Comprar imóvel: Qual é a melhor idade para isso? Em financiamentos há diferença – Confira!

Qual a melhor idade para comprar um imóvel? Essa é uma das perguntas que as pessoas mais fazem quando querem financiar uma casa ou um apartamento.

Para quem pretende comprar um imóvel à vista, essa pergunta não é importante, mas se o plano é financiar, pelo menos uma parte da compra, a idade pode ser um fator importante na hora de economizar.

Publicidade

Publicidade

Isso porque o tempo de vida tem influência direta no valor das parcelas e no prazo de pagamento da compra. Continue lendo para entender melhor sobre este assunto!

pessoa entregando chave para outra
Idade do comprador pode decidir taxas ao comprar imóvel

Porque a idade é determinante na hora de comprar um imóvel?

Em um financiamento, as parcelas são compostas por juros, tarifas e seguros obrigatórios, como o MIP, que significa Morte ou Invalidez Permanente.

Esse seguro aumenta conforme a idade do comprador, ou seja, quanto mais velho ele for, mais caro o valor será, pois, entende-se que com o passar dos anos, ele apresente mais riscos de adoecer, torna-se incapaz ou falecer.

Publicidade

Publicidade

Desta forma, ele não poderia arcar com a dívida e o seguro teria que ser acionado. É por este motivo que as apólices com preço mais alto são de acordo com a idade do comprador.

Para um melhor entendimento, um comprador com mais 50 anos pode pagar 18% a mais que outro mais jovem, com cerca de 20 anos, em um financiamento de 30 anos.

Em entrevista para o site Valor Investe, o cofundador da imobiliária on-line EmCasa, Lucas Cardozo, explica que o ideal é ter pelo menos 25% do imóvel guardado para dar os 20% do valor da entrada e pagar as taxas obrigatórias.

“E o quão mais jovem você conseguir chegar nesse patamar menor são os juros que você paga. Então, a idade ideal para comprar é um balanço entre juventude e esse mínimo de 25% do imóvel”, afirmou.

De acordo com Cardozo, durante uma simulação é possível constatar que os seguros se tornavam 600% mais caros para um comprador de 50 anos, contra um de 20 anos.

“Os seguros obrigatórios têm valores de base diferentes, mas encarecem de forma semelhante de acordo com a evolução da idade”, explicou.

Qual a melhor idade para comprar um imóvel?

Outro fator que pode limitar a compra de um imóvel é a regra da idade exigida pelo financiamento: ele deve ser quitado até a idade máxima de 80 anos e seis meses de quem compra um imóvel, devido à MIP.

Para os bancos, essa é uma forma de redução de risco de que esse tomador de crédito não consiga pagar todo o financiamento até o fim de sua vida ou até que perca a capacidade de manter os pagamentos em dia.

Publicidade

Publicidade

Se um comprador tem 60 anos, por exemplo, ele poderá financiar o imóvel pelo período de 20 anos e seis meses, para que o financiamento seja quitado quando ele tiver 80 anos e seis meses.

Já se o comprador deseja fazer um financiamento de 30 anos, ele deve ter, no máximo 50 anos e seis meses, quando for pedir crédito à instituição financeira.

Se ele pedir quando for mais velho, ele terá parcelas mais caras, já que o prazo terá de ser encurtado.

Quanto mais jovem melhor?

Já é possível financiar um imóvel com 18 anos, desde que o comprador consiga comprovar renda mínima necessária para o valor do imóvel.

Publicidade

É importante saber que, ao comprar um imóvel, o valor das parcelas não pode ultrapassar 30% da renda bruta do comprador.

Publicidade

No entanto, é preciso saber que mesmo que a pessoa esteja apta para financiar um imóvel aos 18 anos, nem sempre será a melhor escolha.

A educadora financeira, Luciana Ikedo, explica que é preciso considerar o início da carreira profissional, já que nesta época é comum termos um valor de renda menor, se comparado com alguém que está no auge da carreira.

“Comprometer grande parte da renda com um financiamento imobiliário pode tornar escassos os recursos que poderiam ser destinados à própria formação, como a realização de um MBA, um intercâmbio, a busca por uma certificação”, lembra.

Com uma renda limitante, Luciana explica que a escolha do imóvel, em localização e espaço, também pode resultar em uma compra ruim, ter prejuízos financeiros e até qualidade de vida prejudicada.

Então, qual a melhor idade para comprar um imóvel?

Publicidade

Publicidade

Se colocar na balança o fator de idade x fator valor de entrada, a educadora financeira sugere que o financiamento do imóvel seja feito entre 30 e 45 anos.

No entanto, essa decisão depende de vários fatores que precisam ser analisados pelo comprador antes de assinar o contrato. Por isso, pense bem antes de decidir!

Fonte: Valor Investe

Jornalista com mais de 7 anos de experiência. Atuou como redatora em jornais impressos, sites especializados em moda e agências de comunicação em Mogi das Cruzes, São Paulo e Goiânia. Fez parte da equipe voluntários da ONG Trupe do Riso, cuidando das redes sociais da instituição. Além de colaboradora da WebGo Content, atua na Agência Conect, especializada em comunicação e marketing para profissionais da Saúde.
FacebookInstagramLinkedinWikipédia

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário