Serasa: Novo score de crédito irá valorizar quem paga suas contas em dia

Boa notícia! O Serasa mudou a forma de considerar o Score de Crédito e quem paga as contas em dia será beneficiado. 

O Birô de Crédito Serasa, maior empresa de informações sobre crédito de pessoas e empresas, anunciou, nesta quarta-feira (26), o novo modelo, que agora é chamado de score 2.0, que vai dar mais peso aos pagamentos feitos em dia, sem atrasos. 

Publicidade

Publicidade

Entretanto, vale ressaltar que as dívidas em atraso e os calotes continuarão afetando a nota, mas com um peso menor.

score de crédito
Serasa: Novo score de crédito irá valorizar quem paga suas contas em dia

O que muda no score 2.0 do Serasa?

Segundo Lucas Lopes, diretor de produtos do birô de crédito da Serasa, o novo cadastro visa dar mais importância aos dados positivos do consumidor:  

“O mercado mudou, os hábitos mudaram, mais informações entraram, então criamos um novo modelo. O novo modelo então dá mais peso às informações do cadastro positivo, que agora tem mais informações.”

O diretor da Serasa também deu alguns exemplos de mudanças no peso que alguns dados passarão a ter no score 2.0 da empresa. As principais mudanças são: 

Publicidade

Publicidade

  • Pagamento em dia de crédito: antes tinha peso de 13,9% no score; agora é 43,6%.
  • Tempo que a pessoa uso de crédito e paga em dia: tinha peso de 8,4% no score e agora terá peso de 10,1%. 
  • Crédito contratado que a pessoa possui: tinha peso de 3,6% no score e agora passou a ser de 7,9% do peso da nota de crédito. 
  • Histórico de dívidas não pagas, mesmo antigas: tinha peso de 30,2% e agora passou a ser de 13,7%.

Porém, o diretor da Serasa também ressalta que haverá mudanças na pontuação da representação de risco das pessoas, mas não detalhou de quanto será essa alteração, pois essa alteração varia de pessoa para pessoa, considerando seu perfil:

“O que a gente consegue ver é que haverá mudanças de score, porque agora temos um modelo mais preciso. Em questão de risco não teve alterações muito significativas, mas há pessoas indo de risco maior para risco menor e outras indo de risco menor para risco maior.”

Ainda segundo Lucas Lopes, todos que tiverem a nota alterada vão receber a explicação sobre o que determinou a alteração.

Quando as novas regras do Serasa começam a valer?

Quem tiver seus dados nesse birô de crédito poderão ver mudanças a partir de hoje (26/05) e ao longo das próximas duas semanas. 

Esse é o tempo estimado pela empresa para migrar toda base, de 55 milhões de brasileiros, para o novo sistema.

Renegociação de dívidas

Ainda segundo o diretor do Serasa, a empresa estima em cerca de quatro a cinco milhões de dívidas que foram renegociadas por clientes da base do birô. 

Um dos fatores decisivos para esse número, de acordo com a empresa, foi a liberação do auxílio emergencial. Sendo assim, a cada nova rodada de pagamento do auxílio, mais pessoas procuravam renegociar suas dívidas. 

O que é o Score de Crédito?

Publicidade

Publicidade

O score de crédito do Serasa é um indicador que vai de 0 a 1.000 pontos e classifica o nível de confiabilidade que um consumidor tem. Ou seja, quando maior o score, mais confiável, assim como quanto menor a pontuação, menos confiável. 

Isso ajuda as empresas a avaliar o perfil do consumidor antes de lhe conceder crédito, seja em forma de financiamento ou qualquer outra modalidade. A medida visa, principalmente, evitar calotes. 

A tabela de avaliação do score segue essa ordem: 

  • Até 300 pontos é considerado alto risco de inadimplência
  • Entre 300 e 700, é considerado médio risco de inadimplência
  • Acima de 700 já é considerado baixo risco de inadimplência

Para saber mais sobre isso e até mesmo consultar o seu score e pendência, acesse o site do Serasa. 

Jornalista com mais de 8 anos de experiência. Trabalhou como redatora, repórter e produtora na emissora Nossa Rádio FM e produtora na Metropolitana AM, depois foi diretora-geral do conhecido podcast Mamilos, passou por algumas agências de São Paulo e Rio de Janeiro e agora, além de colaboradora da WebGo Content, é Copy Content na In House da divisão agrícola da Bayer e Host/Criadora do podcast "Me Empresta Seus Óculos".
InstagramLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

1 comentário

  • Estou tão feliz por ter obtido meu empréstimo da Ajuda de Empréstimo de Richard Mills e estou feliz que meu negócio agora pode ficar de novo. Recebi meu empréstimo de $ 22.000 por e-mail: ([email protected] gmail. com) se você precisar fazer um empréstimo.

Deixe seu comentário