Poupatempo: Entenda mais sobre o programa e os serviços disponíveis
O Poupatempo, programa destinado ao atendimento ao público e gerenciado pela Prodesp – empresa de Tecnologia do Estado de São Paulo, lançou na quinta-feira (11/03), uma nova versão de cartilhas, com as informações necessárias sobre os serviços digitais que o programa fornece, além de tutoriais para solicitar serviços e respostas para perguntas frequentes.
Considerado um dos programas mais eficazes implementado pelo Governo de São Paulo, ele presta atendimento ao cidadão há mais de duas décadas. O Poupatempo facilita serviços burocráticos, como a emissão de documentos, que, muitas vezes, é um processo lento.
Ao todo, existem mais de 80 unidades de atendimento do Poupatempo espalhadas por São Paulo. A população possui um leque de serviços presenciais, mas também conta com a oferta de serviços digitais.
Nova versão das cartilhas Poupatempo
As cartilhas Poupatempo foram produzidas a fim de ajudar o usuário dos serviços do programa, fornecendo respostas para as dúvidas mais frequentes. Por meio das cartilhas, são fornecidos esclarecimentos para milhares de cidadãos e, por consequência, isso evita o seu deslocamento até uma unidade.
Nas cartilhas também são encontradas instruções para a solicitação de serviços, bem como os documentos necessários. Atualmente, as 82 unidades do Poupatempo distribuídas em todo o estado paulista se encontram fechadas, por conta da fase vermelha do Plano São Paulo.
As cartilhas são encontradas no site oficial do Poupatempo. Quem acessá-las encontrará informações como o passo a passo para solicitar os principais serviços públicos ofertados no portal e no aplicativo. Além disso, elas mostram como criar login nos canais digitais, como fazer download do app, como ter acesso a documentos.
Serviços prestados pelo Poupatempo
O programa disponibiliza à comunidade em geral mais de 400 serviços, entre eles:
- Emissão de Atestados de Antecedentes Criminais;
- Emissão de 2ª via da CNH;
- Emissão da Certidão de CNH;
- Consulta de Débitos e Restrições de Veículos;
- Troca da PPD para a CNH definitiva.
Os serviços mencionados acima também são fornecidos digitalmente. Somado com eles, o Poupatempo oferece 130 serviços 100% digitais. O cidadão consegue fazer o que deseja apenas digitando seu CPF e fazendo a biometria. Essa comodidade é fundamental nos dias atuais, pois evita o deslocamento e a aglomeração em filas.
Unidades Poupatempo
As unidades de atendimento do Poupatempo estão espalhadas em todo o estado de São Paulo. São encontrados centros do programa na Capital, na Grande São Paulo e também no Interior, ou seja, em todas as regiões.
O fato de estar presente em todas as regiões de São Paulo, facilita o acesso dos moradores para conhecerem o programa e também terem acesso aos serviços que necessitam, de modo simples e sem maiores burocracias.
Os atendimentos presenciais podem ser agendados com antecedência através do site Agenda SP. Além dos terminais de atendimento existem os totens. Até o final de 2021, estima-se que existam 180 totens, e para 2022 o número esperado é de 240.
Os cidadãos que optam pelos totens de autoatendimento não precisam passar pelos balcões para solicitar serviços, ou então para efetuar pagamentos com cartões de débitos. Esse tipo de atendimento é reconhecido pela sua agilidade, sendo ideal para os indivíduos que estão sempre atarefados.
Deixe seu comentário