Senai SP tem inscrições abertas para cursos técnicos gratuitos até 28 de junho

Senac PR está com inscrições abertas para cursos técnicos
Senac PR está com inscrições abertas para cursos técnicos.

Muitas pessoas estão sempre procurando várias maneiras de conseguirem melhorar sua vida profissional, sendo que uma das mais conhecidas é por meio de vários cursos, sejam eles online ou de demais modalidades.

Você sabia que o Senai, que é conhecida por ser uma das maiores instituições de cursos e aprimoramentos profissionais, está com uma grande quantidade de cursos com inscrições gratuitas e abertas?

Publicidade

Publicidade

Veja aqui informações completas sobre quais são eles, como funcionam, quem pode se inscrever e tudo que precisa saber sobre o assunto.

Senai SP Cursos Gratuitos 2021: Como Funcionam?

Senac PR está com inscrições abertas para cursos técnicos

O processo seletivo, do qual está sendo feito pelo Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial -, do estado de São Paulo, está abrindo nessa quarta-feira (16), as inscrições para mais de 3800 vagas gratuitas em vários cursos técnicos semipresenciais.

Dessa forma, tanto jovens quanto adultos podem fazer sua inscrição até o dia 28 de junho por meio do site oficial da instituição de ensino, que é o: https://www.sp.senai.br/webforms/conteudo/paginaavulsa.aspx?pagi=7274

Publicidade

Publicidade

São cerca de 87 turmas que estão distribuídas em todo o estado de São Paulo, principalmente em áreas variadas pela indústria, como é o caso dos ramos de:

  • Alimentos,
  • Eletroeletrônica,
  • Eletromecânica,
  • Logística,
  • Manutenção Automotiva,
  • Mecânica,
  • Mecatrônica,
  • Redes de Computadores,
  • Refrigeração,
  • Climatização,
  • Segurança do Trabalho.

Para conseguir se inscrever, os candidatos tem a necessidade de ter finalizado a 1ª série do ensino médio, ou, é preciso estar matriculado dentro de um curso do qual seja concluído até o início das respectivas aulas, das quais tem previsão de início para o dia 29 de julho do ano de 2021.

É interessante destacar que todos os cursos são reconhecidos pelo MEC – Ministério da Educação -, onde possuem duração entre um ano e meio até dois anos, sendo que cerca de 80% deles são ministrados de maneira online, enquanto 20% de maneira presencial.

Para o seu formato presencial, é preciso escolher entre o período da manhã, da tarde ou da noite, nos dias que podem ser da semana ou nos sábados, conforme tiver a disponibilidade dentro da unidade escolar em que o aluno irá se matricular.

Já para os processos seletivos que serão administrados no segundo semestre do ano de 2021 no Senai-SP, eles continuam sendo feitos por meio da avaliação do desempenho escolar, onde deve existir uma análise do histórico ou do boletim escolar do aluno.

Os resultados serão divulgados e estarão disponíveis por meio do seguinte endereço: https://www.sp.senai.br/webforms/conteudo/paginaavulsa.aspx?pagi=7274. O horário de divulgação será a partir das 14h, no dia 22 de julho de 2021. É possível verificar o resultado na escola física também, caso haja interesse.

Como funciona o cronograma?

  • 1ª chamada – Classificados: dias 22, 23 e 26/07/2021;
  • 2ª chamada – Suplentes: dia 27/07/2021;
  • 3ª chamada – Suplentes: dia 28/07/2021.

Programa Senac de Gratuidade: Como funciona?

Publicidade

Publicidade

Você sabia que além dessas vagas que estão sendo abertas pelo Senac SP, sempre existe a possibilidade de estudar de graça dentro do Senac do seu estado?

Isso acontece por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG), do qual disponibiliza o acesso a vários cursos a distância, de forma a gerar mais conhecimento e mais espaço dentro do mercado de trabalho brasileiro.

Esse curso destina vagas para as pessoas com renda familiar mensal per capita da qual não passe a quantidade de 2 salários mínimos federais, assim, antes de fazer sua inscrição, é preciso levar em conta os seguintes critérios

  • Seleção realizada por Estado;
  • Seleção para o curso oferecido, conforme a disponibilidade de vagas;
  • Classificação obtida pela ordem de inscrição no curso de interesse pelo candidato; e
  • Comprovação do atendimento da documentação exigida para a matrícula em questão.

Para o preenchimento das vagas dentro do curso, será levado em conta os critérios de classificação, até que sejam completadas todas as vagas ali disponíveis dentro de cada curso.

Publicidade

O candidato deve apenas realizar o preenchimento do formulário com as informações necessários dos documentos que são solicitados, clicando no final em “aceitar” durante o processo de inscrição.

Publicidade

Será preciso:

  • Ficha de inscrição do PSG;
  • Autodeclaração de renda;
  • Termo de compromisso;
  • Termo de matrícula (somente para Cursos Livres).

Quando o candidato clicar, estará aceitando automaticamente as responsabilidades diretas sobre as demais informações preenchidas nos documentos.

Quando preencher e finalizar o processo, estará também comprovando todos os demais documentos que são exigidos, sendo assim, sua matrícula processada e o candidato avisado caso tenha sido aceitado e assim, todo o processo efetivado por meio do e-mail informado.

Publicidade

Publicidade

O cronograma do qual possui as datas de início das inscrições e também dos cursos disponíveis está sempre disponível dentro do site, assim como toda a programação. Fique de olho na disponibilidade das vagas dentro de cada estado.

Marcela MazettoJornalista formada pela PUCPR viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.
Veja mais ›
Fechar