Dicas para se tornar um MEI de sucesso – 4 Importantes Dicas para Você!

Independente da área de atuação, todo microempreendedor deseja que o seu negócio dê bons resultados. Pensando nisso, para te ajudar, neste post reunimos as 4 dicas para se tornar um MEI de sucesso.

Saiba mais a seguir. Boa leitura!





4 dicas para se tornar um MEI de sucesso

Uma mulher com os braços cruzados
Saiba como se tornar um MEI de sucesso (Imagem: reprodução/site Catraca Livre)

Abaixo, anote todas as dicas para ser um Microempreendedor Individual (MEI) de sucesso!

1. Atividades permitidas como MEI

No momento, os microempreendedores podem optar por cerca de 500 ocupações diferentes de acordo com a lista de atividades permitidas como MEI de 2021.

Embora essa lista de ocupações seja grande, há profissões que ainda não são enquadradas no regime, como Advogados, Médicos, Contadores, entre outros.





Em vista disso, é válido destacar que o MEI pode efetuar o cadastro em de até 16 atividades, sendo que uma deve ser a principal e as outras 15 ocupações como secundárias.

2. Descubra o seu público-alvo

Uma pesquisa deve ser realizada para descobrir o público-alvo que deseja alcançar, observando os seus hábitos e o comportamento do mercado em que atua.

Ao realizar esse estudo, é possível que você obtenha respostas diferentes para os mesmo questionamentos.

E se deparar com isso não significa que você está no caminho contrário, mas sim que há a existência de públicos distintos para o mesmo ramo.

Aqui, o ‘x’ da questão é encontrar o público-alvo adequado para o seu serviço  ou produto.

Assim sendo, direcione suas vendas para esse público, pois com ele você tem muito mais chances de que uma compra seja efetuada — visto que o que você oferta tende a contemplar melhor suas necessidades.

Defina o serviço ou produto que vai oferecer





Após ter definido o seu público-alvo, é de extrema importância que ofereça um serviço ou produto que apresente particularidades para esse nicho.

Imagine que você comece a empreender na venda de sanduíche natural. Dentro desse nicho tem vários segmentos, como sanduíche natural de frango, de peixe, e para vegetarianos, por exemplo.

Em vista desses tipos, por meio de análises, você deve começar a ter um foco maior no segmento que tem tido maior saída para que assim consiga entregar um produto excelente.

3. Planejamento estratégico

Com a ideia de negócio em mente, chegou o momento de planejar estratégias que te ajudarão a se tornar um MEI de sucesso.



A partir do planejamento estratégico vai ser possível entender quais são as franquezas, forças, ameaças e oportunidades que o seu negócio vai enfrentar.



Após compreender esses fatores, você precisa estipular metas claras contendo um objetivo, o que pretende agir, a sua relevância e o tempo necessário para isso.

De modo geral, para que você possa acompanhar o desenvolvimento desse planejamento, é necessário que indicadores sejam criados com o intuito de mostrar como suas metas estão indo e o que deve ser feito para melhorá-las.

4. Coloque o preço adequado ao seu produto

Ao comparar o seu produto/serviço com os do mercado, você sabe dizer se o preço dele está em conta ou caro?





Geralmente essa dúvida é comum à maioria dos MEIs, isso porque envolve diretamente a perda de lucro ou a geração dele no final de um período.

Fica mais fácil se tornar um MEI de sucesso na medida em que o empreendedor consegue ter uma noção de preço a respeito de seus produtos.

Para melhor compreender o preço correto do que se está oferecendo, é preciso que o MEI analise os seguintes pontos principais:

  • Os custos totais que estão sendo empreendidos;
  • Mapeamento da concorrência e os preços aplicados;
  • Entender a faixa de preços que o seu cliente em potencial está disposto a pagar pelo seu serviço ou produto.

Paulo Victor Silva
Estudante do curso de Jornalismo pela UFES. Dono de uma mente inquieta e curiosa. Além disso, é amante de leitura e apaixonado por música.
FacebookLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário