Plano Progredir: Você sabe o que é? Entenda como funciona!

O Plano Progredir é uma iniciativa do Governo Federal para gerar emprego e renda, além de promover a autonomia das pessoas inscritas no Cadastro Único – CadÚnico. Atualmente, estão abertas inscrições para 190 cursos oferecidos por 14 parceiros do governo.

Quem participa do Plano Progredir pode participar de qualquer curso e especialização de forma totalmente gratuita. A intenção é desenvolver habilidades e lapidar potencialidades, para que todos os participantes sejam beneficiados e conquistem a liberdade financeira, gerando ainda mais oportunidades no mercado de trabalho.

Publicidade

Publicidade

Para participar dos cursos de capacitação do Plano Progredir, basta ser inscrito no CadÚnico. Segundo o Ministério da Cidadania, que coordena o projeto, o objetivo da ação é beneficiar a população brasileira de baixa renda.

plano progredir

Como se inscrever no Plano Progredir

As inscrições para participar do Plano Progredir e, consequentemente, dos cursos de capacitação oferecidos, são feitas no site do programa. Se você ainda tem dúvidas, siga o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o site do Plano Progredir;
  2. Role a página e clique em “Novo Cadastro”;
  3. Insira seu CPF e o estado onde você mora;
  4. Clique em “Não sou um robô”;
  5. Em seguida, clique em “Prosseguir”.

Pronto! Você realizou seu cadastro no programa do governo e já pode se inscrever nos cursos de capacitação oferecidos gratuitamente.

Publicidade

Publicidade

Cursos do Plano Progredir

Existem 190 opções de cursos de capacitação oferecidos de forma gratuita no programa do governo. Mas a novidade é que, recentemente, o Ministério da Cidadania fechou uma parceria com a Fiesp e o Senai. 

Entre as áreas contempladas pela parceria estão: intermediação de mão-de-obra, qualificação profissional e empreendedorismo. Além disso, o contrato também vai implementar um projeto-piloto presencial em Santos (SP), para qualificar cerca de 500 pessoas de baixa renda.

Os interessados em participar deste novo curso devem ter concluído o ensino fundamental e ter mais de 14 anos de idade,

Fiesp e Sesi

A Fiesp é a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. A instituição tem grande representatividade para o setor e grande influência política.

Desde sua criação, o objetivo da Fiesp é fomentar a atividade industrial, buscando aumentar a competitividade e promover a redução dos custos de produção e do enxugamento do setor.

Cerca de 130 indústrias de diversas cadeias produtivas e associadas a mais de 130 sindicatos patronais são representadas pela Fiesp atualmente.

Publicidade

Publicidade

Já o Senai é o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, que faz parte do Sistema Indústria, ao lado da CNI, Sesi e IEL. O Senai é reconhecido como modelo de educação profissional devido à qualidade dos serviços tecnológicos, promovendo inovação da indústria brasileira. 

Por isso a importância e a força da parceria entre a Fiesp e o Senai com o Ministério da Cidadania. Aliando estas potências ao Plano Progredir, é possível que a ação do governo alcance ainda mais brasileiros e os capacite para o mercado de trabalho.

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Luterana do Brasil de Canoas/RS. Repórter, apresentadora, roteirista e redatora, com experiência em rádio, televisão e online.
FacebookInstagramLinkedinWikipédia

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário