Qual é o valor da placa Mercosul no Detran?

Flavio Carvalho

27/11/2021

O preço das placas Mercosul custa um valor de R$ 138,24 para carros, ônibus e caminhões, no caso de motocicletas o valor cai para R$ 114,86, porém é importante saber que os valores poderão ser distintos de acordo com a empresa contratada para realizar o emplacamento.

O que é uma placa Mercosul e para que serve?

As placas Mercosul passaram a ser utilizadas no mês de fevereiro de 2020 obrigatoriamente, e não conta mais com o nome do município em que reside.

Essas placas Mercosul são simplesmente um padrão para haver um reconhecimento mais fácil, além de estar incluído no bloco em que outros países da América Latina estão inseridos: Argentina e Uruguai.

As placas são iguais e somente se diferenciam pela nacionalidade.

Existem diferenças entre as placas?

O motorista poderá ter a oportunidade de escolher a placa que será posta em seu veículo, por outras palavras, haverá a possibilidade de optar por alguma sequência que será estampada no seu carro ou moto sem ter de pagar por isto.

Qual é o valor da placa Mercosul no Detran (2)

Fonte/Reprodução: original

Outro principal diferencial da placa Mercosul para as antigas, é por conter o QR Code que apresentará tabelas com os dados da estampa, que seriam números, letras, Unidade Federativa (UF), além de saber se a situação do carro está ativa ou não, bem como saber a hora em que ocorreu a estampagem.

Qual a importância da placa?

O principal objetivo de fazer a utilização da placa é identificar facilmente todos os carros que são membros do Mercosul, visto que haverá a garantia de segurança contra possíveis fraudes. Esses modelos são utilizados no Uruguai desde o ano de 2015 e na Argentina desde 2016.

As modificações tiveram de ocorrer porque em até dois anos todas as combinações alfanuméricas estarão esgotadas, de modo que deixaria de ser possível contemplar outras frotas de automóveis no Brasil.

Será possível notar que as iniciais do estado e do município estão do lado direito, visto que toda a sequência teve de ser modificada e agora segue o padrão de: AAA0A00.

Essas alterações serão importantes no Brasil para evitar que sejam confundidos e parados sem necessidade, portanto, atualmente se tornou obrigatório para todos os que possuem veículos no Brasil realizar a devida troca.

Flavio Carvalho
Escrito por

Flavio Carvalho

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

0

Aguarde, procurando sua resposta