Sageal 2022 – Como Funciona, Quem Pode Acessar

O estado de Alagoas desenvolveu um sistema capaz de facilitar o processo de gestão das escolas da rede pública.

O Sistema de Gestão do Estado de Alagoas, tradicionalmente conhecido como Sageal, permite o acompanhamento de processos educacionais de modo que seja possível analisar o desenvolvimento acadêmico dos estudantes.

Publicidade

Publicidade

Sageal é oferecido para as escolas públicas de Alagoas

Basicamente, o sistema tem como objetivo promover a integração de informações da instituição de ensino, do corpo docente e dos próprios estudantes.

Nesse sentido, o Sageal opera de forma virtual, conferindo praticidade e facilidade em relação ao acesso de informações pertinentes ao âmbito educacional.

Sageal

O Sageal consiste basicamente em um sistema de gerenciamento voltado para a Secretaria Estadual de Educação e do Esporte de Alagoas.

Publicidade

Publicidade

Por meio do Sageal é possível que os professores, os alunos e os funcionários da unidade de ensino realizem consultas de conteúdos relevantes, como boletim escolar, processos pedagógicos, entre outros procedimentos. 

Através do Sageal ocorre a integração de informações entre todas as escolas do estado e, com isso, é possível ter acesso às informações administrativas e de desempenho escolar, inclusive pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas.

Geralmente o sistema é utilizado de modo que seja possível fazer o levantamento de dados pertinentes à escola, bem como sobre o rendimento acadêmico dos estudantes de Alagoas.

Usuário

Como mencionado anteriormente, podem ter acesso ao Sagel todos os professores e alunos das escolas públicas do estado de Alagoas.

O acesso também é oferecido aos funcionários da secretaria que desempenham de modo que eles possam realizar coleta de informações ou inserir dados relevantes da instituição de ensino.

Cadastro

Apesar do acesso ao Sagel ser amplo, os interessados devem possuir cadastro no sistema. Nesse caso, para fazer isso é necessário seguir o passo a passo abaixo:

  • Acesse o site do Sageal, disponível aqui;
  • Digitar o CPF no campo “Login” e clicar em “Ok”;
  • Preencher o formulário que irá aparecer na página e criar uma senha de acesso.
Publicidade

Publicidade

Depois de realizar o preenchimento dos dados, o cadastro será efetivado e o aluno, professor ou funcionário já poderá consultar o sistema do Sageal.

Funcionamento

O Sageal atua de forma virtual por meio da inserção de dados. As informações podem ser colocadas no sistema de acordo com o perfil de quem está acessando a plataforma. Nesse caso, acompanhe as condições abaixo:

  • Professores: podem incluir notas, frequência escolar do aluno, além de consultar informações sobre sua turma ou sobre um específico aluno;
  • Alunos: podem consultar sua frequência escolar, seu boletim escolar e outras informações sobre seu desempenho acadêmico;
  • Funcionários da secretaria: podem incluir e consultar dados administrativos da escola, ou informações sobre o aluno.

A permissão de acesso a conteúdos e inserção de informações é limitada para professores, alunos e funcionários da secretaria.

Senha

Em alguns casos os professores, alunos e funcionários da secretaria podem acabar perdendo a senha de acesso do Sageal. Nesse caso, é possível recuperar tal informação seguindo as orientações abaixo:

  • Acessar o portal Sageal, como se fosse realizar o seu login;
  • Selecionar a opção “Esqueci minha senha”;
  • O sistema irá solicitar que a recuperação da senha seja através de um telefone ou e-mail que foram informados no formulário do cadastro.
  • Para que problemas relacionados com a senha de acesso sejam evitados, é importante que a senha seja guardada em local seguro e que os dados cadastrados para contato, como e-mail e telefone, roubada.
Publicidade

Veja agora como consultar o boletim.

Publicidade

Boletim

Já foi mencionado durante o artigo que alunos, professores e funcionários da secretaria ​​podem ter acesso a diversas informações.

Uma dessas informações é bem interessante, sendo a consulta do boletim do aluno. Para ter acesso a esses dados os interessados devem seguir as seguintes informações:

  • Realizar o login no Sageal;
  • Selecionar a opção “Boletim”.

Ao finalizar esse passo a passo as notas e as frequências escolares serão disponibilizadas para consulta.

Publicidade

Publicidade

Esses e outros serviços podem ser verificados na plataforma de acordo com a indicação de informações dentro do próprio portal. Alguns deles são:

  • Cronograma das disciplinas;
  • Calendário escolar (reuniões, feriados, datas comemorativas, dias letivos, etc);
  • Entre outros.

É importante dizer que as informações contidas no Sageal podem ser alteradas de acordo com a necessidade da instituição, bem como podem estar imprecisas, mas geralmente são confirmadas pelas instituições de ensino.

Fonte: Sageal 2022.

Julia é formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e, no momento, atua como redatora para o portal NoDetalhe. Ao longo da carreira, a jornalista tem se especializado em produção de conteúdo otimizado para motores de busca e conversão, além de gerenciamento de mídias sociais e marketing digital.
Linkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário