Processo Administrativo do INSS: como funciona e para que serve
O processo administrativo do INSS serve para os aposentados que precisam revisar o valor do benefício. É possível fazer o pedido da cópia digital do documento, mas é necessário aguardar cerca de dois meses para a liberação do mesmo.
No entanto, o requerimento do processo administrativo é voltado para segurados com pedidos antigos, que ainda não foram digitalizados. Porém, se você precisa do processo administrativo do INSS e desejar ter o documento de forma rápida, saiba que é possível através do aplicativo Meu INSS.
Solicitar cópia do processo administrativo do INSS
Caso você ainda não tenha baixado o aplicativo Meu INSS, é possível realizar a solicitação do processo administrativo pelo site. Clique aqui e siga o tutorial abaixo:
- Acesse o site ou aplicativo do INSS;
- Clique em “Iniciar”;
- Faça login no Meu INSS;
- Clique em “Agendamentos/Solicitações”;
- Agende seu atendimento a distância;
- Se o seu requerimento for recente, ele aparecerá na tela;
- Clique na lupa para ser redirecionado para o detalhamento do requerimento;
- Role a tela até o final e clique em “Baixar processo”.
Para baixar requerimentos mais antigos, siga o passo a passo:
- Clique em “Novo Requerimento”;
- Acesse a opção “Processos e Documentos”;
- Vá até a ferramenta de busca e digite “Cópia”;
- Escolha a opção “Cópia de Processos – Atendimento a Distância”.
Serviços no site do INSS
Entre os mais de 90 serviços oferecidos no site do INSS, podemos destacar:
- Agendamentos/Solicitações;
- Agendar perícia;
- Emitir Guia de Pagamento (GPS);
- Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT);
- Calendário de Pagamento;
- Encontre uma Agência;
- Verificar Autenticidade de Documentos.
Download e cadastro no Meu INSS
Também é possível solicitar o processo administrativo através do aplicativo Meu INSS. O primeiro passo é fazer o download da plataforma no seu smartphone. Clique aqui para baixar o app para Android e aqui para baixar no sistema iOS.
Após baixar o aplicativo, é necessário se cadastrar no Meu INSS. Entre na plataforma, selecione a opção “cadastrar senha”, e em seguida, preencha corretamente o formulário de cadastro apresentado. É possível realizar este passo a passo no site do INSS.
No cadastro, é preciso preencher alguns dados importantes, como seu nome completo, CPF, data de nascimento, além de responder perguntas sobre seu cadastro na Previdência Social. Após este processo é que você conseguirá cadastrar uma senha de acesso no Meu INSS e em outros serviços do Governo Federal.
Além disso, também é possível fazer um certificado digital. Com este certificado digital, basta conectar o token no computador e clicar na imagem do certificado que aparece na página. Mas se você possui um certificado digital em nuvem, é só clicar na imagem do certificado digital, que também é indicada na página de cadastro no site do governo.
O Meu INSS oferece mais de 90 serviços que podem ser realizados de forma remota. A possibilidade de atendimento a distância ganhou força na pandemia e facilitou a vida dos segurados do INSS.
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