
Os empreendedores proprietários de estabelecimentos alimentícios, podem sim abrir uma lanchonete como MEI. Por meio desse sistema, os microempreendedores têm acesso aos benefícios previdenciários do INSS, por exemplo.
Mas, o que é preciso para abrir uma lanchonete sendo MEI? Pensando nisso, produzimos um post com os detalhes essenciais que você precisa saber! Saiba mais a seguir.
Como abrir uma lanchonete como MEI?

São bem simples os passos para abrir um MEI (Microempreendedor Individual). O primeiro deles é acessar o Portal do Empreendedor e realizar a ação com rapidez.
No entanto, para ter mais exatidão a respeito do processo, é aconselhável contar com a ajuda de um contador.
Em vista disso, é válido ressaltar que caso um dado incorreto seja informado, todo o processo de aderir ao regime tributário MEI pode ser interferido.
Do mais, veja os 4 passos para abrir um MEI:
Passo 1: cadastramento
- Ao acessar o Portal do Empreendedor, clique sobre a opção “Quero ser MEI”;
- Em seguida, você vai ser direcionado para uma página, e dentre as várias opções que ela contém clique em “Formalize-se”;
- Na próxima etapa, informe o seu CPF e data de nascimento assim que o site solicitar;
- Se nos últimos dois anos você tenha realizado a entrega da Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física (DIRPF), vai ser solicitado o número do recibo e o ano de entrega;
- Em caso de isenção quanto à entrega da DIRPF, você precisará digitar o seu número do Título de Eleitor;
- Em “Nova inscrição”, é necessário que todos os dados sejam preenchidos corretamente para que não seja preciso ir a uma agência da Caixa, Banco do Brasil ou Correios com a finalidade de corrigir a inscrição.
Passo 2: complete o cadastro no Portal do Empreendedor
Após ter dado início ao cadastro, clique no botão “Formalize-se” e preencha o cadastro no Portal do Empreendedor.
Para isso, você deve autorizar que os seus dados sejam acessados pelo portal. A seguir, informe o número do recibo de sua declaração do imposto de renda ou o número de seu título de eleitor e o número de seu aparelho celular.
Assim que concluir esse passo, você receberá um código via SMS em seu smartphone.
Passo 3: atividades executadas e nome fantasia
Nesse passo, é necessário que você informe as atividades que vão ser executadas em sua empresa, bem como o nome fantasia apresentado por ela.
Além disso, vai ser necessário que informe onde a organização pretende atuar: residência própria, de modo online ou em endereço comercial (no caso de quem deseja abrir uma lanchonete como MEI).
Depois disso, basta informar o CEP onde vai funcionar a organização e o CEP do endereço da residência.
Passo 4: Requisitos para abrir um MEI
O empreendedor deve marcar todas as declarações obrigatórias para se tornar um MEI. Assim, será emitido o CCMEI (Certificado de Condição de Microempreendedor Individual) — comprovante de que foi inscrito como MEI.
No entanto, mesmo que todo e qualquer brasileiro possa ser registrado como MEI, é preciso atender a alguns requisitos, como:
- Não possuir quaisquer tipos de sociedade;
- Já não possuir propriedade empresarial;
- Contratar, no máximo, um funcionário;
- Promover a identificação correta do ramo de atuação, ou o CNAE;
- Obter faturamento anual de R$ 81 mil;