Segunda via da CNH: Saiba como emitir, Documentos e Onde Pagar

Condutores que perderam, extraviaram ou tiveram os documentos de habilitação furtados ou roubados podem solicitar a segunda via da CNH. Ao solicitar o novo documento, o motorista continuará tendo as mesmas informações da CNH anterior.

Nos casos de furto ou roubo, será possível solicitar isenção de taxa para tirar a segunda via da CNH, mas somente se for apresentado o Boletim de Ocorrência, registrado na Delegacia de Polícia Civil ou Brigada Militar.

Publicidade

Publicidade

Além disso, será necessário constar no documento a descrição de roubo e a relação com todos os documentos roubados.

documento cnh

Emitir segunda via de CNH

O primeiro passo para emitir a segunda via da CNH é comparecer a um Centro de Formação de Condutores (CFC) da sua cidade. Depois, basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Apresente a documentação necessária;
  2. Obtenha a GAD-E para pagamento da taxa referente à expedição do documento de habilitação (a guia também pode ser emitida antecipadamente pelo site do Detran);
  3. Efetue o pagamento da taxa de emissão do documento em um dos bancos conveniados;
  4. Aguarde a chegada do novo documento para retirada no CFC.

Documentos Necessários

Para realizar a emissão da segunda via do documento de habilitação, é necessário apresentar alguns documentos obrigatórios. Confira a lista completa abaixo:

Publicidade

Publicidade

  • Boletim de Ocorrência informando roubo, perda ou extravio da habilitação;
  • Documento de identificação do condutor e cópia;
  • Cópia do CPF ou comprovante de inscrição no CPF, emitido através do site da Receita Federal (caso não conste no documento de identificação apresentado);
  • Comprovante de residência (conta de água, luz, gás, telefone, rede de internet, TV por assinatura, condomínio, referente ao último mês ou contrato de locação) e cópia ou declaração de residência assinada no CFC.

Caso o endereço não tenha sido alterado desde o último serviço realizado, não será exigida a apresentação de comprovante de residência. O prazo para a retirada da 2ª via da CNH no CFC é de cerca de cinco dias úteis.

Valores e onde pagar

A taxa de expedição da segunda via do documento de habilitação é de R$ 60,03. A GAD-E deve ser paga através dos bancos conveniados: 

  • Banco do Brasil (só para clientes BB);
  • Bradesco;
  • Santander;
  • Sicredi;
  • Lotéricas da Caixa Econômica Federal. 

Clientes dos bancos citados podem utilizar os canais de atendimento facilitado disponíveis, tais como aplicativos, internet banking, caixas eletrônicos, WhatsApp (BB), etc.

Em qualquer um dos casos citados, realize o boletim de ocorrência imediatamente e emita a 2ª via do documento de habilitação, para não ter nenhum problema com o Detran e continuar dirigindo tranquilamente.

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Luterana do Brasil de Canoas/RS. Repórter, apresentadora, roteirista e redatora, com experiência em rádio, televisão e online.
FacebookInstagramLinkedinWikipédia

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário