Prova de vida: quase 5 milhões de aposentados correm risco de perder benefício

Prova de vida deve ser feita para benefício não ser suspenso

Cerca de 4.979.617 beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social ainda não fizeram a prova de vida.

O dado é do INSS e se refere ao mês de agosto, onde apenas 2,3 milhões efetuaram a atualização cadastral diretamente nos bancos e no próprio INSS. 

Publicidade

Publicidade

No mês de julho, cerca de 7.308.698 aposentados, pensionistas e outros beneficiários também estavam com a prova de vida pendente.

Estados

No estado de São Paulo, onde há o maior número de benefícios pagos, cerca de 8,1 milhões, cerca de 914.343 beneficiários também não fizeram o procedimento. 

Já em Minas Gerais aproximadamente 570.893 de beneficiários estão com o processo de recadastramento pendente, enquanto na Bahia ainda faltam 483.875 atualizações e no Rio de Janeiro cerca de 402.204.

Publicidade

Publicidade

Prova de vida

A prova de vida deve ser feita todos os anos obrigatoriamente de acordo com o calendário do INSS.

Os beneficiários que não realizam a prova de vida correm o risco de perder os pagamentos.

De acordo com as informações fornecidas pelo INSS, os prazos previstos para o próximo ano são a partir de agosto, mas podem variar conforme o vencimento de cada benefício.

Prova de vida deve ser feita para benefício não ser suspenso

Os beneficiários que estiverem com o procedimento vencido em setembro ou outubro do ano passado devem fazer o procedimento até o dia 30 de setembro de 2021.

O próximo mês será o último para quem deveria ter feito a prova de vida em novembro e dezembro de 2020.

Procedimentos

Desde 2020, cerca de 31.259.263 beneficiários já efetuaram o procedimento. Do total, cerca de 24.690.973 foram feitos este ano e o restante foi feito no ano passado.

Publicidade

Publicidade

Por conta das medidas sanitárias e de segurança contra a Covid-19, a prova de vida tinha deixado de ser obrigatória desde março de 2020 até maio de 2021, mas ainda era possível fazer o recadastramento.

A suspensão da obrigatoriedade foi aprovada pelo Congresso até o final deste ano, mas a medida foi vetada pelo atual presidente da república, Jair Bolsonaro. 

De acordo com a nova lei, Bolsonaro aprovou o número 135 para que fossem feitas ligações por meio de celulares, mas o serviço ainda não foi disponibilizado.

Nesse caso, ainda é possível fazer a atualização cadastral diretamente nos bancos em que os beneficiários do INSS possuem conta.

Onde agendar

Publicidade

Para aqueles que são maiores de 80 anos ou a partir de 60 anos, mas que possuem dificuldade de locomoção é possível solicitar a prova de vida em domicílio. 

Publicidade

O agendamento da visita pode ser feito pelo 135 ou pelo aplicativo e site Meu INSS.

Já os segurados que possuem biometrias cadastradas no TSE ou no Detran podem realizar a prova de vida digital pelo Meu INSS.

Vencimento

O critério para o vencimento do processo de atualização cadastral é realizado com base nos critérios de cada instituição. Veja!

  • Caixa – O vencimento se dá em até um ano da última prova de vida realizada;
  • Banco do Brasil – A prova de vida é feita no mês de aniversário do beneficiário;
  • Bradesco – O vencimento da prova de vida é o mês em que o cliente recebeu o primeiro pagamento;
  • Itaú Unibanco – O vencimento ocorre quando completado um ano após a realização do último procedimento;
  • Santander – O vencimento da prova de vida ocorre anualmente com base na data da concessão da aposentadoria.
Publicidade

Publicidade

Depois do vencimento o INSS pode bloquear, suspender e cancelar o benefício, mas até lá os beneficiários são comunicados sobre a necessidade de efetuar a atualização cadastral.

Caso haja o bloqueio ou a suspensão do pagamento, o beneficiário pode solicitar a reativação diretamente no banco ou entrar em contato pelo 135.

Fonte: Agora.

Julia de PaulaJulia é formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e, no momento, atua como redatora para o portal NoDetalhe. Ao longo da carreira, a jornalista tem se especializado em produção de conteúdo otimizado para motores de busca e conversão, além de gerenciamento de mídias sociais e marketing digital.
Veja mais ›
Fechar