Prova de vida é suspensa novamente após Congresso derrubar veto de Bolsonaro

O Congresso retomou a suspensão da prova de vida do INSS até o fim do ano após derrubar o veto do presidente Jair Bolsonaro. Segundo os parlamentares que votaram a favor da derrubada do veto, a prova de vida ainda pode causar riscos por conta da pandemia de covid-19.

A lei aprovada exige que, a partir de 2022, todos os bancos usem o sistema biométrico para realizar a prova de vida e deem preferência de atendimento a pessoas com mais de 80 anos, para que não haja demora nas filas de espera.

Publicidade

Publicidade

Além disso, o Congresso autorizou que um representante legal, devidamente cadastrado no INSS, compareça ao local em nome do beneficiário. A prova de vida foi suspensa em março de 2020, devido a pandemia, e retomada em junho, mas com possibilidade de realização da biometria facial cadastrada no Detran ou Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

De acordo com a legislação vigente, aposentados, pensionistas e pessoas que recebem algum benefício assistencial devem ir a uma agência do INSS, uma vez por ano, para provar que estão vivos e atualizar suas senhas, com o objetivo de evitar fraudes.

prova de vida do inss

O que fazer após a suspensão da prova de vida do INSS?

O INSS estabeleceu um calendário para fazer a prova de vida antes do fim do prazo. Então, é preciso ficar atento para não correr o risco de ter a aposentadoria ou a pensão suspensa.

Publicidade

Publicidade

Quem faria a prova de vida em setembro ou outubro de 2020, mas não fez a atualização, deve realizar o procedimento até quinta-feira, 30 de setembro. Em outubro, será a vez de quem deveria ter feito a comprovação em novembro e dezembro do ano passado.

Cada banco que paga o benefício estabelece os critérios e o mês original de renovação da prova de vida. Veja abaixo cada um deles:

  • Caixa – O vencimento se dá em até um ano da última prova de vida realizada;
  • Banco do Brasil – A prova de vida é feita no mês de aniversário do beneficiário;
  • Bradesco – O vencimento da prova de vida é o mês em que o cliente recebeu o primeiro pagamento no Bradesco;
  • Itaú Unibanco – O vencimento ocorre quando completado um ano após a realização do último procedimento;
  • Santander – O vencimento da prova de vida ocorre anualmente com base na data da concessão da aposentadoria.

Prova de vida do INSS online

A prova de vida do INSS deve ser realizada todos os anos, para comprovar que o beneficiário ainda está vivo e evitar fraudes. Para facilitar o procedimento e não criar aglomerações em filas nas agências, é possível realizar a prova de vida pela internet.

Algumas instituições financeiras permitem que a validação seja feita por biometria nos próprios aplicativos ou em caixas eletrônicos. Mas também é possível realizar o procedimento pelo app e site Meu INSS.

O sistema disponibiliza a prova de vida do INSS online, através da tecnologia de biometria facial. Para realizar o procedimento pelo aplicativo ou site Meu INSS, basta criar uma conta gov.br e preencher todos os dados solicitados. A plataforma está disponível para Android e iOS.

Jornalista formada pela Universidade Luterana do Brasil de Canoas/RS. Repórter, apresentadora, roteirista e redatora, com experiência em rádio, televisão e online.
FacebookInstagramLinkedinWikipédia

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário