Prefeitura de Campo Grande tem projeto de lei para pagar aluguel de quem não pode pagar por casa popular

No Brasil, conseguir manter o pagamento das contas básicas do cotidiano não é uma das tarefas mais simples, sendo necessário toda uma organização e às vezes trabalhar em mais de um emprego para conseguir conciliar essa grande demanda.

Já imaginou ter a possibilidade de um projeto do governo do qual poderia pagar o seu aluguel em caso de não existirem demais condições? Essa ideia está sendo implementada na cidade de Campo Grande.

Publicidade

Publicidade

Continue lendo abaixo e veja informações completas, como funciona, quem pode ter esse direito e muito mais.

Prefeitura de Campo Grande tem projeto de lei para pagar aluguel de quem não pode pagar por casa popular

Prefeitura de Campo Grande tem projeto de lei para pagar aluguel de quem não pode pagar por casa popular

Com aprovação pelos vereadores locais da cidade de Campo Grande, o novo projeto de lei tem como a intenção de que a prefeitura faça um investimento de recursos para assim pagar, no mínimo, metade do aluguel de famílias que ganham menos de um salário mínimo.

O foco é principalmente daquelas que não possuem as demais condições de financiar casas pelos demais programas habitacionais do governo federal ou da própria prefeitura em questão.

Publicidade

Publicidade

A principal ideia desse projeto de locação social é de que essas famílias façam suas inscrições para assim pleitear o benefício, enquanto um certo chamamento público faça a reunião das demais imobiliárias interessadas em realizar o contrato com quem é beneficiado, conforme informações cedidas pelo vereador Delei Pinheiro, que é o autor da proposta em conjunto com o presidente da Câmara Carlos Augusto Borges

De acordo com Delei, a intenção é de que aqueles imóveis que ainda não tenham sido construídos por meio da Emha, também tenham a intenção de ser usados nesse novo programa, sendo assim, atendidas pelo menos 200 famílias, das quais não moram em locais confortáveis, conseguindo assim uma moradia digna.

Emha é referente as casas populares, sendo assim chamadas no cotidiano.

No momento, as casas populares precisam ser habitadas por aqueles que compraram as mesmas, sendo que os beneficiários fazem o pagamento de valores mais em conta do financiamento. O vereador também não explicou ainda como seria feito o processo de locação das mesmas.

Esse projeto de lei de número 10.162/21 teve aprovação por unanimidade por entre os demais vereadores.

A vereadora Camila Jara, por sua vez, propôs com que a prefeitura faça a inclusão dentro do projeto daquelas pessoas que já estão com um imóvel alugado.

Publicidade

Publicidade

O que aconteceu na pandemia foi que muitas pessoas acabaram sendo expulsas de suas casas, sendo que a maioria delas não está sendo atendida pelos demais programas sociais lançados pelo governo.

Programas habitacionais no país

CDHU

Conhecido como a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), ele é um dos maiores programas habitacionais existentes dentro de nosso país, porém, atuando apenas no Estado de São Paulo.

Diante de várias parcerias privadas, casas são construídas com o intuito de se tornarem a moradia própria para as pessoas em diversos municípios.

Para conseguir participar é preciso esperar até que as próximas inscrições sejam abertas em sua cidade, fazendo o cadastro e aguardando por demais resultados.

Publicidade

A máxima que é permitida é de até cinco salários mínimos, sendo que quem for sorteado, tem que pagar a parcela em até 30 anos.

Publicidade

Minha Casa Minha Vida e Casa Verde e Amarela

Um dos programas habitacionais mais conhecidos dentro do Brasil é sem dúvidas o Minha Casa Minha Vida, criado no ano de 2009.

Mas, em 2020 ele passou por demais mudanças, tendo sua nomenclatura alterada para Casa Verde e Amarela, mudando assim algumas questões práticas, dando melhores condições de compra de moradia, principalmente nas regiões tanto norte e nordeste do País.

Por meio desse novo programa, o Governo Federal dá mais condições especiais de financiamento onde os juros são menores, realizando assim uma parceria com Estados e Municípios, transformando o sonho da casa própria mais acessível.

Publicidade

Publicidade

É importante lembrar que as condições de subsídio no programa mudam de acordo com o valor da renda familiar, sendo dividido em demais grupos.

Habitação de Interesse Social (HIS)

A Habitação de Interesse Social (HIS) é mais um dos programas habitacionais existentes dentro do Brasil acessível, principalmente para a população de baixa renda.

É permitida a inscrição daqueles que tenham uma renda familiar de até três salários mínimos, podendo escolher por casas tanto em regiões urbanas quanto rurais.

Avatar
Jornalista formada pela PUCPR viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário