Robô do PIX: É um golpe? Quais os cuidados que você precisa ter com o seu PIX?

Felipe Matozo

09/02/2022

Nos últimos dias, um suposto golpe chamou a atenção após ser promovido pelo ex-boxeador Acelino “Popó” Freitas. Trata-se do chamado “Robô do Pix”, que, segundo investidores e pessoas que chegaram a comprar o produto, é uma isca para golpe.

A polêmica começou quando Popó promoveu o Robô do Pix em suas redes sociais como uma boa oportunidade de ganhar dinheiro. No entanto, dias depois o ex-pugilista contou no “Flow Podcast” que devolveu o dinheiro que recebeu para divulgar o produto após ser alertado sobre o risco de golpe.

Após o caso envolvendo Popó, mais relatos começaram a surgir na internet alegando que se trata de um golpe. Em um dos casos, o Nubank chegou a ajudar uma cliente que tentava reembolso após adquirir o tal robô, conforme a própria usuária contou em seu perfil no Twitter.

robô do pix é golpe

Conheça o Robô do Pix e saiba se este é um novo golpe online. Foto: Adriano Ishibashi/Framephoto

O que é o Robô do PIX?

O tal Robô do Pix é um tipo de produto facilmente encontrado em anúncios online que prometem renda extra ou participação em sorteios na internet. Segundo analistas, as características do produto lembram esquemas de pirâmide.

Uma das ofertas envolvendo o robô, encontrada na Hotmart, custa R$ 197 e conta com um vídeo que diz que pessoas recebem diversos Pix todos os dias de maneira automática.

Mas no site “Reclame Aqui”, por exemplo, há uma série de queixas envolvendo “Robô de Pix”. Nesse caso, a maior parte das reclamações foram feitas por pessoas que afirmam ter comprado o produto, mas que o aplicativo não funcionou ou não entregou o que prometeu.

Como não cair em golpes do PIX?

Infelizmente, desde que o Pix surgiu, ele vem sendo muito usado para aplicar diferentes tipos de golpe. Como milhões de brasileiros usam o sistema todos os dias, é muito importante ficar sempre atento e tomar alguns cuidados.

Nesse caso, a principal dica para evitar golpes com o Pix é desconfiar sempre. Ou seja, sempre que se deparar com uma oferta atraente, receber mensagens de desconhecidos ou mesmo um pedido incomum de alguém que você conheça, pesquise, questione e evite transferir dinheiro antes de ter certeza de que é seguro.

No caso do Robô do Pix, por exemplo, o recomendado é aguardar por mais informações sobre. Afinal, mesmo que ainda não haja confirmação de que o produto não se trata de um golpe, será que vale a pena pagar para ver?

Quais os outros golpes comuns do PIX e como evitá-los?

Entre os golpes comuns envolvendo o Pix estão situações de clonagem de WhatsApp e premiações, Centrais de Atendimento e até mesmo Códigos QR falsos.

Para conhecer melhor cada um destes golpes e saber como evitá-los, aproveite para conferir o nosso texto sobre o assunto.

Felipe Matozo
Escrito por

Felipe Matozo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

0

Aguarde, procurando sua resposta