Poupatempo: Entenda mais sobre o programa e os serviços disponíveis

O Poupatempo, programa destinado ao atendimento ao público e gerenciado pela Prodesp – empresa de Tecnologia do Estado de São Paulo, lançou na quinta-feira (11/03), uma nova versão de cartilhas, com as informações necessárias sobre os serviços digitais que o programa fornece, além de tutoriais para solicitar serviços e respostas para perguntas frequentes.

Considerado um dos programas mais eficazes implementado pelo Governo de São Paulo, ele presta atendimento ao cidadão há mais de duas décadas. O Poupatempo facilita serviços burocráticos, como a emissão de documentos, que, muitas vezes, é um processo lento.

Publicidade

Publicidade

Ao todo, existem mais de 80 unidades de atendimento do Poupatempo espalhadas por São Paulo. A população possui um leque de serviços presenciais, mas também conta com a oferta de serviços digitais.Poupatempo

Nova versão das cartilhas Poupatempo

As cartilhas Poupatempo foram produzidas a fim de ajudar o usuário dos serviços do programa, fornecendo respostas para as dúvidas mais frequentes. Por meio das cartilhas, são fornecidos esclarecimentos para milhares de cidadãos e, por consequência, isso evita o seu deslocamento até uma unidade.

Nas cartilhas também são encontradas instruções para a solicitação de serviços, bem como os documentos necessários. Atualmente, as 82 unidades do Poupatempo distribuídas em todo o estado paulista se encontram fechadas, por conta da fase vermelha do Plano São Paulo.

Publicidade

Publicidade

As cartilhas são encontradas no site oficial do Poupatempo. Quem acessá-las encontrará informações como o passo a passo para solicitar os principais serviços públicos ofertados no portal e no aplicativo. Além disso, elas mostram como criar login nos canais digitais, como fazer download do app, como ter acesso a documentos.

Serviços prestados pelo Poupatempo

O programa disponibiliza à comunidade em geral mais de 400 serviços, entre eles:

  • Emissão de Atestados de Antecedentes Criminais;
  • Emissão de 2ª via da CNH;
  • Emissão da Certidão de CNH;
  • Consulta de Débitos e Restrições de Veículos;
  • Troca da PPD para a CNH definitiva.

Os serviços mencionados acima também são fornecidos digitalmente. Somado com eles, o Poupatempo oferece 130 serviços 100% digitais. O cidadão consegue fazer o que deseja apenas digitando seu CPF e fazendo a biometria. Essa comodidade é fundamental nos dias atuais, pois evita o deslocamento e a aglomeração em filas.

Unidades Poupatempo

As unidades de atendimento do Poupatempo estão espalhadas em todo o estado de São Paulo. São encontrados centros do programa na Capital, na Grande São Paulo e também no Interior, ou seja, em todas as regiões.

O fato de estar presente em todas as regiões de São Paulo, facilita o acesso dos moradores para conhecerem o programa e também terem acesso aos serviços que necessitam, de modo simples e sem maiores burocracias.

Os atendimentos presenciais podem ser agendados com antecedência através do site Agenda SP. Além dos terminais de atendimento existem os totens. Até o final de 2021, estima-se que existam 180 totens, e para 2022 o número esperado é de 240.

Publicidade

Publicidade

Os cidadãos que optam pelos totens de autoatendimento não precisam passar pelos balcões para solicitar serviços, ou então para efetuar pagamentos com cartões de débitos. Esse tipo de atendimento é reconhecido pela sua agilidade, sendo ideal para os indivíduos que estão sempre atarefados.

Redatora e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Pelotas.
FacebookInstagram

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário