INSS divulga novos prazos para prova de vida dos aposentados: confira calendário

Em razão da pandemia de Covid-19 e tendo em vista que os aposentados são parte do grupo de risco para a doença, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) optou por suspender a prova de vida até o dia 31 de maio deste ano. Mas como esse período já expirou, será necessário voltar a realizar o procedimento.  

Para que não haja aglomeração nas agências bancárias, o INSS convoca os aposentados de forma gradual. Ou seja, é preciso ficar atento para saber quando cada um deverá comparecer. Os novos prazos foram divulgados nesta segunda-feira (06) no Diário Oficial da União. 

Publicidade

Publicidade

O calendário para o segundo semestre de 2021, que se refere a procedimentos com validade até abril, estava estabelecido desde antes. Por outro lado, o calendário recém-divulgado trata dos meses de janeiro a agosto de 2022, e é voltado para aqueles que fariam a prova de vida entre maio deste ano e julho do ano que vem. 

Quem deve fazer? 

Aposentados e pensionistas atendidos pelo INSS, e que recebem o valor do benefício em conta corrente, poupança ou cartão de débito, precisam, obrigatoriamente, fazer a prova de vida uma vez por ano. 

prova de vida INSS
O calendário do INSS foi retomado e a prova de vida voltou a ser exigida em junho de 2021. | Fonte: Google Imagens

O que acontece se não realizar a prova de vida? 

Tal como sugere no nome, o procedimento serve para que o órgão certifique a veracidade dos dados dos aposentados e pensionistas, a fim de evitar diversas fraldes. Entre elas, o pagamento indevido para pessoas que já faleceram. 

Publicidade

Publicidade

De acordo com o INSS, aproximadamente 36 milhões de beneficiários devem fazer a prova de vida a cada ano. Se algum deles não comparecer, estará sujeito a perder o direito aos pagamentos. 

Calendário atualizado  

Agora que você entendeu a importância de realizar a Prova de Vida do INSS, é hora de conferir o calendário válido para os próximos meses: 

  • Vencimento em março e abril/2020: retorna em junho/2021 
  • Vencimento em maio e junho/2020: retorna em julho/2021 
  • Vencimento em julho e agosto/2020: retorna em agosto/2021 
  • Vencimento em setembro e outubro/2020: retorna em setembro/2021 
  • Vencimento em novembro e dezembro/2020: retorna em outubro/2021. 
  • Vencimento em janeiro e fevereiro/2021: retorna em novembro/2021  
  • Vencimento em março e abril/2021: retorna em dezembro/2021  
  • Vencimento em maio e junho/2021: retorna em janeiro/2022  
  • Vencimento em julho e agosto/2021: retorna em fevereiro/2022  
  • Vencimento em setembro e outubro/2021: retorna em março/2022  
  • Vencimento em novembro e dezembro/2021: retorna em abril/2022  
  • Vencimento em janeiro e fevereiro/2022: retorna em maio/2022  
  • Vencimento em março e abril/2022: retorna em junho/2022 
  • Vencimento em maio e junho/2022: retorna em julho/2022  
  • Vencimento em julho e agosto/2022: retorna em agosto/2022 

Saiba como fazer a prova de vida 

Os aposentados e pensionistas que não enfrentam problemas de mobilidade podem se dirigir até a agência bancária em que recebe o benefício para efetuar alguma movimentação em conta. Saque, transferência, uso da biometria e atendimento com o gerente são algumas formas de estar realizando a prova de vida.  

Outra alternativa, indicada para quem tem limitações de locomoção, é fazer a prova de vida pela internet. Para isso basta acessar o site do INSS ou o aplicativo de celular Meu INSS. Nos dois casos, será solicitado o reconhecimento facial do beneficiário. Portanto, é imprescindível que o aparelho utilizado tenha acesso à câmera. 

Fontes: FDR e UOL. 

Assuntos que podem te interessar: 

Ludmila Catharina
Uma jornalista de 23 anos, nascida e criada no quadradinho. Encantada por literatura e todas as formas de comunicação. Antes de atuar como redatora, participei dos programas de estágio do Ministério da Justiça, da Defensoria Pública do Distrito Federal e da Câmara dos Deputados. Atualmente, ocupo o papel de estudante, mais uma vez, fazendo especialização em Comunicação Organizacional e Estratégias Digitais no Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB).
Linkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário