Prova de vida do INSS encerra prazo para nascidos em maio e junho na sexta-feira, 30 de julho

Aposentados e pensionistas devem fazer prova de vida no Instituto Nacional do Seguro Social para não ter os benefícios bloqueados.

A expectativa do INSS é que aproximadamente 36 milhões de pessoas realizem o procedimento anualmente para continuar a receber seus benefícios. 

Publicidade

Publicidade

Prova de vida deve ser feita anualmente para liberar benefícios

Vale lembrar que a prova de vida tem a capacidade de evitar fraudes no recebimento dos benefícios, pois atesta que o beneficiário está vivo.

Calendário

O primeiro prazo da prova de vida deve ser realizado por quem teve o benefício vencido nos meses de maio e junho de 2020. Por conta da pandemia, a nova data do procedimento é prevista para julho para renovar.

Para acompanhar o calendário completo de vacinação basta fazer o download do aplicativo Meu INSS ou ir ao caixa eletrônico do respectivo banco e acessar a conta.

Publicidade

Publicidade

Quem deve fazer

Todos os aposentados e pensionistas que recebem benefícios do INSS devem fazer a prova de vida anualmente no respectivo mês de vencimento do benefício.

Perda do benefício

O aposentado ou pensionista que não realizou a prova de vida corre o risco de ter o benefício bloqueado e suspenso. Para evitar que isso ocorra é necessário se atentar ao prazo para realizar a prova de vida. 

Caso o benefício tenha sido suspenso é preciso solicitar a reativação do benefício pelo aplicativo Meu INSS utilizando documentos pessoais e comprovante de residência.

Depois de fazer a solicitação é necessário comparecer ao banco para receber o benefício.

Exterior

Quem mora no exterior pode fazer a prova de vida diretamente no consulado brasileiro do país onde reside ou através de um procurador nomeado no Brasil.

Prova de vida por telefone

No caso dos beneficiários com mais de 80 anos de idade a partir de 60, mas que possuem dificuldade de locomoção comprovada por atestado médico, é possível solicitar a prova de vida pelo telefone 135 do INSS.

Publicidade

Publicidade

Com isso pode ocorrer a visita na residência ou no local pretendido para realização da comprovação de vida. Outra opção é cadastrar um procurador no INSS.

Prova de vida da Caixa pelo celular

Para quem quiser realizar a prova de vida pelo celular basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Baixe o aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS ) em seu celular;
  2. Abra o aplicativo “Meu INSS” e clique no botão “Instale o Meu gov.br” (Android e iOS);
  3. Depois de baixar e se cadastrar no Meu gov.br, toque em “Autorizações”, selecione a pendência e toque em “Autorizar”;
  4. Toque em “Realizar Validação” para aceitar a autorização;
  5. Escolha “Permitir” para que o aplicativo tenha acesso à câmera do seu celular;
  6. O sistema solicitará uma informação que está em um documento no cadastro do governo, como a data de emissão da CNH digital;
  7. Posicione seu rosto no círculo que vai aparecer na tela do celular;
  8. O app vai pedir para você fazer alguns movimentos até que fique verde;
  9. A mensagem “Validação Facial realizada com sucesso!” será exibido.

Depois disso basta seguir as orientações do app para receber o benefício.

Prova de vida pelo Banco do Brasil

Quem preferir pode fazer a prova de vida diretamente pelo Banco do Brasil. Nesse caso, o procedimento é feito de forma virtual ou presencial a partir da apresentação de documento de identidade e comprovante de residência.

Publicidade

Quem quiser fazer pelo aplicativo deve seguir as orientações abaixo:

Publicidade

  1. Toque no menu “Serviços” e vá em “INSS”;
  2. Toque em “Prova de vida INSS”;
  3. Tire foto do seu documento de identificação (frente e verso) e uma selfie;
  4. A validação virá pelo próprio aplicativo.

Obviamente é necessário ter feito o download do app do BB para fazer o procedimento.

Prova de vida pelo Bradesco

No caso do Banco Bradesco a prova de vida pode ser feita por meio da validação biométrica diretamente no caixa eletrônico ou na rede Banco 24 horas. 

Quem contar com um procurador ou representante legal cadastrado no INSS deve fazer o procedimento diretamente na agência.

Prova de vida pelo Itaú

Publicidade

Publicidade

Já no Banco Itaú a prova de vida é feita de forma automática ao utilizar a biometria para fazer outras movimentações no banco, mas quem quiser pode ir até uma agência com documento atualizado com foto, cartão do banco ou do INSS.

Prova de vida pelo Santander

No Santander o uso da biometria nos terminais de autoatendimento também implica na renovação automática do benefício. No entanto, a comprovação também pode ser feita na agência de forma presencial.

Julia de Paula
Julia é formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e, no momento, atua como redatora para o portal NoDetalhe. Ao longo da carreira, a jornalista tem se especializado em produção de conteúdo otimizado para motores de busca e conversão, além de gerenciamento de mídias sociais e marketing digital.
Linkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário