Pronatec 2022 – O que é? Como Funciona? Para quem é Indicado?

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego prevê a expansão interiorização e democratização da oferta de cursos técnicos e profissionalizantes de nível médio, bem como de cursos de formação inicial e continuada.

Saiba como se inscrever no Pronatec

Em operação desde 2011, o Pronatec atua como uma ferramenta de acesso educacional destinada para estudantes e trabalhadores que almejam oportunidades no âmbito profissional.

Publicidade

Publicidade

Empregabilidade

Os cursos profissionalizantes e técnicos ofertados pelo Pronatec conquistaram altas taxas de empregabilidade no mercado de trabalho e, por isso, são atrativos para os estudantes e para quem deseja crescer na carreira.

Gratuidade

O Pronatec oferece os cursos gratuitos em parceria com instituições federais, estaduais, distritais e municipais de educação profissional e tecnológica.

Entre eles podemos mencionar os Serviços Nacionais de Aprendizagem, como Senai, Senac, Senar, Senat e instituições da rede privada.

Publicidade

Publicidade

Público

Como mencionado anteriormente, o público alvo do Pronatec são estudantes do ensino médio da rede pública de ensino, da Educação de Jovens e Adultos, trabalhadores e beneficiários de programas de transferência de renda. 

Também podem participar estudantes que terminaram o ensino médio em escolas da rede particular de ensino como bolsista integral.

Programa

O funcionamento do programa se dá de forma abrangente a fim de estimular e atender um grande número de pessoas.

Dessa forma, o Pronatec atuam com duas modalidades de formação, sendo elas os cursos técnicos e a Formação Inicial e Continuada.

Cursos técnicos

A educação técnica permite que o aluno obtenha conhecimentos teóricos e práticos em atividades dos setores de produção e serviço.  

A variação da carga horária é de 800 horas a 1200 horas, com duração média de um ano e meio a dois anos. 

Formação Inicial e Continuada

Publicidade

Publicidade

O foco dessa modalidade é mais específico e extenso sendo interessante para estudantes do ensino médio da rede pública..

A carga horária mínima é de 160 horas e o curso é concluído em até seis meses. 

EAD

O Pronatec também oferece cursos na modalidade EAD de modo que as pessoas que não podem comparecer nas unidades de ensino tenham as mesmas oportunidades que os demais alunos.

As aulas são ministradas com apostilas, vídeo-aulas e professores ficam disponíveis para sanar dúvidas no ambiente on-line.

Vagas

Publicidade

A inscrição do Pronatec ocorre em diferentes períodos de acordo com a decisão de cada instituição de ensino.

Publicidade

Sendo assim, os critérios de realização e distribuição das vagas ficam por conta das instituições participantes do programa.

Nesse caso, quem tem interesse em participar do Pronatec deve consultar as vagas disponíveis em sua região diretamente pelo site do programa.

Para isso, basta preencher um formulário com alguns dados pessoais e as opções de curso de interesse do candidato para receber notificações sobre as oportunidades.

Modalidades

Publicidade

Publicidade

De modo geral, os cursos oferecidos pelo Pronatec contam com diferentes modalidades, sendo elas: concomitante, integrada e subsequente.

Cursos técnicos concomitantes

Os cursos concomitantes são administrados aos estudantes que cursam ensino médio e possuem interesse em fazer curso técnico ou profissionalizante pelo Pronatec. 

Com isso, os interessados podem contatar a instituição de ensino informando o interesse para seguir com o curso,

Cursos técnicos integrados

Os cursos técnicos integrados são direcionados aos estudantes que iniciam o ensino médio e querem ao mesmo tempo integrar o ensino técnico. 

Tal modalidade é voltada para os alunos da  Educação de Jovens e Adultos, bem como aos estudantes que ingressam no ensino médio em idade regular. 

Cursos técnicos subsequentes

Os cursos técnicos subsequentes são oferecidos aos estudantes que já terminaram o ensino médio e pretendem iniciar uma formação técnica. 

Para isso as vagas são disputadas pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica. Nesse caso, é necessário ter nota no Exame Nacional do Ensino Médio.

Como se inscrever

Os interessados em se inscrever no Pronatec devem seguir o passo a passo abaixo:

  • Acesse o site do programa;
  • Clique na parte das inscrições: pronatec.mec.gov.br
  • Preencha o seu estado, município, sua escolaridade e a instituição.
  • Clique em “pesquisar” e clique no resultado para consultar onde será realizado o curso.

Vale lembrar que é importante ler as regras e realizar a sua inscrição no prazo.

Fonte: Educa Mais Brasil e Pronatec 2022

Julia de Paula
Julia é formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e, no momento, atua como redatora para o portal NoDetalhe. Ao longo da carreira, a jornalista tem se especializado em produção de conteúdo otimizado para motores de busca e conversão, além de gerenciamento de mídias sociais e marketing digital.
Linkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário