SENAI DF abriu inscrição para mais de 6 mil vagas em cursos gratuitos

Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (SENAI-DF), a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF (SECTI) está oferecendo 6.135 vagas em cursos gratuitos.

Esses cursos estão distribuídos em capacitações na área técnica, de qualificação e de aperfeiçoamento profissional.

Quer saber mais sobre o assunto? Neste post reunimos os principais detalhes sobre os cursos que podem ser feitos gratuitamente. Saiba mais a seguir.

Vagas em cursos gratuitos no SENAI DF

Pessoa mexendo em um notebook
SENAI DF oferta mais de 6 mil vagas em cursos gratuitos (imagem: reprodução/site SINBI)

Dessa quantidade de oportunidades disponíveis em cursos gratuitos pelas instituições SENAI DF e SECTI, 4.130 vagas são oferecidas pelo Programa SENAI de Gratuidade Regimental.

Enquanto as outras 2.005 vagas fazem parte do DF Inova Tech, programa cuja finalidade é a de ampliar e diversificar as chances de pessoas que possuem baixa renda obterem qualificação.

Vale mencionar que as inscrições vão estar disponíveis até 30 de setembro ou, até que todas as vagas sejam preenchidas. Então, se quer garantir a sua vaga, não perca tempo.

Início das aulas e cursos oferecidos

Há editais que constam a previsão do início das aulas, no entanto, assim que as turmas alcançarem o número mínimo de alunos, o SENAI-DF vai convocar os inscritos para efetuarem a matrícula.

Quanto aos cursos, eles vão abranger as seguintes áreas de conhecimento:

  • Automação industrial;
  • Alimentícia;
  • Construção civil;
  • Automotiva;
  • Domótica;
  • Energia GTD — Geração, Transmissão e Distribuição de energia;
  • Eletroeletrônica;
  • Gestão;
  • Energias renováveis;
  • Gráfica e mídias impressas e digitais;
  • Madeira e mobiliário;
  • Telecomunicações;
  • Metalmecânica;
  • Tecnologia da informação;
  • Vestuário.

Com essa lista de cursos, basta analisar a capacitação que você possui mais afinidade e se inscrever no site SENAI — Sistema FIBRA.

Detalhes sobre os cursos gratuitos

As vagas em cursos gratuitos do SENAI se referem às escolas do Setor de Indústrias Gráficas (SIG) localizadas em Brasília, Sobradinho, Gama e Taguatinga.

Os interessados podem optar pelas turmas dos turnos matutino, vespertino ou noturno, podendo ainda estudar presencialmente, à distância ou semipresencial — essa modalidade tem 20% de aulas presenciais e 80% de aulas remotas.

Contudo, enquanto for preciso a adoção de medidas que previnem a saúde pública em relação à Covid-19, as aulas serão ministradas à distância.

Como se inscrever

As inscrições vão ser realizadas por meio do preenchimento do formulário e anexação da cópia do documento de identidade (frente e verso).

Assim que concluir essa etapa, você vai receber um e-mail de confirmação da sua inscrição.

Em vista disso, é importante ressaltar que no Programa SENAI Gratuidade Regimental, o indivíduo consegue se matricular em mais de um curso, contanto que as capacitações não conflitem horários.

Enquanto as vagas em cursos gratuitos do DF Inova Tech, o candidato deve primeiro concluir uma capacitação para depois se inscrever em outra.

Modalidades de cada curso

Os cursos de qualificação e de aperfeiçoamento profissional possuem cargas horárias de 20 a 400 horas-aulas. Por isso, são qualificações compreendidas como curta duração.

A primeira modalidade de curso (qualificação) tem a finalidade de promover a inserção do aluno no mercado de trabalho ou, de conceder a ele uma recolocação profissional. Enquanto a segunda, atua na complementação, atualização ou ampliação das competências profissionais.

Já o curso técnico, por possuir carga horária aproximadamente de 1,2 mil horas-aula, se adéqua a uma capacitação mais longa comparada as outras.

O objetivo dessa modalidade de curso é o de passar conteúdos teóricos, técnicos e operacionais para que assim, os alunos sejam capazes de aplicar em atividades industriais o conhecimento adquirido.

Paulo Victor Silva
Estudante do curso de Jornalismo pela UFES. Dono de uma mente inquieta e curiosa. Além disso, é amante de leitura e apaixonado por música.
FacebookLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário