecimentos comerciais. 

A operação vai ser muito semelhante ao processo de compra que já conhecemos. Primeiro, o atendente manipula a maquinha de cartão para gerar um QR Code com a quantia desejada. Depois, o consumidor deve abrir a câmera do celular e apontar para a tela.  

Nessa etapa, é muito importante verificar se o valor está correto – saiba que poderá ser cobrada uma tarifa em razão deste serviço. Para finalizar, o atendente vai pegar as cédulas de dentro do caixa e entregá-las ao solicitante. Se tudo ocorrer como o previsto, a novidade poderá ser utilizada a partir do próximo semestre.  





Você também pode se interessar: Claro Pay – Nova conta digital da Claro: Veja como ela funciona!

Ludmila Catharina
Uma jornalista de 23 anos, nascida e criada no quadradinho. Encantada por literatura e todas as formas de comunicação. Antes de atuar como redatora, participei dos programas de estágio do Ministério da Justiça, da Defensoria Pública do Distrito Federal e da Câmara dos Deputados. Atualmente, ocupo o papel de estudante, mais uma vez, fazendo especialização em Comunicação Organizacional e Estratégias Digitais no Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB).
Linkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário