PIX terá funções offline: conheça as novidades previstas para 2021

O Banco Central está desenvolvendo funções no modo offline para o Pix. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (30) pelo presidente da entidade, Roberto Campos Neto.

Com a nova tecnologia, os usuários do Pix poderão pagar ou receber sem precisarem estar conectados à internet. Neto não divulgou uma data para o lançamento das funções no modo offline para o Pix, mas afirma que o lançamento será ainda em 2021.

Publicidade

Publicidade

Há três alternativas em estudo no momento, mas o presidente do BC considera a utilização de um cartão por aproximação, que poderá ser recarregado pelo usuário, como a opção mais segura. A nova tecnologia funcionará de modo semelhante a um cartão de ônibus, de acordo com Roberto Campos Neto. 

O plástico recarregável poderá ser utilizado sem conexão com a internet, mas no momento em que o cliente se conectar novamente, poderá transferir o saldo do cartão de volta para a conta online. Conforme dados do Banco Central, 60% das transferências no Brasil são realizadas pelo Pix atualmente. 

Novidades no Pix em 2021

Logo no início do ano, o Banco Central anunciou diversas novidades no Pix para 2021. Confira abaixo quais as novas funcionalidades que serão implementadas no sistema de transferências instantâneas: 

Publicidade

Publicidade

  • Conta-salário: será possível movimentar os recursos da conta-salário utilizando o Pix;
  • Lista de contatos: o Pix conta com a integração dos aplicativos das instituições financeiras com a lista de contatos do celular, identificando os usuários que possuem chaves cadastradas no sistema; 
  • Devolução em caso de fraude: outra novidade é que o Banco Central está desenvolvendo mecanismos de devolução ágil para quando houver alguma suspeita fundada de fraude ou falha operacional;
  • Saque: os consumidores poderão sacar dinheiro em espécie utilizando o Pix;
  • Pix por aproximação: a função contactless, ou de aproximação, também está entre os próximos desenvolvimentos;
  • Iniciador de pagamentos no Pix: a função permitirá que os iniciadores possam ser participantes do Pix;

O BC também está negociando com operadoras de telefone, para ampliar e otimizar o pagamento de faturas de telefone utilizando o Pix.

Bancos querem adiar o Pix Saque e Pix Troco

A Federação Brasileira de Banco (Febraban) solicitou o adiamento da implementação do Pix Saque e Pix Troco. No relatório enviado à consulta pública do Banco Central, a entidade solicitou que as funcionalidades sejam implementadas no sistema somente em fevereiro de 2022.

Mas conforme o BC, a previsão é que os produtos sejam completamente instalados no sistema de transferências instantâneas até o terceiro trimestre de 2021. O Pix Saque será uma transação exclusiva para a retirada de recursos em espécie.

Já o Pix Troco está associado a uma operação de compra ou prestação de serviços. Ele poderá ser oferecido por empresas e estabelecimentos comerciais.

Jornalista formada pela Universidade Luterana do Brasil de Canoas/RS. Repórter, apresentadora, roteirista e redatora, com experiência em rádio, televisão e online.
FacebookInstagramLinkedinWikipédia

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário