Prefeitura lança programação oficial da segunda edição do Caruaru Por Paixão

De 20 de março a 1º de abril, sete polos oferecem vivência cultural

A segunda edição do projeto Caruaru Por Paixão pretende consolidar uma vivência cultural única para quem visita Caruaru na Semana Santa. Lugares símbolos que foram palco de diversas manifestações artísticas no ano passado, como a Feira de Artesanato, o Monte Bom Jesus e o Alto do Moura (Maior Centro de Artes Figurativas das Américas), além de polos de entretenimento como a Avenida Agamenon Magalhães e a Rua da Má Fama juntam-se, este ano, à Estação Ferroviária e a museus.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

De 20 de março a 1º de abril, a Fundação de Cultura e Turismo vai realizar ações que incluem circuito gastronômico, exposição de arte popular, apresentações artísticas, teatro, mercado criativo e mostra musical. No Museu do Barro, um dos mais visitados do estado, haverá a exposição “A Arte Popular Religiosa”, com 20 peças de autores diversos pertencentes ao acervo do Museu de Arte Sacra de Pernambuco. No Memorial da Cidade de Caruaru, o público vai poder conferir a exposição “Um Museu Itinerante”, uma parceria com o Museu do Estado de Pernambuco. Já a mostra musical foi dividida em noites temáticas. O dia 29, noite jazz & blues festival; no dia 30, é a vez da cena contemporânea; já no dia 31, a noite faz jus ao título de Capital do Forró. Passam por lá nomes como George Israel, ex-Kid Abelha; Almério; Rogéria; Walmir Silva e Azulão.

Polo Alto do Moura

A programação no Alto do Moura conta com uma exposição de arte em barro intitulada “Mestres da Paixão”, que terá 40 peças expostas em frente aos ateliês da Rua Mestre Vitalino. Na Casa-Museu Mestre Vitalino, bandas de pífanos vão se apresentar nos dias 24, 25, 30 e 31 de março, entre 11h e 13h. Já no dia 30, haverá o espetáculo da Via Sacra.

Exposição Mestres da Paixão (24/03 a 1º/04) – 40 peças expostas na frente dos ateliês da Rua Mestre Vitalino
Casa-Museu Mestre Vitalino (24, 25, 30 e 31/03) – 11h às 13h – Apresentações de bandas de pífano
Espetáculo da Via Sacra (30/03)

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Polo Feira

Festival Gastronômico Comida de Feira (20/03 a 1º/04)
O Comida de Feira foi criado com o intuito de oferecer um roteiro gastronômico, junto aos restaurantes da cidade, inspirado no tema “A Feira de Caruaru”. Neste ano, 16 estabelecimentos – cinco na feira e 11 espalhados pela cidade – criaram um prato especialmente para o projeto.

Além disso, o projeto traz uma palestra sobre gastronomia e empreendedorismo com o chef paraense Thiago Castanho, apresentador do “Cozinheiros em Ação”, reality exibido no canal GNT e, ainda, uma aula-show com os chefs Thiago das Chagas, Cláudia Luna e Yuri Machado, que vão ensinar as receitas dos pratos criados para o festival. A palestra e a aula-show são gratuitas e abertas ao público.

Fazem parte do roteiro os restaurantes Tia Guida, Mãe Biata, São José, Heleno e Tia Bia, localizados na feira; e Empório Salatta, Massadore, Barcelona Tapas, Frida Cocina Mexicana, Truck Restô, Varanda Restaurante e Pizzaria, Rood Bike, Delicatto Café e Confeitaria, Doce Casa, Churrascada e Maria José Café Gourmet.

Ação Feira Viva – Bandas de pífanos, trios pé de serra e o declamador Raudênio Lima se apresentam na Feira de Artesanato.

Bandas de Pífano (volantes)
Trios pé-de-serra:
Dia 24/03, das 11h às 14h – Trio Santa Rosa

Dia 25/03, das 11h às 14h – Trio Remelexo

Dia 29/03, das 11h às 14h – Trio Expressinho do Forró

Dia 30/03, das 11h às 14h – Trio Baú dos 8 Baixos

Dia 31/03, das 11h às 14h – Trio Chamego Bom

Declamação de poesia:
Dias 24, 25, 29, 30 e 31/03, das 11h às 14h – Raudênio Lima

Polo Monte Bom Jesus

No domingo de Páscoa (1º/04), uma missa será celebrada no local com a participação do Coral Madrigal, a partir das 9h.

Missa – com a participação do Coral Madrigal– 9h

Polo Avenida Agamenon Magalhães

Nos dias 25 de março e 1º de abril, o espaço de lazer da Avenida Agamenon Magalhães vai receber atividades esportivas e culturais e, ainda, o projeto “Roteirinho do Saber”, que consiste em um jogo interativo, conduzido por dois arte-educadores, em que as crianças passeiam através de um mapa gigante pelos pontos turísticos de Caruaru e conhecem os ícones da nossa cultura.

Atividades esportivas e culturais (25/03 e 1º/04)
Projeto “Roteirinho do Saber” (25/03 e 1º/04)

Polo Rua Silvino Macedo

No dia 25 de março, a rua mais animada de Caruaru vai receber a sexta edição do Festival Flor & Ser MáFama. Das 12h às 20h, a rua se transforma numa área de lazer para toda a família. Brinquedos infláveis, feira de mercado criativo e apresentações musicais animam o público de todas as idades.

Flor & Ser MáFama (25/03 – 12h às 20h)
Programação musical:

14h Trio Fole de Ouro

16h Banda de Pífano Dois Irmãos de Caruaru

18h DJ Z

Polo Museus

Museu do Barro (22/03 a 09/04)
O museu vai receber a exposição “A Arte Popular Religiosa”, com 20 peças de autores diversos pertencentes ao acervo do Museu de Arte Sacra de Pernambuco, além de peças premiadas no Salão de Arte Popular Religiosa de Pernambuco, na FENEARTE. A finalidade desta exposição é mostrar a religiosidade em suas relações de contexto e apropriações narrativas e estéticas, em diálogo com a produção no universo popular.

Sala de Exposições Temporárias do Museu do Barro de Caruaru

Abertura: 22/03 – 15h

Encerramento: 09/04

Horário de visitação: Terça a sábado – 08h às 17h | Domingo – 09h às 13h

Memorial da Cidade de Caruaru

O museu, localizado no Centro de Caruaru, vai receber a exposição “Um Museu Itinerante”, uma parceria com o Museu do Estado de Pernambuco.

Polo Estação Criativa

A Estação Ferroviária, o maior equipamento histórico do município, recebe várias ações entre os dias 29 de março e 1º de abril. Exposição fotográfica, mercado criativo, feira da mulher empreendedora, parque infantil, food park e mostra musical fazem parte da programação, além do Teatro de Mamulengos Mamusebá e demais ativações da Estação.

A mostra musical foi dividida em noites temáticas, visando contemplar vários públicos. No dia 29, amantes do jazz e blues vão poder curtir os shows a partir das 20h; no dia 30, é a vez da cena contemporânea; já no dia 31, a noite faz jus ao título de Capital do Forró.

Feira da Mulher Empreendedora – Entre 29 e 31 de março, a Secretaria de Políticas para Mulheres traz para o público o trabalho de 40 expositoras
Mercado Criativo – Entre 29 e 31 de março, feira com a participação de dez empresas de economia criativa
Exposição fotográfica das comidas gigantes
Food Park
MamuSebá e demais Casas de Cultura – Entre 29 e 31 de março, das 17h às 22h
Parque infantil (29/03 a 1º/04)
Mostra Musical:

29/03 – Jazz & Blues Festival

20h – Allycats Band

21h20 – Joanathan Richard

22h40 – Uptown Blues Band

0h – George Israel

30/03 – Noite Cena Contemporânea

20h – Nika Macedo

22h – Rogéria

0h – Almério

31/03 – Noite Capital do Forró

20h – Edmílson do Pífano

22h – Totonho

0h – Sebastian Silva com participação especial de Azulão, Azulinho e Walmir Silva

Curta nossa página no Facebook

Confira as vagas de emprego disponíveis em Caruaru e no Agreste nesta sexta-feira (16)

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar