
A partir de junho será possível sacar dinheiro pelo Pix. Com a novidade, que será utilizada no comércio, o cliente poderá realizar uma transferência para a conta da loja em que estiver comprando, e o lojista devolverá o valor em espécie.
O objetivo do Banco Central com a possibilidade de sacar dinheiro pelo Pix é a otimização dos serviços, para que os clientes não fiquem dependentes apenas de caixas eletrônicos de bancos para sacar dinheiro.
Além disso, é esperado que haja maior economia para os comerciantes, que vão gastar menos na logística de transporte do dinheiro.
Vantagens do Pix para sua empresa
Se você é comerciante, lojista ou pequeno empreendedor, saiba que existem inúmeras vantagens para aceitar pagamentos pelo Pix. Isso porque o sistema de transferências do Banco Central é instantâneo, o que facilita muito no momento das negociações.
Além disso, o Pix é uma opção muito mais barata do que outros métodos tradicionais disponíveis no mercado financeiro. E a consequência dessa economia no sistema de pagamento são taxas mais baratas ao pequeno empreendedor e ao cliente.
Como o Pix é um sistema de transações instantâneas, tudo acontece na hora. A transferência, por exemplo, leva apenas 10 segundos para enviar o dinheiro para outra conta.
Outra vantagem do Pix é que o sistema funciona normalmente aos fins de semana e feriados, 24 horas por dia. A menor necessidade de capital de giro é outro benefício ao pequeno empreendedor que aceita pagamentos pelo Pix, porque dá mais fôlego aos negócios.
Um dos grandes estimuladores ao uso do Pix entre os pequenos empreendedores é o Sebrae. A entidade garante que o Pix tem mecanismos robustos, que ampliam a segurança das negociações.
O Sebrae também acredita que o Pix estimula a inclusão financeira, pois é um sistema acessível e democrático. Ou seja, super indicado e aberto aos pequenos empreendedores. Atualmente, muitos bancos zeraram suas tarifas para transações com o Pix.
Como cadastrar sua chave Pix
O registro do Pix pode ser feito tanto no site quanto no aplicativo do banco onde você possui conta. Você pode usar seu CPF, CNPJ, e-mail e número de telefone celular. Para isso, é preciso confirmar que você tem uma chave e vincular à conta do Pix.
A comprovação do vínculo de posse da chave é feita pelo seu e-mail. Você vai receber uma mensagem do banco com o link para comprovação. Basta clicar nele para comprovar ter a chave do Pix.
Mas se no cadastro a chave for seu número de telefone, você receberá um código por SMS. Ele deve ser inserido no aplicativo do seu banco para que a identificação seja confirmada.
Mas é preciso ficar atento, pois o Banco Central não realiza essas confirmações por ligações telefônicas, nem por links enviados por SMS ou por e-mail sem que você tenha solicitado.
Lembre-se de nunca passar seus dados pessoais para terceiros a fim de cadastrar sua chave no Pix, muito menos clique em links que prometem isso. Evite também fornecer seus dados através de ligações.
O Banco Central e as instituições financeiras que estão no Pix nunca vão utilizar esses meios para fazer seu cadastro ou identificação. Fique sempre atento para não cair em golpes ou passar por fraudes.