Programa Ideiaz vai capacitar 450 negócios em fase inicial: saiba como participar

Está sendo lançado pelo Ministério da Economia o programa Ideiaz, do qual fará o apoio de 450 projetos relacionados a projetos, que estejam em fase inicial, onde são chamados em termos técnicos de “ideação”.

Esse auxílio terá a capacitação, orientações e suporte tecnológico para que as equipes consigam desenvolver os diferentes tipos de propostas nas empresas.

Publicidade

Publicidade

São 25 horas de apoio das quais serão distribuídas, sendo que é previsto que pelo menos 15 horas sejam de atendimento de cunho individual, como é o caso da mentoria, consultoria organizacional, suporte para formalizar o negócio e por fim, a qualificação empreendedora.

Programa Ideiaz vai capacitar 450 negócios em fase inicial: saiba como participar
Programa Ideiaz vai capacitar 450 negócios em fase inicial: saiba como participar. Foto: Reprodução/Blog AEVO.

Esse nome de “etapa de ideação” é o destinado para quando o negócio ainda não tem um formato concreto. Assim, as equipes acabaram criando uma solução do problema, porém, não se tem conhecimento correto de como se pode gerar receitas e lucros, nem como inserir o mesmo dentro do mercado.

A divulgação pública para o projeto, dos qual está disponível pelo programa Inovativa, está aberta até o dia 23 de agosto. Assim, os interessados precisam acessar o site da iniciativa para fazer o preenchimento de todas as informações que são requisitadas.

Publicidade

Publicidade

Esse processo seletivo será coordenado por pessoas de diferentes órgãos, como:

  • Ministério da Economia,
  • Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa (Sebrae),
  • Associação Nacional de Empresas Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Aprotec),
  • E por fim, vários investidores.

Programa Inoativa: como funciona?

O InovAtiva Brasil, é um programa que estimula o empreendedorismo, do qual foi desenvolvido pela Secretaria de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME) em conjunto com o Sebrae.

Foi anunciado nesse ano que o programa recebeu R$44 milhões de investimento para incentivo e apoio dos empreendedores brasileiros durante os próximos anos. A principal intenção é de atender até 15 mil empresas pequenas em seu início.

Conforme as entidades, esse programa tem a principal intenção de tornar o Brasil como um dos três principais países mestres no empreendedorismo do mundo. Com esse investimento, estão incluídos alguns serviços gratuitos, como:

  • Aceleração,
  • Networking,
  • Capacitação
  • Desenvolvimento de polos regionais.

A primeira ação que será executada é o desenvolvimento do programa citado acima, que é o Ideiaz Powered, onde fará a conexão dos empreendimentos para as incubadoras e aceleradoras de todo o Brasil.

Startups apresentam seus projetos

Entre os dias 31/07 até 09/08, 160 as empresas tiveram a oportunidade de apresentar suas ideias para os investidores entre todo o país diretamente no InovAtiva Experience, o evento que marcou a conclusão do lançamento do programa de 2021.

Publicidade

Publicidade

Com um número recorde de inscritos nessa única edição, ele tinha como principal objetivo unificar as startups que estão participando do programa com os investidores, mentores e celebridades do empreendedorismo.

O InovAtiva Experience é uma oportunidade única para os participantes do InovAtiva Brasil. No evento, os 160 negócios que mais se destacarem nos quatro meses do programa terão a chance de apresentar suas soluções para investidores relevantes do ecossistema de inovação nacional. Além disso, conseguem grande visibilidade e criam conexões decisivas para seu desenvolvimento”, disse o Secretário de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos Da Costa em entrevista para o portal Administradores.

Nessa primeira edição de 2021, o programa tinha a agenda aberta ao público, do qual poderia fazer o acompanhamento das palestras e painéis do empreendedorismo local, além da possibilidade de entrar em contato com pessoas importantes do ramo.

Qual o perfil dos empreendedores participantes?

Dentro de 8 anos, o InoAtiva Brasil fechará um ciclo com cerca de 160 startups participantes. Desse total, 75% delas são da região sudeste, sendo que 25% são pertencentes ao estado de São Paulo.

Dentro do índice de crescimento, 47% delas já possuem um serviço disponível dentro do mercado, enquanto 70% desses empreendimentos já realizaram a regulamentação de suas soluções, além de que 90% já tem clientes fixos.

Publicidade

Essas 160 empresas iniciantes do programa atuam dentro das seguintes áreas:

Publicidade

  • Saúde (13%),
  • Tecnologia da Informação e Comunicação (11%)
  • Tecnologias Sustentáveis e Verdes (6,8%).

Ademais, é interessante destacar que 45% delas estão dentro do segmento BCB, enquanto 37,5% são no modelo SAAS – Software com Serviço.

Continue acompanhando nosso site para receber essa e demais informações sobre empreendedorismo no Brasil, quais são os principais programas desenvolvidos e tudo que precisa saber sobre o assunto.

Aqui em nosso site você recebe essa e demais atualizações importantes sobre esse e demais temas importantes sobre trabalho e vagas.

Publicidade

Publicidade

Fonte: Focus, Revista PNG, Administradores e Agência Brasil.

Jornalista formada pela PUCPR viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário