Pós-Graduação EAD – Como Funciona? Vale a Pena? Melhores Cursos do Brasil

Modalidade de ensino a distância é alternativa para quem tem pouco tempo, mas deseja se especializar e se destacar no mercado de trabalho. Saiba como funciona esse processo de aprendizagem e descubra se vale a pena.

Pós-graduação

A pós-graduação oferece diversos benefícios aos profissionais com experiência no mercado de trabalho como o título de especialista, a valorização do currículo e a ampliação de contatos profissionais.

Além disso, o curso de especialização após a graduação diferencia o profissional daquele que não se atualizou no segmento de atuação e, consequentemente, contribui para uma ascensão na carreira.

Contudo, os profissionais que desejam fazer uma pós-graduação devem se planejar financeiramente e se organizar para os estudos presenciais ou a distância.

EAD

Quem opta pelo ensino a distância, ou seja, a modalidade de ensino EAD, realiza o processo de aprendizado totalmente ou parcialmente pela internet. 

Para isso, a instituição de ensino disponibiliza ao estudante uma plataforma online com todo o conteúdo necessário para a formação.

Vale lembrar que o ensino a distância pode ser feito sob diferentes condições de acordo com a universidade onde o curso será realizado. Sendo assim, é fundamental pesquisar e escolher aquela que atende às suas necessidades e exigências.

Pós-graduação EAD

De modo geral, a pós-graduação EAD garante ao estudante o mesmo conteúdo que seria ministrado presencialmente no curso pretendido, mas as aulas são virtuais.

Com a pandemia do novo coronavírus o ensino a distância tomou grandes proporções no Brasil, mas a Associação Brasileira de Educação a Distância constatou que mais de 9 milhões de estudantes estavam matriculados na modalidade EAD somente em 2018.

Sendo assim, as aulas ao vivo ou previamente gravadas já eram uma realidade para o país e continua sendo com o novo normal.

Vantagens e desvantagens

Apesar de a pós-graduação EAD ser comum mesmo antes da pandemia, essa modalidade de aprendizado e ensino possui vantagens e desvantagens de acordo com o perfil do profissional e estudante.

Em primeiro lugar é importante deixar evidente que os cursos de pós-graduação a distância não são realizados 100% online, pois o Ministério da Educação exige que sejam aplicadas provas finais, aulas práticas, estágios e outras atividades de forma presencial.

Além disso, a pós-graduação EAD pode não ser tão útil para quem não tem experiência no mercado de trabalho, uma vez que as empresas e indústrias buscam por profissionais que saibam o que devem fazer.

mulher estudando com notebook
Pós-graduação EAD exige foco, disciplina, organização e determinação dos alunos

Outros fatores cruciais para quem quer fazer uma pós-graduação EAD são a organização e a disciplina perante os estudos e o cumprimento de prazos para a entrega de atividades. 

Nesse caso, é fundamental ter um ambiente de estudos bem estruturado, confortável e sem distrações, além de um cronograma com as prioridades e metas de aprendizado.

Quem não vê problemas na falta de interação social com outros estudantes tem facilidade no aprendizado autodidata mesmo com suporte online, consegue conciliar os estudos com o trabalho e manter o foco nas aulas a pós-graduação EAD pode ser uma excelente opção.

Melhores cursos no Brasil

Atualmente diversas instituições de ensino superior oferecem cursos na modalidade EAD em todo o Brasil. Porém, como mencionado anteriormente, cada uma delas possui uma metodologia de aplicação das aulas e recursos tecnológicos.

Sendo assim, é fundamental pesquisar e comparar os cursos e as instituições de modo que seja possível escolher entre aquelas que oferecem boas condições para o processo de aprendizagem virtual e tenham uma excelente reputação.

Pensando em auxiliar os interessados em pós-graduação EAD na escolha do melhor curso e da melhor universidades separamos algumas recomendações, são elas:

  • Pós-Graduação em Gestão Pública, ênfase em Auditoria E Controladoria – Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado;
  • Pós-Graduação em Produção De Grãos – Rehagro Ensino;
  • Pós-Graduação em Gestão Pública – Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado;
  • Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Astronomia – Universidade Cruzeiro do Sul;
  • Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Física – Universidade Cruzeiro do Sul ;
  • Curso de Especialização Lato Sensu em Ensino Lúdico – Universidade Cruzeiro do Sul;
  • Especialização em Informática em Saúde – Universidade Federal de São Paulo;
  • Educação Inclusiva Pós-Graduação Lato Sensu – Universidade Cruzeiro do Sul;
  • Curso de Especialização Lato Sensu em Gestão Escolar – Universidade Cruzeiro do Sul.

Essas instituições e cursos fazem parte do EAD Ranking, um sistema de avaliação desenvolvido pelo Canvas, Rede Rankintacs, Associação Brasileira de Educação a Distância, Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento e o Grupo Gestão RH. 

A avaliação é realizada com base em metodologias tradicionais e em quatro classes de indicadores com diferentes aspectos, como avaliação de colegas, impacto no mercado de trabalho, capacidade tecnológica e proporção tutor/aluno.

Contudo, não são somente esses cursos e essas instituições que promovem um processo de educação a distância adequado. Você pode pesquisar pela área e pela universidade desejada por meio das recomendações do MEC.

Julia de Paula
Julia é formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e, no momento, atua como redatora para o portal NoDetalhe. Ao longo da carreira, a jornalista tem se especializado em produção de conteúdo otimizado para motores de busca e conversão, além de gerenciamento de mídias sociais e marketing digital.
Linkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário