Prova de Vida INSS volta a ser obrigatória em 2022. Veja o calendário e como vai funcionar

Aposentados e pensionistas que não concluírem a Prova da Vida dentro do prazo terão o benefício suspenso.

A Prova da Vida do INSS, que ficou suspensa entre o começo de março de 2020 e meados de 2021 por conta da atual pandemia de Covid-19, voltou a ser obrigatória no final do ano passado. Agora, aposentados e pensionistas do INSS precisam fazer novamente a Prova da Vida ao longo de 2022 caso queiram continuar recebendo o pagamento do benefício.

A Prova da Vida nada mais é do que um processo através do qual o aposentado ou o pensionista do INSS comprova que ainda está vivo e apto a receber os pagamentos do benefício.

Publicidade

Publicidade

Como fazer a Prova da Vida?

Há algumas formas de se fazer a Prova da Vida. A primeira e ainda mais usada é a visita à agência bancária responsável pelo pagamento do benefício. Basta que o aposentado/pensionista encaminhe-se à agência, munido do cartão de débito e um documento com foto, e realize o processo em um Caixa Eletrônico (através de biometria) ou em um dos guichês de atendimento.

Já idosos com mais de 80 anos ou pessoas de qualquer idade com dificuldade de locomoção, por exemplo, podem solicitar uma visita em domicílio através do telefone 135 ou do aplicativo Meu INSS.

Por fim, também é possível fazer a Prova da Vida on-line. Para isso, basta utilizar o aplicativo Meu INSS e selecionar a opção “Prova da Vida”. Será preciso fazer um teste de validação facial apontando a câmera do smartphone para o próprio rosto e tirando uma foto.

Publicidade

Publicidade

Entretanto, esse método só está disponível para quem tem a biometria facial cadastrada no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) ou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Calendário da Prova da Vida INSS

Para evitar filas e aglomerações em agências bancárias, o INSS organizou a realização da Prova da Vida com base no seguinte calendário:

  • Primeiramente, até 31 de janeiro de 2022 — devem fazer todos aqueles que tiveram a Prova da Vida vencida entre novembro de 2020 e junho de 2021.
  • Até 28 de fevereiro de 2022 — todos aqueles que tiveram a Prova da Vida vencida entre julho e agosto de 2021
  • Até 31 de março de 2022 — todos aqueles que tiveram a Prova da Vida vencida entre setembro e outubro de 2021
  • Por fim, até 30 de abril de 2022 — todos aqueles que tiveram a Prova da Vinda vencida entre novembro e dezembro de 2021

O que acontece se eu não fizer?

Prova da Vida do INSS volta a ser obrigatória em 2022 (Imagem: StevePB/Pixabay)
Prova da Vida do INSS volta a ser obrigatória em 2022 (Imagem: StevePB/Pixabay)

Caso você não faça a Prova da Vida até a data de vencimento, o INSS imediatamente bloqueará seu benefício no mês seguinte. Para reativar o benefício, o aposentado/pensionista precisará se encaminhar à agência bancária responsável pelo pagamento a fim de regularizar sua situação.

Caso ele não compareça à agência bancária num período de três meses após a suspensão, o benefício será suspenso. Depois de outros três meses, ele será cancelado, pois a pessoa em questão será portanto dada como morta.

Gostou dessa notícia? Pois aproveite e confira também:
INSS 2022: Novos valores de contribuição mensal. Entenda!

Avatar
Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.
FacebookLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário