Portal do Aluno Senai (Meu Senai) – Como usar e fazer login no portal

O Portal do Aluno Senai, mais conhecido por Meu Senai é a plataforma oficial do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. Por meio do site oficial, os alunos poderão acompanhar notas, se inscrever em novos cursos e obter informações sobre matrícula.

Se você está com dificuldades para fazer o Login no Meu Senai ou então utilizar algum dos recursos do portal confira este manual completo e atualizado sobre a plataforma!

Como acessar o Portal Meu Senai

Quando você se torna um aluno do Senai recebe o seu login para acesso do sistema no momento que tiver a sua matrícula aprovada.

A partir de então, poderá usar o Meu Senai como uma plataforma central de acesso unificado e cruzamento de dados!

Uma das principais novidades da tecnologia utilizada na plataforma é que ele se adapta ao perfil do docente e do estudante, recomendando situações e objetos de aprendizagem para os alunos conforme a performance de cada um.

Outra novidade é que arquivos dos mais variados tipos (docs, planilhas do excel ou Google Planilhas e outros documentos) poderão ser anexados diretamente, sem precisar ficar migrando para outras plataformas durante a aprendizagem. A integração com os serviços do Google facilita o estudo e também a gestão do trabalho por parte dos professores.

Como fazer login no Meu Senai?

Para acessar o portal do aluno Senai siga o passo a passo:

  1.  Acesse o site do SENAI do seu estado, o endereço é configurado dessa forma: estado.senai.br. Exemplos: sp.senai.br, sc.senai.br, rj.senai.br; No entanto, existem estados que possuem endereço virtual em outro formato como: senaiestado.com.br, exemplos: senaies.com.br;
  2. Diante de diferentes formatos de sites do Senai, a melhor forma encontrar o portal do seu estado é no Google, digite “Senai e o nome do seu estado”.área do aluno senai
  3. Embora o SENAI tenha um site central (Portal da Indústria), ele não possui um direcionamento para as unidades espalhadas pelo Brasil.
  4. Procure no site o “espaço do aluno” ou “área do aluno”, geralmente fica no rodapé do portal;
    login senai
  5. Use seu login e senha para ter acesso;

Como fazer cadastro no Meu Senai?

Para se cadastrar no Portal do Aluno Senai é necessário que o estudante se inscreva em um curso, pois esse espaço é exclusivo.

O login e senha é enviado por e-mail assim que a matrícula é aprovada. Após o primeiro login é possível configurar uma nova senha.

O que vou encontrar no Portal do Aluno Senai?

Meu Senai Recursos

O Portal do Aluno Senai tem o objetivo de aproximar mais os estudantes da Instituição. O ambiente armazena todas as informações escolares relevantes e que podem ajudar os alunos de alguma forma.

Além disso, os estudantes que estão matriculados em cursos EAD pode assistir suas aulas por meio deste portal. Mas cuidado para não perder o período de inscrição.

Desde que o estudante se cadastra em um curso do Senai, ele automaticamente terá acesso ao portal do aluno. Dessa forma, caso ele tiver interesse em realizar um 2º curso na Instituição, não precisará realizar um novo preenchimento de formulário, poderá usar o acesso já existente através do Portal.

Por meio deste espaço os alunos ainda podem: ler os termos de compromisso dos cursos, escolher formas de pagamento, imprimir boleto de mensalidades e realizar a matrícula para cursos pagos e gratuitos.

Portanto, ao se cadastrar, guarde o seu login e senha para os próximos acessos.

Os recursos disponíveis são:

  • Acompanhamento da situação de aprendizagem;
  • Sincronização com o Google Agenda;
  • Sincronização com o Google Contatos;
  • Sincronização com o Google Turmas e Google Classroom e seus ambientes de aprendizagem com videoaulas e provas;
  • Sincronização com grupos do Google para fazer trabalhos em equipe;
  • Sincronização com o G-mail para recebimento e envio de dúvidas aos professores e obtenção de atendimento e suporte da coordenação Senai;
  • Sincronização com o Google Hangouts para realização de video-aulas e videoconferências.

Como funciona o Meu Senai?

Portal do aluno Senai

Toda semana os docentes atualizam a plataforma com as atividades e videoaulas que são cadastradas no Google Classroom. Estas atualizações ficam disponíveis na página inicial do estudante.

A partir da agenda o estuante poderá realizar as atividades de forma integrada e usar os recursos para fazer sua aprendizagem no ambiente virtual.

 VEJA TAMBÉM 🎟️🎓
Cursos gratuitos do Senai em 2021

Como recuperar a senha do Portal do Aluno Senai?

É muito comum perder ou esquecer o login e senha, especialmente se faz bastante tempo que você não acessa o Portal do Aluno Senai. Por isso, o ideal é sempre anotar em algum lugar onde poderá consultar posteriormente.

Contudo, isso não é motivo de preocupação, pois no cadastro do Senai, o aluno coloca inúmeras informações pessoais, de formação e contato. Por isso, é perfeitamente possível recuperar seus dados de acesso de uma forma bem rápida e fácil.

  1. Ao entrar no portal do aluno, perceba que terá uma opção que diz “Esqueci minha Senha”. Clique nessa opção e proceda com as orientações.login senai esquecer senha
  2. Na maioria dos portais do Senai, a primeira coisa solicitada é o endereço de e-mail. Mediante a isso, será encaminhado uma mensagem com um link para que o aluno confirme a sua identidade e posteriormente, cadastre uma nova senha de acesso.esquecer senha portal do aluno senai
  3. O cadastro no Portal do Aluno Senai é vitalício, portanto, uma vez realizado, ele não expira. Por conta disso, é essencial que o mesmo seja atualizado conforme haja mudança de dados de contato, especialmente de e-mail.
  4. Caso isso não seja feito, vai dificultar a recuperação da senha nos próximos acessos, se houver necessidade. Para os alunos que não conseguirem recuperar a senha do portal, a orientação é que entre em contato com a unidade do SENAI da sua cidade.

Sobre o Senai

unidade senai

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial já formou milhares de estudantes desde o início de suas atividades em 1942. A maioria dos cursos são gratuitos, os interessados devem se cadastrar em uma das unidades ou pelo site onde terão acesso ao portal do aluno Senai.

O SENAI é uma instituição privada, porém de interesse público, sem fins lucrativos. Seus cursos são conhecidos como divisores de água e formam profissionais em 28 áreas da indústria brasileira.

O SENAI não é somente uma das melhores instituições de ensino do Brasil, mas sim do mundo, onde ocupa o 5º lugar no ranking dos maiores centros de educação profissional, sendo a número 1 da América Latina.

Os cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial são destinados para iniciação profissional até graduação e pós tecnológica.

São profissionais que saem prontos para atuar no mercado industrial de diversos segmentos.

GIlmar Penter
Fotógrafo, ator e comunicador é apaixonado pelas artes e pela aventura que é a vida. Nas palavras, vê uma chance de mudar o mundo, mesmo que para isso tenha que vir até ele, afinal, passa muito mais tempo no mundo da lua.
FacebookInstagram

Deixe seu comentário