Segunda via da Identidade RG: Como emitir? Confira!

RG
Segunda via da Identidade RG: Como emitir

O RG é um documento fundamental para a vida do cidadão. Com ele, é possível ser identificado e, assim, obter crédito, assinar contratos, dar entrada em outros documentos, entre outras funções. 

Mas, o que fazer quando esse importante documento some ou é roubado? 

Publicidade

Publicidade

Nesses casos, é preciso tirar a segunda via da identidade. Veja aqui como realizar esse procedimento. 

RG
Segunda via da Identidade RG: Como emitir

Como tirar a segunda via da identidade RG?

Para emitir a segunda via da identidade, é necessário apresentar alguns documentos, como: 

  • 2 foto 3×4 originais e recentes;
  • Certidão de nascimento original ou cópia simples;
  • Certidão de casamento original ou cópia simples;
  • CPF original ou comprovante de inscrição da Receita Federal – para pagamento da taxa de 2ª via, ou caso você queira que o número apareça no RG;
  • Cartão do Cidadão original – se você quiser que o número apareça no novo RG, podendo ser substituído por PIS ou PASEP.

Em caso de roubo ou furto, é preciso levar também o boletim de ocorrência. Com eles em mãos, você precisa se dirigir a um dos postos credenciados. Eles variam de Estado para Estados, mas em São Paulo, a emissão é feita pelo Poupatempo ou pela Secretaria de Segurança Pública

Publicidade

Publicidade

Quando tirar a segunda via do RG?

O que pouca gente sabe é que o RG tem data de validade.  Após 10 anos de emissão, o documento precisa ser renovado. Isso porque, ao longo dos anos, a estrutura de informações do RG muda. 

Atualmente, além do número do documento, nele também constam o número do CPF e do Cartão Cidadão. 

Portanto, quem perdeu, foi assaltado ou já tem o documento a mais de 10 anos, precisa tirar a segunda via da identidade. 

Quanto custa tirar a segunda via da identidade RG?

Ao contrário do que muitos pensam, essa emissão da segunda via da identidade não é gratuita. É necessário o pagamento de uma taxa para emissão e, caso necessário, taxa para envio. 

No Poupatempo de São Paulo, o valor da emissão é de R$41,42 e, para envio, é cobrado o valor de R$9,09. Caso haja o boletim de ocorrência, a taxa de emissão não será cobrada. 

Vale ressaltar que para fazer o procedimento no Poupatempo é preciso agendar horário e, devido à pandemia, alguns serviços estão paralisados.

RG Digital

Publicidade

Publicidade

Assim como a CNH e a CLT, o RG também ganhou uma versão digital. Além dos meios citados acima, alguns estados oferecem aplicativos para emissão do documento e da Segunda via. 

Em São Paulo, no aplicativo RG Digital, da Polícia Civil, é possível fazer a solicitação de ambos os documentos apenas com o celular. 

O app está disponível para iOS e Android.

Amanda LinoJornalista com mais de 8 anos de experiência. Trabalhou como redatora, repórter e produtora na emissora Nossa Rádio FM e produtora na Metropolitana AM, depois foi diretora-geral do conhecido podcast Mamilos, passou por algumas agências de São Paulo e Rio de Janeiro e agora, além de colaboradora da WebGo Content, é Copy Content na In House da divisão agrícola da Bayer e Host/Criadora do podcast "Me Empresta Seus Óculos".
Veja mais ›
Fechar