Petrobras reajusta o preço da gasolina, diesel e gás: aumento gera revoltas pelo país

O brasileiro precisa enfrentar diariamente uma série de problemas, tanto como a economia local, quanto a persistência em trabalhos com salários baixos, além de ter que arcar com o valor dos supermercados e demais contas, que só crescem.

Um dos maiores valores que tem deixado cada vez mais a população brasileira de “cabelo em pé” é o preço da gasolina, visto que o aumento tem gerado cada vez mais revoltas dentro do território nacional.





Veja aqui mais sobre esse assunto, quais são os principais efeitos que isso causa na sociedade e muito mais. Fique por dentro.

Petrobras reajusta o preço da gasolina, diesel e gás: aumento gera revoltas pelo país

Petrobras reajusta o preço da gasolina, diesel e gás: aumento gera revoltas pelo país

O primeiro reajuste que aconteceu na categoria dos combustíveis diante da gestão atual, acabou pegando várias pessoas de surpresa, principalmente a categoria dos caminhoneiros.

Em menos de uma semana, os membros do CNTRC – Conselho Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas -, tiveram uma reunião com o presidente da estatal em questão, pedindo para que assim, o preço do diesel não subisse.





Conforme expressado por Plínio Nestor Dias, que é o presidente do CNTRC, ficou claro durante a reunião que caso o valor do diesel subisse, não afetaria somente os caminhoneiros em questão, mas sim toda a sociedade no geral, da qual já está pressionada diante do aumento de tantas outras coisas.

 

Mesmo com um baixo impacto dentro da inflação oficial – IPCA -, a alta do diesel acaba afetando toda a cadeia de produção brasileira, da qual depende do frete rodoviário para que exista a distribuição dos produtos em todo o país.

Além disso, foi confirmado que a greve dos caminhoneiros, da qual está organizada para o próximo dia 25, vai acontecer efetivamente, ganhando mais força ainda com essa alta imprevista.

Conforme o mesmo, o CNTRC fará o envio de uma carta como resposta para à Petrobras nessa segunda-feira, dia 5, confirmando mais uma vez a posição adotada por essa categoria.

Muitas pessoas ainda não estão compreendendo o que está acontecendo, porém, uma estratégia está sendo feita para que nenhum dos dois lados saia prejudicado, mesmo com a confirmação da greve respectiva.





Da mesma forma, os petroleiros também instauraram demais críticas diante do novo aumento dos combustíveis que foram anunciados pela petroleira – sendo de 6% para gasolina e GLP, assim como 3,7 para o diesel.

Conforme o coordenador Geral da Federação Única dos Petroleiros – FUP -, Deyvid Bacelar, esse aumento apenas aconteceu diante da pressão dos importadores de combustíveis, assim como os demais investidores dentro do mercado financeiro.

O novo aumento nos preços da gasolina, do diesel e também do gás de cozinha dentro das refinarias, do qual foi anunciado pela Petrobras, é mais uma das resoluções erradas sobre a política de preço e de paridade de importação, da qual foi adotada pelo Governo Bolsonaro, onde acaba indo contra a condição atual da população brasileira, penalizando principalmente aquelas camadas mais baixas da sociedade.

O presidente disse que isso tem impacto direto no aumento da inflação, dessa forma, gerando um grande efeito cascata, do qual vem junto uma elevação de tarifas de energia elétrica, das quais acabam diminuindo mais ainda a renda do trabalhador.



Não é aceitável que por meio desse novo aumento de gás de cozinha, do qual acontece diretamente nas refinarias da Petrobras, seja o sexto que acontece nesse ano, visto que somente o gás da cozinha já acumula uma alta de 37,9%.



Ainda se destaca que dentro dos últimos 12 meses, o IPCA teve um acúmulo de alta de 8,06%, que em outras palavras, em sete meses o aumento do gás de cozinha já é mais ou menos cinco vezes maior que a inflação dentro de um período de ano.

Assim, o brasileiros acabam sofrendo mais ainda diante dos aumentos consecutivos de vários itens para a sobrevivência básica, o que vem de encontra com a falta de reajuste financeiro e salários dos quais não são condizentes com a realidade brasileira.

Aqui em nosso site você recebe esta e demais informações sobre como funciona a economia brasileira, quais são as principais previsões, o que se deve tomar de cuidado e muito mais.





Por isso, continue acompanhando aqui informações diariamente atualizadas e fique por dentro de tudo aquilo que impacta no seu dia a dia, principalmente no salário e demais itens de consumos diários.

Avatar
Jornalista formada pela PUCPR viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário