Porque os Bancos Digitais continuam em alta após a pandemia?

Confira aqui No Detalhe tudo que você precisa saber sobre porque os bancos digitais continuam em alta após a pandemia.

Os bancos digitais permanecem em alta por sua praticidade em realizar transações como Pix e pelo fácil acesso aos cartões de crédito, algo que pode ser complicado de realizar através de contas de instituições mais “tradicionais” (como os grandes  bancos).

Porque os Bancos Digitais continuam em alta após a pandemia
Fonte/Reprodução: original

Os brasileiros tiveram de se habituar a novas formas de pagamento e deixar de frequentar locais extremamente movimentados como forma de evitar o contato com o vírus do Covid-19.

Publicidade

Publicidade

Bancos Digitais são mais baratos que os Bancos Tradicionais?

Atualmente, com as mudanças causadas pela pandemia de Covid-19, os clientes passaram a abrir contas digitais por haver uma diferença notável sobre tarifas e outros serviços.

Normalmente, bancos tradicionais costumam cobrar taxas de anuidade através dos cartões de crédito e tarifas de transferência por DOC ou TED, algo que deixou de ser atrativo aos clientes que preferem a simplicidade e o fato de não gastar dinheiro com essas questões dispensáveis.

Os bancos tradicionais estão se tornando mais digitais

Ano após ano, as agências bancárias diminuem o atendimento presencial e as burocracias em troca da agilidade e excelência dos canais de atendimento digitais. Por mais que bancos digitais exijam maior investimento em tecnologia (e um custo mais elevado nas operações), no futuro esses custos devem ser reduzidos, aumentando a capacidade das operações das instituições financeiras.

Publicidade

Publicidade

Determinados bancos optam por realizar a contratação de funcionários que não sejam gerentes de bancos ou caixas, mas profissionais da área de tecnologia. Somente o Itaú conseguiu encerrar o primeiro semestre com cerca de 13 mil funcionários da área de tecnologia – um aumento de 83% em pouco mais de dois anos. A instituição espera encerrar o ano de 2021 com mais 2.500 contratações nesta área.

Benefícios das tecnologias dos Bancos para consumidores e lojistas

De acordo com um levantamento realizado pelo Mercado Pago, vendedores que aceitam Pix como forma de pagamento tiveram um aumento nas vendas, algo em torno de 10%, superior ao percentual de outros que não optaram pelo método de pagamento.

Por conta da pandemia, 400 mil negócios que possuíam loja física passaram a trabalhar com os links de pagamento, e outros serviços específicos para lojas online para dessa maneira ser possível realizar uma ampliação nas vendas.

Somente de abril a junho de 2021, ocorreu um crescimento com percentual de 221% em total de transações e 284% no volume. Além desses benefícios, as fintechs disponibilizam maquininhas de cartão com pagamentos via QR Code, cartão e Pix que não contam juros aos vendedores de pequeno porte.

As agências bancárias serão fechadas com a digitalização dos bancos?

Não é algo certo de se dizer, apenas teorizar, afinal, por maior que seja o avanço tecnológico dos Bancos Digitais, muitas coisas específicas necessitam da presença do cliente nas agências bancárias, sem mencionar que há um grupo da população que ainda rejeita os bancos digitais.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário