Bolsa Família: Saiba como fazer o seu recadastramento

Se sua família recebe o benefício do programa Bolsa Família é importante fazer o recadastramento. Quem não realizar o procedimento pode ter o recurso suspenso até a regularização ou cancelado.

Cadastro Único

Quem recebe o Bolsa Família já deve estar ciente de que para ter direito ao benefício é necessário estar inscrito no sistema de Cadastro Único.

Publicidade

Publicidade

O CadÚnico é responsável por reunir todas as informações relativas às famílias de baixa renda. Sendo assim, é fundamental manter os dados cadastros atualizados.

Sem a atualização dessas informações as famílias beneficiadas correm o risco de perder o direito de continuar no programa.

Como fazer o recadastramento

A atualização dos dados no Cadastro Único devem ser feitas a cada dois anos ou sempre que houver alteração em informações relevantes para a concessão do benefício.

Publicidade

Publicidade

É importante ressaltar que o recadastramento não é feito virtualmente. Portanto, não existe a possibilidade de realizar o serviço pelo site na internet e nem pelo aplicativo no celular.

bolsa família

Para fazer o recadastramento basta o responsável familiar ir até a unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em seu município munido com os seguintes documentos:

  • CPF ou Título de Eleitor do responsável familiar;
  • Documento de identidade dos membros da família (Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, CPF, RG, Carteira de Trabalho ou Título de Eleitor).

Em alguns casos podem ser solicitados outros documentos como comprovante de endereço e comprovante de matrícula escolar das crianças e jovens com até 17 anos de idade.

Lembrando que a atualização do cadastro deve ser feita caso haja nascimento ou morte de alguém na família ou a saída de um integrante da casa.

O procedimento também é necessário em casos de mudança de endereço e entrada das crianças na escola, bem como a diminuição ou aumento de renda.

Como consultar o cadastro

Se por acaso você é o responsável pelo Bolsa Família e não sabe quando deve fazer o recadastramento, fique tranquilo.

Publicidade

Publicidade

Você pode consultar o cadastro diretamente no site “Consulta Cidadão – Cadastro Único”. No portal será possível fazer a emissão de comprovante de cadastro e verificar qual é o prazo para realizar o recadastramento.

Não fez o recadastramento?

Caso o membro familiar não providencie o recadastramento no programa Bolsa Família no período informado ou em casos de mudanças nos dados, o Ministério da Cidadania pode solicitar um processo de revisão cadastral e averiguação cadastral.

Se por acaso for constatada alguma divergência de informação no cadastro a partir do cruzamento de bancos de dados, a família será convocada para realizar o procedimento.

As famílias que não atenderem à solicitação do órgão dentro do prazo determinado podem ter os benefícios bloqueados e, posteriormente, cancelados.

Publicidade

Julia de Paula
Julia é formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e, no momento, atua como redatora para o portal NoDetalhe. Ao longo da carreira, a jornalista tem se especializado em produção de conteúdo otimizado para motores de busca e conversão, além de gerenciamento de mídias sociais e marketing digital.
Linkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário