PIX: Saque de dinheiro será liberado a partir de junho – Entenda a novidade!

A partir de junho será possível sacar dinheiro pelo Pix. Com a novidade, que será utilizada no comércio, o cliente poderá realizar uma transferência para a conta da loja em que estiver comprando, e o lojista devolverá o valor em espécie.

O objetivo do Banco Central com a possibilidade de sacar dinheiro pelo Pix é a otimização dos serviços, para que os clientes não fiquem dependentes apenas de caixas eletrônicos de bancos para sacar dinheiro.

Além disso, é esperado que haja maior economia para os comerciantes, que vão gastar menos na logística de transporte do dinheiro.

sacar dinheiro pelo pix

Vantagens do Pix para sua empresa

Se você é comerciante, lojista ou pequeno empreendedor, saiba que existem inúmeras vantagens para aceitar pagamentos pelo Pix. Isso porque o sistema de transferências do Banco Central é instantâneo, o que facilita muito no momento das negociações.

Além disso, o Pix é uma opção muito mais barata do que outros métodos tradicionais disponíveis no mercado financeiro. E a consequência dessa economia no sistema de pagamento são taxas mais baratas ao pequeno empreendedor e ao cliente.

Como o Pix é um sistema de transações instantâneas, tudo acontece na hora. A transferência, por exemplo, leva apenas 10 segundos para enviar o dinheiro para outra conta. 

Outra vantagem do Pix é que o sistema funciona normalmente aos fins de semana e feriados, 24 horas por dia. A menor necessidade de capital de giro é outro benefício ao pequeno empreendedor que aceita pagamentos pelo Pix, porque dá mais fôlego aos negócios.

Um dos grandes estimuladores ao uso do Pix entre os pequenos empreendedores é o Sebrae. A entidade garante que o Pix tem mecanismos robustos, que ampliam a segurança das negociações.

O Sebrae também acredita que o Pix estimula a inclusão financeira, pois é um sistema acessível e democrático. Ou seja, super indicado e aberto aos pequenos empreendedores. Atualmente, muitos bancos zeraram suas tarifas para transações com o Pix.

Como cadastrar sua chave Pix

O registro do Pix pode ser feito tanto no site quanto no aplicativo do banco onde você possui conta. Você pode usar seu CPF, CNPJ, e-mail e número de telefone celular. Para isso, é preciso confirmar que você tem uma chave e vincular à conta do Pix. 

A comprovação do vínculo de posse da chave é feita pelo seu e-mail. Você vai receber uma mensagem do banco com o link para comprovação. Basta clicar nele para comprovar ter a chave do Pix.

Mas se no cadastro a chave for seu número de telefone, você receberá um código por SMS. Ele deve ser inserido no aplicativo do seu banco para que a identificação seja confirmada.

Mas é preciso ficar atento, pois o Banco Central não realiza essas confirmações por ligações telefônicas, nem por links enviados por SMS ou por e-mail sem que você tenha solicitado. 

Lembre-se de nunca passar seus dados pessoais para terceiros a fim de cadastrar sua chave no Pix, muito menos clique em links que prometem isso. Evite também fornecer seus dados através de ligações.

O Banco Central e as instituições financeiras que estão no Pix nunca vão utilizar esses meios para fazer seu cadastro ou identificação. Fique sempre atento para não cair em golpes ou passar por fraudes.

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Luterana do Brasil de Canoas/RS.

Deixe seu comentário