Prazo da prova de vida para aposentados e pensionistas do INSS vai até 30 de setembro

Aposentados e pensionistas devem ficar atentos para o prazo da prova de vida, isso porque ele já está chegando ao fim! 

Os convocados têm apenas até o dia 30 de setembro para realizar os procedimentos. 

Publicidade

Publicidade

A prova de vida é solicitada para servidores civis do Executivo Federal aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis. 

Vale lembrar que a necessidade dessa comprovação foi suspensa de março de 2020 a junho de 2021 como medida de proteção contra a pandemia.

Prazo da prova de vida para aposentados e pensionistas do INSS vai até 30 de setembro
Prazo da prova de vida para aposentados e pensionistas do INSS vai até 30 de setembro

Prazo da prova de vida: como é feita a comprovação

A comprovação de vida deve ser feita na agência bancária onde o beneficiário recebe o pagamento. 

Publicidade

Publicidade

Quem já cadastrou a biometria no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) pode realizar o procedimento por meio do aplicativo SouGov.br

Algumas instituições bancárias também oferecem a possibilidade de fazer a prova de vida pelo caixa eletrônico.  

Notificação

Quem deve fazer a prova de vida recebeu essa notificação: 

Aqueles que não fizerem a comprovação de vida até o fim de julho de 2021 serão notificados, até o dia 10 de agosto, para fazê-la no prazo de 30 dias, contados do recebimento da notificação. O prazo limite para fazer a Prova de Vida é 30 de setembro de 2021 para os aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis que não a fizeram durante o período da suspensão da exigência, informou o INSS, em junho, ao anunciar o retorno da necessidade de comprovação de vida.

O que acontece se eu não fizer a prova de vida? 

Caso o procedimento não seja realizado, o benefício não será cancelado imediatamente. Porém, ele poderá ser bloqueado e posteriormente suspenso. Durante o mês de setembro, quem teve o benefício bloqueado em junho entra na etapa de suspensão. Caso ainda assim atualize os dados, o benefício será cancelado.

É importante mencionar que a prova de vida deve ser feita uma vez por ano, no mês do aniversário, conforme estabelecido na Portaria nº 244 e Instrução Normativa nº 45, ambas de 15 de junho de 2020.

Jornalista com mais de 8 anos de experiência. Trabalhou como redatora, repórter e produtora na emissora Nossa Rádio FM e produtora na Metropolitana AM, depois foi diretora-geral do conhecido podcast Mamilos, passou por algumas agências de São Paulo e Rio de Janeiro e agora, além de colaboradora da WebGo Content, é Copy Content na In House da divisão agrícola da Bayer e Host/Criadora do podcast "Me Empresta Seus Óculos".
InstagramLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário