INSS: PL quer facilitar Prova de Vida para beneficiários – Entenda mais!

Todos os anos é necessário que as pessoas das quais possuem benefícios referentes ao INSS realizem a prova de vida, sendo isto necessário para conseguir comprovar que realmente merecem o recebimento do mesmo.

Está com dúvidas sobre o processo de como funciona essa prova? Veja abaixo para que ela serve para os beneficiários, quem precisa fazer, quais são as consequências de sua não realização e uma série de informações.

Publicidade

Publicidade

Continue lendo e fique por dentro de como funciona.

INSS: prova de vida para beneficiários

aplicativo prova de vida

Conforme foi apresentado nesta semana, o senador Jorginho Mello, do partido PL-SC, foi acrescentado ao projeto – PL 385/2021 -, o processo do qual poder aos médicos e demais autoridades, dessa maneira, será possível realizar a prova de vida para todos os beneficiários do INSS – Instituto Nacional do Seguro Social.

O principal objetivo desse projeto é prevenir com que as pessoas, com foco principalmente nos idosos, façam o gasto de suas poucas economias em deslocamentos até os bancos ou demais agências para realizar essa comprovação.

Publicidade

Publicidade

Dessa maneira, essa comprovação de vida de quem é beneficiário do INSS, poderá ser feita de maneira fácil por meio de uma remessa simples, da qual pode ser pelos meios eletrônicos ou pelos Correios, basta ter um atestado médico para os endereços que são disponibilizados diretamente pelo instituto em questão.

Esse atestado precisa ter os demais dados de identificação do beneficiário e também do profissional do qual fez a identificação do interessado.

Quando assim feito, com a não presença de um médico na localidade, essa comprovação será realizada de maneira mediante a entrega desse formulário padrão do INSS, sendo necessário a subscrição de duas pessoas como testemunhas, preenchido por meio dos interessados e assim, feita sua entrega em agências lotéricas ou nas agências específicas dos Correios.

É interessante destacar que nos municípios dos quais não existem médicos, outras demais autoridades podem fazer essa prova de vida para os cidadãos da localidade, assumindo a responsabilidade diante de seus atos.

O processo da prova de vida é conhecido por ser um grande problema para os idosos que são beneficiários da Previdência Social, assim como os beneficiários que são responsáveis pelos seus regimes próprios.

No atual momento, é feita essa atribuição por meio da lei 8.212 correspondente a 1991, onde é feita essa comprovação da da vida em suas instituições bancárias.

Publicidade

Publicidade

Assim, os idosos que necessitam fazer sua comprovação de existência, podem evitar facilmente as longas filas ou demais aglomerações de pessoas ao seu redor.

Suspensão da prova de vida do INSS: funcionamento atual

Foi divulgado por meio do INSS durante o dia 16 deste mês, que a necessidade da obrigatoriedade da prova de vida do INSS estará suspensa até o mês de junho.

Essa regra foi publicada no Diário Oficial da União, da qual realiza a alteração do último calendário que foi feito logo no final de fevereiro.

Conforme esse anúncio, os aposentados e também pensionistas não possuem a necessidade de realizar esse processo do INSS até a data limite de 31 de maio.

Publicidade

Depois disso, será necessário fazer o procedimento, mas, até o final do próximo mês, esses benefícios não podem ser bloqueados, conforme já explicado acima.

Publicidade

Esse processo é feito de maneira anual e tem como principal objetivo, evitar com que fraudes e demais pagamentos indevidos aconteçam, sendo assim, as instituições financeiras que fazem esse pagamento, são as responsáveis pela distribuição do mesmo.

Geralmente os aposentados e também os pensionistas, realizam o pagamento durante o mês de seu aniversário, sendo essa uma estratégia muito usada pelos bancos de maneira a evitar o esquecimento por parte das pessoas que recebem o benefício.

Desde o ano passado, o INSS realizou a proibição do cancelamento e também bloqueio do pagamento desse benefício pela prova de vida, isso aconteceu porque essa comprovação acabou ficando parada por causa da pandemia, assim como a chance de alta exposição de pessoas ao vírus, principalmente porque quem costuma receber este benefício já classificado dentro do grupo de risco.

Publicidade

Publicidade

Dessa maneira, se você possui alguém do qual é responsável, dentro dessa condição e está preocupado com a possibilidade de cancelamento ou demais problemas, é interessante saber sobre as atualizações registradas do programa.

Portanto, não se preocupe e fique de olho em nosso site para receber esta e demais atualizações.

Avatar
Jornalista formada pela PUCPR viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário