Primeiro Estágio: Dicas para conseguir sua primeira oportunidade! Confira!

O período de estágio pode ser obrigatório ou optativo. Isso vai depender do curso de graduação e da instituição em que você está matriculado. Mas uma coisa é fato, as chances de conseguir um emprego efetivo, posteriormente, vão ser muito maiores se tiver passado por essa etapa, e de preferência mais de uma vez. 

Diferente de um profissional formado, o estagiário tem o benefício de poder errar e aprender enquanto pratica. Afinal, esse é justamente o objetivo do programa. Contudo, nem sempre é tão simples conseguir um contrato. Para alguns cursos há mais oferta de vagas, para outros menos.  

Publicidade

Publicidade

Por isso, é muito importante reconhecer suas habilidades e saber como montar um currículo que seja atraente para as empresas. A seguir, confira as principais dicas que podem ajudar a encontrar seu primeiro estágio. 

Estudante com mochila

Como montar um currículo atrativo? 

Obrigatoriamente, o currículo do candidato a estagiário deve conter o nome completo, o semestre que está cursando, o número de telefone e o e-mail para contato. Mas só com essas informações, você acredita que pode se destacar? Bom, a possibilidade é mínima. 

Por essa razão, é aconselhável investir mais na elaboração do currículo. Primeiro faça uma pesquisa sobre a empresa em que você está se candidatando e verifique quais as habilidades requisitadas. Caso você as possua, não deixe de mencionar. 

Publicidade

Publicidade

Acrescente também suas participações em palestras, em causas sociais e em cursos livres. Se tiver domínio com as ferramentas da internet e souber uma língua estrangeira, pode ter certeza que vai ganhar alguns pontos extras. 

Onde posso me candidatar?

Algumas faculdades têm um programa de estágio interno, que oferece vagas para diversos cursos e permite que os estudantes trabalhem dentro do próprio campus. Vale a pena conferir se existe essa alternativa onde você estuda, porque além de ser mais cômoda, pode apresentar menos concorrência. 

Agora, vamos falar das instituições que trabalham recrutando estudantes de nível superior para as vagas de estágio em diversos setores, tal como fazem o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL). 

Funciona basicamente assim, você preenche um cadastro pela internet e, em seguida, seus dados são cruzados com as informações das empresas. Se houver pontos em comum, eles entram em contato para agendar uma entrevista. 

E por último, mas não menos importante, tem os processos seletivos diretos, que é quando você se candidata à vaga na empresa onde quer trabalhar, sem intermediação. Geralmente essas oportunidades são divulgadas pela internet, nas mídias sociais da empresa, então cabe ao interessado acompanhar as atualizações. 

Como me destacar na entrevista?

É bem comum que os estagiários de primeira viagem fiquem inseguros quanto ao processo seletivo, especialmente na entrevista cara a cara. No entanto, não é nenhum bicho de sete cabeças.  

Publicidade

Publicidade

Hoje, a maioria das empresas deseja contratar pessoas que tenham habilidades diferentes para formar um time de diversidade. Então seja você mesmo. No mais, tem cinco dicas que podem te ajudar a causar uma boa impressão, veja: 

  • Use roupas que estejam de acordo com o código de vestimenta da empresa; 
  • Cumprimente todas pessoas envolvidas ao chegar e ao sair, demonstrando educação; 
  • Ouça atentamente e não interrompa quem estiver falando; 
  • Evite manusear o celular no local da entrevista; 
  • Seja pontual. 

Você também pode ser interessar: Estágio: Programa Universitário-Empresas Santander tem 1200 vagas disponíveis – Veja!

Ludmila Catharina
Uma jornalista de 23 anos, nascida e criada no quadradinho. Encantada por literatura e todas as formas de comunicação. Antes de atuar como redatora, participei dos programas de estágio do Ministério da Justiça, da Defensoria Pública do Distrito Federal e da Câmara dos Deputados. Atualmente, ocupo o papel de estudante, mais uma vez, fazendo especialização em Comunicação Organizacional e Estratégias Digitais no Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB).
Linkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário